Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42752
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_CaminhosCicláveisConforto.pdf709,57 kBAdobe PDFView/Open
Title: Caminhos cicláveis : conforto térmico como fator de melhoria do uso das ciclovias de Vilhena, RO
Authors: Meneses, Jéssica Rodrigues
Sales, Gustavo de Luna
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-9852-7921
Assunto:: Mobilidade urbana
Ciclovias
Arborização
Temperatura
Issue Date: 17-Jan-2018
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília
Citation: MENESES, Jéssica Rodrigues; SALES, Gustavo de Luna. Caminhos cicláveis: conforto térmico como fator de melhoria do uso das ciclovias de Vilhena, RO. Paranoá, Brasília, n. 22, p. 131-142, 2018. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.09. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/25674. Acesso em: 31 dez. 2021.
Abstract: No Brasil, o espraiamento urbano e falta de planejamento das cidades impulsionam o uso individual do automóvel aumentando a poluição do ar e a ocupação do solo. Neste contexto, a bicicleta surge como uma alternativa com menor gasto energético, impacto à atmosfera e ao trânsito. O favorecimento do conforto térmico no espaço público pode se tornar uma ação de incentivo ao uso das ciclovias. Esta pesquisa objetivou estudar as condições de conforto térmico em ciclovias na cidade de Vilhena-RO, estimando a influência deste aspecto na utilização da bicicleta como meio de transporte. Para tanto, foram analisados os materiais superficiais e as condições de sombreamento encontradas em diferentes trechos de ciclovias da cidade, identificando as características físicas dos materiais e suas temperaturas superficiais. Complementarmente, foram aplicados questionários aos usuários das ciclovias visando estimar o impacto das condições de conforto térmico na utilização da bicicleta. Como resultado, obteve-se que a infraestrutura da rede civloviária da cidade não atende adequadamente e o calor é um fator que dificulta o uso da bicicleta. As áreas sombreadas são consideravelmente menos quentes do que as áreas expostas. O planejamento da cidade de Vilhena deve ser integrado, contemplando maior rede de ciclovia e arborização urbana.
Abstract: In Brazil, urban sprawl and lack of city planning promoted the use of private automobiles, raising air pollution and soil occupation. In this context, the use of a bicycle appears as an alternative with lower energy expenditure, impact on the atmosphere and on traffic. The fostering of thermal comfort in public space can become an incentive for the use of bicycle paths. This study aimed to evaluate the thermal comfort on bicycle paths in the city of Vilhena-RO, estimating the influence of this aspect in the use of a bicycle as a mean of transportation. Therefore, were analyzed the surface materials and the shading conditions found on different sections of bicycle paths in the city, identifying the materials physical characteristics and their surface temperature. Complementarily, was applied questionnaires for bicycle paths users aiming to estimate the impact on thermal comfort conditions on bicycle use. As results, it was found that the infrastructure of the city’s cycling network is not adequate and the heat is a factor that difficult the bicycle use. The shaded areas are considerably less hot than the exposed areas. Vilhena’s city planning should be integrated, contemplating a wider cycling network and urban afforestation.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Licença:: (CC BY) Licensed under a Creative Commons Attribution International License.
DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.09
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42752/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.