Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42759
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ErranciaNegraDois.pdf768,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães, Carlos Henrique-
dc.contributor.authorLima, Julia Moraes de-
dc.date.accessioned2022-01-17T17:12:05Z-
dc.date.available2022-01-17T17:12:05Z-
dc.date.issued2020-08-03-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Carlos Henrique; LIMA, Julia Moraes de. A errância negra em dois filmes de Adirley Queirós. Paranoá, Brasília, n. 24, p. 68-80, 2020. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.07. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/29394. Acesso em: 4 jan. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42759-
dc.description.abstractEste artigo é uma reflexão sobre a presença negra em Brasília a partir de dois filmes do cineasta Adirley Queirós: “A cidade é uma só? (2013) e Branco Sai Preto Fica (2015). Por meio do deslocamento das personagens em cena,tenta-se identificar os índices deassimetria e desigualdade presentes nacidade, focalizando as contradições que assinalam a experiência da população negra.Do ponto de vista teórico, recorremos ao pensamento de Edouard Glissant sobre a errância negra e os exílios forçados que configuram a forma social moderna. Nas cidades, estes exílios repercutem em ações urbanísticas que vão da promulgação de leis às remoções forçadas, como aquela tematizadanos filmes aqui em questão.Com isso, espera-se contribuir para refletir sobre um tema que muitas vezes é abordado sem que se considere as dimensões étnico-raciais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA errância negra em dois filmes de Adirley Queiróspt_BR
dc.title.alternativeThe black wandering in two films by Adirley Queiróspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordNarrativaspt_BR
dc.subject.keywordNegros no espaço urbanopt_BR
dc.subject.keywordExíliopt_BR
dc.subject.keywordGlissant, Edouardpt_BR
dc.subject.keywordQueirós, Adirleypt_BR
dc.subject.keywordCeilândia (DF)pt_BR
dc.rights.license(CC BY) Licensed under a Creative Commons Attribution International License.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.07pt_BR
dc.description.abstract1This article is a meditation on the black presence in Brasília based on two films by filmmaker Adirley Queirós: “A Cidade é uma só?(2013)”and”Branco Sai Preto Fica”(2015).Through the displacement of the characters on space, an attempt is made to identify the indices of asymmetry and inequality present in the city, focusing on the contradictions that mark the experience of the black population. From a theoretical point of view, we resort to Edouard Glissant's thought about black wandering and forced exiles that shape the modern social form. In the cities, this situation has repercussions on urban actions ranging from the enactment of laws to forced evictions, such as the ones occurred in the films discussedhere. Thus, it is expected to contribute to reflect on a theme that is often approached without considering the ethnic-racial dimensions.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3004-404Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2391-8378pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e História (FAU THA)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.