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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Eliane Lima e-
dc.contributor.authorGurgel, Helen da Costa-
dc.contributor.authorFreitas, Carlos Machado de-
dc.date.accessioned2022-01-20T12:12:55Z-
dc.date.available2022-01-20T12:12:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Eliane Lima e; GURGEL, Helen; FREITAS, Carlos Machado de. Saúde e desastres no Brasil: uma reflexão sobre os aspectos envolvidos em eventos hidrológicos e rompimento de barragens. Confins, Paris, v.42, 2019. Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/23114. Acesso em: 20 jan. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42788-
dc.description.abstractDesastres associados às inundações e ao rompimento de barragens provocam impactos diretos e indiretos sobre a saúde e seus danos dependem da vulnerabilidade e resiliência presentes nas áreas atingidas. Nesse trabalho, refletimos sobre as políticas públicas setoriais envolvidas na gestão de risco de desastres no Brasil, tendo como casos ilustrativos as inundações e o desastre da Vale, decorrente do rompimento de barragem de rejeito de minério em Brumadinho/MG. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico e documental além da análise de dados da ocorrência de inundações e do registro de barragens no Brasil. Constata-se que esses são problemas recorrentes no país e se distribuem por todo o território nacional e que, apesar de contar com políticas públicas específicas, estas não foram de fato implementadas o que coloca em risco boa parte da população do país. Percebe-se que os desastres se tornaram parte da rotina do país e, em alguns discursos, observa-se até a sua naturalização, ao mesmo tempo em que os mais graves são tratados como excepcionalidades ou imprevisíveis. Quando analisado o cenário brasileiro de inundações e de barragens fica evidente a não priorização de ações preventivas e a adoção de abordagens reativas parece ser parte da estratégia de manejo de emergências. É evidente a necessidade de reorganização da gestão de desastres, envolvendo seus diferentes atores, no intuito de estabelecer processos que reduzam a fragmentação e sobreposição de ações. Nesse contexto, a existência de planos de preparação e resposta para desastres são necessários em todos os municípios de risco, não podendo se limitar ao processo burocrático de legislações e destituído de sistemas de alerta e alarme que efetivamente contribuam para salvar vidas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherOpenEditionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSaúde e desastres no Brasil : uma reflexão sobre os aspectos envolvidos em eventos hidrológicos e rompimento de barragenspt_BR
dc.title.alternativeSanté et catastrophes au Brésil : une réflexion sur les aspects liés aux événements hydrologiques et à la rupture de barragept_BR
dc.title.alternativeHealth and disasters in Brazil : a reflection on the aspects involved in hydrological events and dam rupturept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDesastrespt_BR
dc.subject.keywordSaúde públicapt_BR
dc.subject.keywordGestão de riscospt_BR
dc.subject.keywordGeografia da saúdept_BR
dc.relation.publisherversionhttps://journals.openedition.org/confins/23114pt_BR
dc.description.abstract1Disasters associated with floods and dam ruptures cause direct and indirect impacts on health and their damages depend on the vulnerability and resilience present in the affected areas. In this paper, we reflect on the sectoral public policies involved in disaster risk management in Brazil, as illustrated by the floods due to the rupture of ore tailings dam at Brumadinho-MG. For this, a bibliographical and documentary survey was carried out in addition to the analysis of data on the occurrence of floods and the registration of dams in Brazil. These are recurrent problems in the country and are distributed throughout the country and, despite having specific public policies, these have not actually been implemented, which puts a large part of the country's population at risk. It can be seen that disasters have become part of the routine of the country and, in some discourses, it is observed until their naturalization, while the most serious are treated as exceptional or unforeseeable. When analysing the Brazilian scenario of floods and dams, it is evident the non-prioritization of preventive actions and the adoption of reactive approaches seems to be part of the strategy of emergency management. It is evident the need to reorganize disaster management, involving its different authors, in order to establish processes that reduce the fragmentation and overlapping of actions. In this context, disaster preparedness and response plans are needed in all municipalities at risk, and cannot be limited to the bureaucratic process of legislation and devoid of warning and alarm systems that effectively contribute to saving lives.pt_BR
dc.description.abstract3Les catastrophes associées aux inondations et aux ruptures de barrages entraînent des impacts directs et indirects sur la santé et leurs dommages dépendent de la vulnérabilité et des résiliences présentes dans les zones touchées. Dans cet article, nous réfléchissons aux politiques publiques sectorielles impliquées dans la gestion des risques de catastrophe au Brésil, comme illustré par les inondations et la catastrophe en raison de la rupture du barrage de résidus miniers à Brumadinho-MG. Pour cela, une étude bibliographique et documentaire a été réalisée en plus de l'analyse des données sur l'occurrence d'inondations et l'enregistrement des barrages au Brésil. Ces problèmes sont récurrents dans le pays et sont répartis dans l’ensemble du pays. Malgré l’adoption de politiques publiques spécifiques, elles n’ont pas encore été appliquées, ce qui met en danger une grande partie de la population du pays. On constate que les catastrophes font désormais partie de la routine du pays et que, dans certains discours, elles sont observées jusqu'à leur naturalisation, alors que les plus graves sont traités comme exceptionnels ou imprévisibles. Lors de l'analyse du scénario brésilien d'inondations et de barrages, il est évident que la non-priorisation des actions préventives et l'adoption d'approches réactives semblent faire partie de la stratégie de gestion des urgences. Il est évident qu'il est nécessaire de réorganiser la gestion des catastrophes en impliquant ses différents auteurs afin de mettre en place des processus permettant de réduire la fragmentation et le chevauchement des actions. Dans ce contexte, des plans de préparation aux catastrophes et d’intervention en cas de catastrophe sont nécessaires dans toutes les municipalités à risque et ne peuvent se limiter au processus bureaucratique législatif et dépourvus de systèmes d’alerte et d’alarme contribuant efficacement à sauver des vies.pt_BR
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