Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges, Lívia Freitas Fonseca | - |
dc.contributor.author | Sena, Ibsen Perucci de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-24T17:25:51Z | - |
dc.date.available | 2022-01-24T17:25:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-24 | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SENA, Ibsen Perucci de. O ensino de Arte como campo de pedagogias visíveis para a integração curricular na educação profissional: reflexões de um estudo de caso. 2021. 200 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42793 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese aborda a integração curricular do ensino de Arte no âmbito da Educação
Profissional Técnica de Nível Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Brasília (IFB). O objetivo geral foi investigar a integração do ensino de
Arte à Educação Profissional em um curso do Ensino Médio Integrado ofertado pelo
IFB. Os objetivos específicos foram: 1) analisar como a proposta de integração
curricular do ensino de Arte foi organizada no currículo prescrito do curso no que
concerne à carga horária, distribuição de conteúdos e proposta de avaliação; 2)
identificar as estratégias docentes adotadas para a integração do ensino de Arte à
Educação Profissional; 3) examinar contribuições do currículo, como campo
especializado do conhecimento, para a compreensão da integração do ensino de Arte à
Educação Profissional no curso investigado. A abordagem teórico-metodológica
proposta foi qualitativa, o método escolhido foi o estudo de caso e as técnicas adotadas
para a pesquisa foram: entrevista, observação direta e análise documental. Os
referenciais teóricos do trabalho foram delimitados na área de educação e no campo do
currículo a partir dos conceitos de conhecimento elaborado (SAVIANI, 2011),
conhecimento poderoso (YOUNG, 2016), sistema curricular (SACRISTÁN, 2000),
interdisciplinaridade (SANTOMÉ, 1998), currículo integrado, classificação,
enquadramento, pedagogias visíveis e invisíveis (BERNSTEIN, 1996). Os resultados
revelaram uma proposta de integração no currículo prescrito a partir do
compartilhamento de objetivos de aprendizagem, oficinas e projetos interdisciplinares,
bem como avaliações nos limites dos campos disciplinares e dos trabalhos
interdisciplinares. As estratégias de integração curricular que alcançaram êxito
revelaram a centralidade do trabalho coletivo com foco em um mesmo projeto de
ensino. A análise do currículo como terreno especializado do conhecimento permitiu
dimensionar o ensino de Arte como campo de pedagogias visíveis para a integração
curricular na Educação Profissional, considerando a atuação docente na seleção e
distribuição de conhecimentos, compartilhamento de metodologias, objetivos e
transparência nos critérios de avaliação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ensino de Arte como campo de pedagogias visíveis para a integração curricular na educação profissional : reflexões de um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work approaches the curriculum integration of Art teaching in the context of the
Upper Secondary Technical Professional Education at Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). The general objective was investigating the
integration of Art teaching to an Integrated Upper Secondary Education degree offered
by IFB. The specific objectives were: 1) analyzing how the proposal for the curriculum
integration of Art teaching was organized within the curriculum provided for the degree,
regarding workload, content distribution, and evaluation proposal; 2) identifying the
strategies teachers have taken for integrating Art Teaching to Professional Education; 3)
assessing contributions to the curriculum, as a specialized field of knowledge, to
understand the integration of Art teaching to Professional Education in the degree
studied. The proposed theoretical-methodological approach was qualitative, the method
chosen was case study, and the techniques used in the research were: interview, direct
observation, and document analysis. The theoretical framework of this research is from
within the area of education and the curriculum field, based on the concepts of
elaborated knowledge (SAVIANI, 2011), powerful knowledge (YOUNG, 2016),
curricular system (SACRISTAN, 2000), interdisciplinarity (SANTOMÉ, 1998),
integrated curriculum, classification, framing, visible and invisible pedagogies
(BERNSTEIN, 1996). The results showed a proposal for integration to the curriculum
set forth based on sharing learning objectives, interdisciplinary workshops and projects,
as well as assessment of the limits of subject fields and interdisciplinary works.
Successful curriculum integration strategies showed the central role of collective work
focused on the same teaching project. The analysis of the curriculum as a specialized
field of knowledge allowed seeing Art teaching as a field of visible pedagogies for
curriculum integration in Professional Education, considering teachers’ work in
selecting and distributing knowledge, sharing methodologies, objectives and
transparency in evaluation criteria. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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