Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42806
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_GuilhermeHenriqueSchinzel.pdf6,82 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Vanessa Carvalho de-
dc.contributor.authorSchinzel, Guilherme Henrique-
dc.date.accessioned2022-02-02T18:58:53Z-
dc.date.available2022-02-02T18:58:53Z-
dc.date.issued2022-02-02-
dc.date.submitted2021-10-29-
dc.identifier.citationSCHINZEL, Guilherme Henrique. Buracos negros: uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio. 2021. 216 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42806-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação descreve o processo de aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) Moreira (2011a). Durante o período de aplicação desta sequência didática, buscamos investigar se existem indicadores de Aprendizagem Significativa quando tratamos do assunto Buracos Negros. No transcorrer do período de construção desta dissertação, foram possíveis duas aplicações: uma para uma turma de Ensino Médio na Escola CED 16 da rede pública de ensino na cidade de Brasília-DF e, devido à troca de orientação e ao cenário pandêmico mundial no ano de 2020, fez-se necessária uma nova aplicação (com adaptações) e de maneira remota para estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Delfínio Olécio Machado (CEDOM), localizado na cidade de Luziânia GO. Fundamentando-se nos conceitos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, tivemos uma organização hierárquica das atividades a fim de verificar e validar os dados coletados. Todas as atividades tiveram um caráter que visava potencializar e propiciar aos estudantes um desenvolvimento do conhecimento através de sondagens realizadas nos encontros iniciais e finais e durante uma investigação através de questionamentos potencialmente significativos para que obtivéssemos êxito na aplicação desta sequência didática.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBuracos negros : uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordAstronomia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEstrelaspt_BR
dc.subject.keywordBuracos negros (Astronomia)pt_BR
dc.subject.keywordUnidades de Ensino Potencialmente Significativaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1partial fulfillment of the requirements for the degree Mestre em Ensino de Física. The present work describes the process of application of a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) Moreira (2011a). During the period of the application of this didactic sequence we aimed to investigate if there are indicators of significant learning when we discuss about black holes. During the time of thi could receive information from two distinct schools. One from a public high school in Brasília- (with modifications), for students from 6th grade util the senior high school at State School Delfício Olcécio Machado (CEDOM) located in Luziânia-GO. We established this research on the concepts of significative learning from Ausubel and we had an hierarchical organization of the activities to verify and validate the collected data. All the activities aimed to potentialize and help the students to develop knowledge through potentially significant questioning trying to succeed during this didactic sequence.pt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42806/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.