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Título: As relações entre cultura alimentar e turismo
Outros títulos: The connections between food culture and tourism
Autor(es): Barroso, Eloísa Pereira
Santana, Thalita Kalix Garcia
Assunto: Cultura alimentar
Turismo
Gastronomia
Identidade
Memória
Data de publicação: 16-Nov-2016
Editora: Programa Pós-Graduação em Turismo, do Centro de Excelência em Turismo, da Universidade de Brasília
Referência: BARROSO, Eloísa Pereira; SANTANA, Thalita Kalix Garcia. As relações entre cultura alimentar e turismo. Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território, Brasília, v. 4, n. 6, p. 97-116, 2016. DOI: 10.26512/revistacenario.v4i6.18311. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18311. Acesso em: 2 fev. 2022.
Resumo: O presente artigo tem a finalidade de aprofundar na discussão das relações entre cultura alimentar e turismo. Em um contexto de maior evidência comercial da gastronomia brasileira internacionalmente, haveria uma relação entre ela e o turismo no país? Para responder à essa inquietação, trata-se, através de uma revisão teórica, da formação da cultura alimentar e de como, a partir dos conceitos de cultura, identidade e memória, foram se construindo alguns dos aspectos das culturas alimentares brasileiras. A partir disso, discute-se a formação do turismo como fenômeno moderno e como se dá sua relação com a cultura alimentar. Finaliza-se analisando o processo de construção de entendimento dessa relação no Brasil. Aponta-se que os diversos aspectos da cultura alimentar brasileira podem ser utilizados para políticas públicas de fomento do turismo gastronômico no país: valorizando a identidade cultural e empoderando as populações locais.
Abstract: This paper aims to discuss the connections between Food Culture and Tourism. In a context in which Brazilian Gastronomy has had an international evidence, would it have in the country any relation between Food Culture and tourism? In an attempt to answer this question, this paper draws a theoretical review of Food as cultural construction. To do so, it goes through the concepts of culture, identity and memory – and how they build up some aspects of Brazilians Food Cultures. From there, it presents the discussion of Tourism formation and how it relates to Food Culture. It ends analyzing how this relation’s process is construc-ted in Brazil. It is pointed out that the diversity of Brazilian Food Culture aspects can be used by public politics to foment the Gastronomic Tourism in the country: valuing the cultural identity and empowering local populations.
Unidade Acadêmica: Centro de Excelência em Turismo (CET)
Licença: (CC BY SA) Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18311. Acesso em: 2 fev. 2022.
DOI: https://doi.org/10.26512/revistacenario.v4i6.18311
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