Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, Antônio Eduardo | - |
dc.contributor.author | Santos, Thays Suelen Brito | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-07T19:07:45Z | - |
dc.date.available | 2022-02-07T19:07:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-07 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Thays Suelen Brito. Um novo método para avaliação da coerência de respostas individuais em provas de múltipla escolha. 2021. 133 f. il. Dissertação (Mestrado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42826 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho propõe o uso das estatísticas de ajuste individual como diretriz para validação das
pontuações em testes educacionais. Por isso, neste estudo, serão utilizadas 10 estatísticas não
paramétricas de ajuste individual ajustadas com base na Teoria de Resposta ao Item para mod elos ML1P, ML2P e ML3P e, uma nova estatística baseada na regressão isotônica, denotada
por Rn, será proposta e comparada com as 10 estatísticas mencionadas. Foram gerados 60 con juntos de dados a partir da simulação de dados de 3 (três) tipos de teste (17, 33 e 65 itens), 4
(quatro) porcentagens de respondentes aberrantes (5%, 10%, 25% e 50%) e 5 (cinco) tipos de
respondentes (fraudadores, descuidados, criativos, adivinhos e aleatórios). O desempenho da
estatística de ajuste individual será baseado nas áreas sob a curva ROC e as vantagens e desvan tagens serão discutidas. Os resultados mostram que a sensibilidade das estatísticas de ajuste
individual depende da quantidade de itens do teste, da porcentagem de respondentes aberrantes
e do tipo de respondente. Além disso, a estatística Rn apresentará maior eficácia para respon dentes fraudadores e criativos. Por fim, há uma aplicação em dados reais com a finalidade de
confirmar o desempenho das estatísticas na identificação de indivíduos aberrantes em testes ed ucacionais do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
Através de um teste de hipótese cuja a hipótese nula H0 diz que as respostas dos examinados
não são aberrantes, confirma-se o desempenho das estatísticas na identificação de indivíduos
aberrantes nos testes educacionais. A decisão do teste de hipótese foi por meio da comparação
do p-valor com um nível descritivo especificado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um novo método para avaliação da coerência de respostas individuais em provas de múltipla escolha | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ajuste individual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estatísticas não paramétricas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regressão isotônica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The work proposed the use of person-fit statistics as a guideline for validating educational test
scores. Therefore, in this study, 10 non-parametric person-fit statistics will be used adjusted
based on Item Response Theory for the ML1P, ML2P and ML3P models, and a new statistic
based on isotonic regression, denoted by Rn, will be proposed and compared to the 10 statistics
mentioned. Sixty data sets were generated from data simulation of 3 (three) test types (17, 33
and 65 items), 4 (four) percentages of aberrant respondents (5 %, 10 %, 25 % and 50 % ) and
5 (five) types of respondents (cheaters, careless , creative, Lucky guessing and random). The
performance of the person-fit statistics will be based on areas under the ROC and the advantages
and disadvantages will be discussed. The results show that the sensitivity of person-fit statistics
depends on the number of items in the test, the percentage of aberrant respondents, and the type
of respondent. Also, a Rn stat will be more effective for cheaters and creative responders. Fi nally, there is an application in real data as a good way to confirm the performance of statistics
in identifying aberrant information in educational tests of SARESP (School Performance As sessment System of the State of São Paulo). Through a hypothesis test whose null hypothesis
H0 says that the answers of the exams are not aberrant, the performance of the statistics in the
identification of aberrant individuals in the educational tests is confirmed. The hypothesis test
decision was made by comparing the p-value with a specified descriptive level. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Estatística (IE EST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estatística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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