Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Araújo, Andressa Guedes | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-07T20:14:09Z | - |
dc.date.available | 2022-02-07T20:14:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-07 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-19 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Andressa Guedes. A relação professor-aluno na constituição da profissionalidade docente de professores do 4° e 5° ano no Distrito Federal. 2021. 217 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42827 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília em nível de mestrado, integrando a linha de pesquisa — Profissão Docente, Currículo e Avaliação. O estudo agrega as pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação e Atuação do Professor/Pedagogo - GEPFAPe. O objetivo do estudo foi de investigar o movimento contraditório e real de como se configura a relação professor-aluno enquanto eixo estruturante para e na construção da profissionalidade docente de professores do 4o e 5o anos no Distrito Federal. Tomamos como fundamento a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIAN1,2005,2007) e a Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski, 1991), que de forma dialética contribuem para evidenciar as várias abordagens já existentes sobre a relação pedagógica professor-aluno, além de favorecer a interpretação do real e o avanço da temática. A análise dos dados foi realizada por meio da proposta dos Núcleos de Significação de Aguiar e Ozela (2013), tendo como instrumentos questionário de caracterização dos participantes da pesquisa, entrevista semiestruturada e análise de documentos. Os dados coletados foram tratados a partir de uma perspectiva crítica, que possibilita a análise contextualizada, na concretude entre a objetividade e a subjetividade. Os resultados apontaram que a constituição da profissionalidade docente, tendo como eixo estruturante a relação professor-aluno é articulada em cinco categorias: condições de trabalho e formação; aspectos da relação professor-aluno e a organização do trabalho pedagógico (OTP); a multidimensionalidade da relação professor-aluno; a família e a função social docente e a unidade do ser docente na relação professor-aluno. Identificamos, que as condições de trabalho e formação continuada determinam à constituição da profissionalidade docente e também à relação professor-aluno, uma vez que as contradições do modo de contratação dos professores e as condições gerais de trabalho reverberam na atividade docente. Percebemos que os cursos de formação continuada, como um aspecto de valorização docente, têm abordado a relação professor-aluno de forma secundária podendo fragilizar a constituição da profissionalidade docente. Nos aspectos da relação professor-aluno e a OTP, ficou evidenciado que o professor faz um movimento de reorganização, redimensionamento, retroalimentação e reestruturação do trabalho pedagógico a partir da relação com o aluno, além disso, observamos que o projeto pedagógico da escola poderia fortalecer a profissionalidade docente, no entanto há questões que colocam o professor como mero executor. A coordenação pedagógica foi descrita como um espaço-tempo de trocas, que favorece a profissionalidade docente, no entanto, não tivemos elementos que nos desse clareza sobre o tipo de abordagem da relação professor-aluno nesse espaço. Evidenciamos, que os professores dos 4o e 5o anos parecem se identificar com um perfil que associa a forma-conteúdo-destinatário, com especificidades, entre elas a facilidade na linguagem com os pais dos 4o e 5o anos, o conteúdo atrativo e desafiador, o perfil dos estudantes mais autônomos e no movimento de transição para os anos finais. Na tessitura da análise interpretativa, compreendemos que a relação professor-aluno é multidimensional, pois se apresentou em três dimensões: humano-relacional, social e pedagógica, todas elas afetivas na perspectiva vigotskiana. Além disso, percebemos que a família está imbricada na relação professor-aluno, portanto na profissão docente, dessa maneira o professor exerce a função articuladora entre a escola-família. Por fim, no amadurecimento teórico-empírico constatamos que há unidade do ser docente e a relação professor-aluno, onde um constitui o outro, o professor materializa a humanização/formação do aluno e o aluno materializa o ser docente. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A relação professor-aluno na constituição da profissionalidade docente de professores do 4° e 5° ano no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relação professor - aluno | pt_BR |
dc.subject.keyword | Profissionalidade docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docentes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is linked to the Graduate Program in Education atthe University of Brasília atthe Master's levei, integrating the line of research — Teaching Profession, Curriculum and Assessment. The study aggregates the researches of the Study and Research Group on the Formation and Performance of the Teacher/Pedagogue - GEPFAPe. The aim of the study was to investigate the contradictory and real movement of how the teacher-student relationship is configured as a structuring axis for and in the construction of the teaching professionality of 4th and 5th grade teachers in the Federal District. We take as foundation the perspective of Historical-Critical Pedagogy (SAVIANI,2007,2013) and Historical- Cultural Psychology (Vigotski, 2000), which dialectically contribute to highlight the various approaches already existing on the teacher-student pedagogical relationship, in addition to to favor the interpretation of reality and the advancement of the subject. Data analysis was performed through the proposal of the Meaning Centers of Aguiar and Ozela (2013), using a questionnaire to characterize the research participants, semi-structured interviews and document analysis as instruments. The collected data were treated from a criticai perspective, which allows for contextualized analysis, in the concreteness between objectivity and subjectivity. The results pointed out that the constitution of the teaching professionality, having as a structuring axis the teacher-student relationship, is articulated in five categories: working conditions and training; aspects of the teacher-student relationship and the organization of pedagogical work (OTP); the multidimensionality of the teacher-student relationship; the family and the teaching social function and the unity of being a teacher in the teacher-student relationship. We identified that working conditions and continuing education are crucial to the constitution of teaching professionality and also to the teacher-student relationship, since the contradictions in the way of hiring teachers and the general working conditions reverberate in the teaching activity. We realize that continuing education courses, as an aspect of teacher valuation, have approached the teacher-student relationship in a secondary way, which may weaken the constitution of teaching professionality. In the aspects of the teacher-student relationship and OTP, it was evident that the teacher makes a movement of reorganization, resizing, feedback and restructuring of the pedagogical work based on the relationship with the student, in addition, we observed that the school's pedagogical project could strengthen the teaching professionality, however, there are issues that place the teacher as a mere executor. Pedagogical coordination was described as a space-time for exchanges, which favors teaching professionalism, however, we did not have elements that gave us clarity about the type of approach to the teacher-student relationship in this space. We evidence that 4th and 5th grade teachers seem to identify with a profile that associates the form-content-recipient, with specificities, including ease of language with parents of 4th and 5th grades, attractive and challenging content, the profile of more autonomous students and in the transition movement to the final years. In the framework of interpretive analysis, we understand that the teacher-student relationship is multidimensional, as it is presented in three dimensions: human-relational, social and pedagogical, all of them affective in the Vygotskian perspective. In addition, we realize that the family is imbricated in the teacher-student relationship, therefore in the teaching profession, in this way the teacher plays the articulating role between the school-family. Finally, in the theoretical-empirical maturation we found that there is a unity of being a teacher and the teacher-student relationship, where one constitutes the other, the teacher materializes the humanization/training of the student and the student materializes the teacher. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|