Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42888
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MuseuNacionalBrasilia.pdf964,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorInojosa, Leonardo da Silveira Pirillo-
dc.contributor.authorBuzar, Márcio Augusto Roma-
dc.contributor.authorGregório, Marcos Henrique Ritter de-
dc.date.accessioned2022-02-14T19:53:59Z-
dc.date.available2022-02-14T19:53:59Z-
dc.date.issued2015-12-31-
dc.identifier.citationINOJOSA, Leonardo da Silveira Pirillo; BUZAR, Márcio Augusto Roma; GREGÓRIO, Marcos Henrique Ritter de. Museu Nacional de Brasília: reflexões sobre a interação arquitetura x estrutura. Paranoá, Brasília, n. 15, p. 81-90, 2015. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n15.2015.07. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/11438/10071. Acesso em: 03 jan. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42888-
dc.description.abstractObra mais recente de Oscar Niemeyer na Esplanada dos Ministérios, o Museu Nacional Honestino Guimarães, apresenta uma estrutura marcante, definidora de sua forma arquitetônica. O sistema estrutural, nitidamente baseado no conceito de cúpula, teve um papel essencial na determinação do desenho arquitetônico. Esta estreita interação entre arquitetura e estrutura é evidente na extensa obra produzida pelo arquiteto. Destaca-se, também, a influência de grandes engenheiros, como José Carlos Sussekind - autor do projeto estrutural da obra analisada - que, com participação efetiva desde a concepção dos projetos, proporcionou obras marcadas pelo arrojo estrutural e por grandes desafios tecnológicos. Por meio de análises feitas com o auxílio de ferramentas computacionais difundidos no meio acadêmico, foram coletados dados que permitiram entender como as escolhas das soluções estruturais pelo arquiteto e pelo engenheiro, durante o processo projetual, conseguiram os resultados estéticos monumentais e inovadores.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMuseu Nacional de Brasília : reflexões sobre a interação arquitetura x estruturapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCúpulapt_BR
dc.subject.keywordEstrutura (Engenharia Civil)pt_BR
dc.subject.keywordArquiteturapt_BR
dc.rights.license(CC BY) Paranoá is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/issue/view/398. Acesso em: 03 jan. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n15.2015.07pt_BR
dc.description.abstract1Oscar Niemeyer’s most recent work at the Ministries Esplanade, the Honestino Guimarães National Museum presents an outstanding struc-ture, which defines its architectural shape. The structural system, sharply based on the dome’s concept, had an essential role at the determina-tion of the architectural design. This close interac-tion between architecture and structure is evident in the extensive work produced by the architect. Also noteworthy is the influence of great engi-neers, like José Carlos Sussekind – the author of the estructural Project of the analyzed work - with effective participation since the basic design of projects, provided structural works marked by boldness and technical challenges. Through analyzes with the aid of computational tools dis-seminated in academia,the collected data allo-wed to understand how the choices of structural solutions by architect and engineer during the design process, achieved the monumental and innovative aesthetic results.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
dc.description.unidadeDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.