Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Anita Angelica Cruz de Paiva | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T13:55:18Z | - |
dc.date.available | 2022-02-17T13:55:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-17 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-24 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Anita Angelica Cruz de Paiva. Sequências didáticas para desenvolvimento e avaliação da oralidade em inglês língua estrangeira: proposta para Contexto de Aprendizagem por Ciclos à luz da Avaliação Orientada para Aprendizagem. 2021. 253 f.,il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42948 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo documental de abordagem qualitativa, situado na seara da Linguística Aplicada, teve
como objetivo geral propor Sequências Didáticas (SDs) para desenvolvimento e avaliação da
oralidade em Inglês LE em centros públicos de línguas (CILs) do Distrito Federal (DF) à luz da
abordagem teórico-metodológica da Avaliação Orientada para Aprendizagem (Learning-Oriented
Assessment – LOA). Seus objetivos específicos foram: 1) caracterizar o ensino e avaliação da
oralidade em LI em âmbitos da Secretaria de Estado de Educação do DF; 2) identificar os
objetivos de aprendizagem e as condições para o desenvolvimento da oralidade nos CILs e 3)
elencar gêneros discursivos e tarefas para a elaboração de SDs voltadas para o desenvolvimento
da oralidade em LI no primeiro ciclo de um dos currículos dos CILs com suporte da LOA. Os
pilares teóricos que deram sustentação a este estudo foram: 1) a oralidade como prática social
(MARCUSCHI, 2010), devidamente complementada pelo que preconiza o Quadro de Referência
para a Oralidade (QRO) (MERCER; WARWICK; AHMED, 2017); 2) os ciclos de aprendizagem
(PERRENOUD, 2004), organização escolar prevista para os CILs; 3) as teorias em torno de
Sequências Didáticas e as orientações de sua construção em torno de gêneros discursivos
(DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), e 4) os pressupostos que identificam a LOA como
abordagem que considera a importância de tomar avaliações formativas e somativas em favor
das aprendizagens (JONES; SAVILLE, 2016). Os dados coletados mostraram que a avaliação
e a oralidade são abordadas nos referidos documentos, sendo dada primazia para avaliação
formativa sem se desconsiderar o lugar ainda presente da somativa, e reconhecendo -se o lugar
da oralidade como habilidade a ser ensinada, aprendida e avaliada. Além disso, para que tal
habilidade possa se desenvolver nos contextos de CILs, no entanto, é fundamental que seja
devidamente exercitada e ensinada, levando-se em consideração os aspectos que lhe são
inerentes, assim como a organização escolar em que se faz inserida, a saber e neste caso, os
ciclos de aprendizagem. Dessa forma, fora possível não apenas propor duas SDs para o ciclo
pesquisado, como também alinhá-las aos pressupostos da LOA. Contudo, para comprovação de
sua eficácia, faz-se necessária sua testagem em contextos reais de ensino | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sequências didáticas para desenvolvimento e avaliação da oralidade em inglês língua estrangeira : proposta para Contexto de Aprendizagem por Ciclos à luz da Avaliação Orientada para Aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação orientada para aprendizagem (LOA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oralidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This document qualitative study, situated in the scope of Applied Linguistics, had as its general
objective to propose Didactic Sequences (SDs) to the development and assessment of oracy in
English as a Foreign Language (EFL) in the light of the theoretical-methodological approach of
Learning-Oriented Assessment (LOA) in public language centers (CILs) located in the Federal
District (DF), Brasília, Brazil. Its specific objectives were: 1) characterize the teaching and
assessing processes of oracy in EFL settled by the Department of Education in DF (SEEDF); 2)
identify learning goals and conditions for the development of oracy in CILs, and 3) list discursive
genres and tasks to design SDs aimed at the development of oracy in EFL to the first cycle of one
of CIL’s curricula supported by LOA. The theoretical basis that supported this research were: 1)
oracy as a social practice (MARCUSCHI, 2010), which was complemented by the Oracy
Framework of Reference (QRO) (MERCER; WARWICK; AHMED, 2017); 2) learning cycles
(PERRENOUD, 2004), the school organization model established to CILs; 3) theories on SDs
and orientations on how to build such procedures having discursive genres as guidelines (DOLZ;
NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), and 4) assumptions that identify LOA as an approach that
considers the importance of taking formative and summative assessment in favor of learning
(JONES; SAVILLE, 2016). The collected data showed that assessment and oracy are addressed
in the documents, in which is given priority to formative assessment without ignoring the still
present place of summative procedures, and recognizing the place of oracy as a skill that needs
to be taught, learned and assessed. However, in order to be developed in CILs, it is crucial that
it be properly practiced and taught, taking into account its inherent aspects as well as the school
organization in which it is inserted, namely and in this case, the learning cycles. Hence, it was
possible not only to purpose two SDs to the researched cycle, but also to align them to LOA’s
assumptions. Nevertheless, to prove their effectiveness, it is necessary to test them in real
teaching contexts | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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