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dc.contributor.authorSilva, Manuel Carlos-
dc.contributor.authorBessa, Luiz-
dc.contributor.authorVasconcelos, Ana-
dc.contributor.authorMakiuchi, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.authorRibeiro, Fernando-
dc.date.accessioned2022-02-17T22:51:00Z-
dc.date.available2022-02-17T22:51:00Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.identifier.citationSILVA, Manuel Carlos et al. Brasília: do desenho ‘utópico’ de cidade ‘harmoniosa’ ao pesadelo de metrópole desigual e segregadora de ‘periferias’. Revista do CEAM, Brasília, v. 6, n. 2, p. 34-59, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.3958643. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/34933. Acesso em: 3 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42954-
dc.description.abstractEste artigo analisa o projeto e desenho inaugural de Brasília como cidade nova, harmoniosa e coesa pela perspetiva crítica, tendo em vista o processo de afastamento e/ou expulsão do Plano Piloto não só de indígenas como doutras classes e grupos étnico-raciais marginalizados, designadamente migrantes operários originários doutros Estados, reais obreiros materiais da cidade monumental, originando a formação de cidades periféricas ‘desordenadas’, sem transportes adequados, sem infraestruturas e equipamentos mínimos e com condições habitacionais precárias. O projeto da cidade de Brasília como nova capital do Brasil, alegadamente construída para integrar o Centro-Oeste com o litoral e impulsionar o desenvolvimento, correspondeu à criação de condições duma nova fase de expansão agroindustrial e modernização capitalista do país mas implicando a reprodução de desigualdades socio-espaciais, o que exige indagar sobre os fatores exógenos e endógenos dos processos de dependência, subalternização e segregação socio-espacial das cidades-satélites e seus residentes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBrasília: do desenho ‘utópico’ de cidade ‘harmoniosa’ ao pesadelo de metrópole desigual e segregadora de ‘periferias'pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordBrasilpt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF)pt_BR
dc.subject.keywordEspaço urbanopt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento urbanopt_BR
dc.subject.keywordZona urbanapt_BR
dc.rights.licenseEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5281/zenodo.3958643pt_BR
dc.description.abstract1This article analyses the project and inaugural design of Brasília as a new, harmonious and cohesive city from a critical perspective, with a view to the process of removal and/or expulsion from the Pilot Plan not only of indigenous people but also of other classes and marginalized ethnic-racial groups, namely migrant workers from other states, real ma-terial workers from the monumental city, giving rise to the formation of ‘disorderly’ peri-pheral cities, without adequate transportation, minimal infrastructure and equipment, and with precarious housing conditions. The project of the city of Brasília as the new capital of Brazil, allegedly built to integrate the Midwest with the coast and boost development,corresponded to the creation of conditions for a new phase of agroindustrial expansion and capitalist modernization of the country but implying the reproduction of socio-spatial inequalities, which requires inquiring about the exogenous and endogenous factors of the processes of dependence, subordination and socio-spatial segregation of satellite cities and their residents.pt_BR
dc.description.abstract2Este artículo analiza el proyecto y el diseño inaugural de Brasilia como ciudad nueva, armónica y cohesionada desde una perspectiva crítica, con vistas al proceso de remo-ción y/o expulsión del Plan Piloto no sólo de los indígenas, sino también de otras clases y grupos étnico-raciales marginados, a saber, los trabajadores migrantes de otros es-tados, verdaderos trabajadores materiales de la ciudad monumental, lo que llevó a la formación de ciudades periféricas “desordenadas”, sin transportes adecuados, infraes-tructuras y equipamientos mínimos, y condiciones de vivienda precarias. El proyecto de la ciudad de Brasilia como nueva capital de Brasil, supuestamente construida para integrar el Centro-Oeste con el litoral e impulsar el desarrollo, correspondió a la creación de condiciones para una nueva fase de expansión agroindustrial y de modernización ca-pitalista del país, pero implicando la reproducción de las desigualdades socioespaciales, lo que obliga a preguntarse por los factores exógenos y endógenos de los procesos de dependencia, subordinación y segregación socioespacial de las ciudades satélites y sus habitantes.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8462-9516pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6457-7357pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7589-107Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/7082-1773-6435-2540pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
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