Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/42970
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2021_FernandaReisRibeiro.pdf14,5 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorGarcia, Cláudia da Conceição-
dc.contributor.authorRibeiro, Fernanda Reis-
dc.date.accessioned2022-02-24T17:28:29Z-
dc.date.available2022-02-24T17:28:29Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.date.submitted2021-12-14-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Fernanda Reis. Os trilhos de Brasília: a construção da memória ferroviária na capital. 2021. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42970-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação busca traçar a construção da memória ferroviária de Brasília desde os estudos de interiorização da capital no século XIX até os seus desdobramentos no presente ano. A mudança da capital do Brasil induziu a construção de estradas de ferro que ligassem a nova cidade com o restante do país. Esse processo foi marcado por uma série de acontecimentos políticos, econômicos e sociais, que influenciaram diretamente o modo com que a ferrovia se estabeleceu e se desenvolveu ao longo dos anos. Para a construção dessa narrativa é proposto um estudo com base no conceito de memória ferroviária como instrumento deacautelamento e preservação do patrimônio, sobretudo após a Lei 11.483/2007 que atribui ao IPHAN sua preservação e difusão. Para a elaboração dessa pesquisa foram utilizados como metodologia a pesquisa bibliográfica sobre as questões de memória e patrimônio, além de pesquisa arquivística em periódicos do século XX. Assim, procurou-se mostrar a ferrovia não por meio de uma perspectiva técnica, mas pelo modo com que as especificidades dos complexos ferroviários da capital atuaram de forma a estruturar memórias.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs trilhos de Brasília : a construção da memória ferroviária na capitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMemória ferroviáriapt_BR
dc.subject.keywordPatrimônio ferroviáriopt_BR
dc.subject.keywordFerroviaspt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation aims to outline the construction of Brasilia’s railway memory from 19th century interiorization studies until its developments in the present year. The change of the capital of Brazil led to the construction of railroads that would connect the new city with the rest of the country. This process was highlighted by a series of political, economic, and social events, which directly influenced the way that the railroad was established and developed over the years. In order to construct this narrative, it is proposed a study based on the concept of railway memory as an instrument for safeguarding and preserving the heritage, especially after the Law 11.483/2007, which attributes its preservation and dissemination to theIPHAN. For the elaboration of this research, the methodology adopted was bibliographic research on memory and heritage concepts, as well as archival research in periodicals of the 20th century. Therefore, this works aims to show the railway not by a technical perspective, but by the way that its singularities acted to structure memoriespt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42970/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.