Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Débora Messenberg | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Isamara Martins | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T17:34:25Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T17:34:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-17 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Isamara Martins. Do pau-de-arara às corporações do transporte: poder de família e política no sistema de transporte público por ônibus no Distrito Federal (1960-2016). 2021. 201 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42972 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O sistema de transporte por ônibus no Distrito Federal, em funcionamento antes mesmo da criação de
Brasília, funda-se sob o protagonismo das famílias empresárias do ônibus, autointituladas pioneiras do
transporte de passageiros. A agência desses empresários quanto ao sistema de transporte urbano
brasiliense representou a instauração do chamado ethos familista, segundo inspirações do familismo
amoral em Edward Banfield. Do ponto de vista histórico, o familismo do transporte é analisado a partir de
dinâmicas específicas ocorridas nas chamadas fases do transporte coletivo por ônibus na Capital: a
primeira fase (1957-1970), liderada pelos transportadores pioneiros e pela ascensão da família
Matsunaga; a segunda fase (1971-2011), marcada pelo capitalismo de mercado e pela criação das
corporações do transporte, tendo por líderes as famílias Canhedo e Constantino de Oliveira; e, por fim, a
terceira fase (2012-hoje), período de consolidação do que chamamos de bloco nacional do transporte
coletivo no Brasil. Seguindo essa estruturação metodológica, a atualidade do familismo caracteriza-se
pela sua capacidade de organização em uma rede de cooperação e apoio a partir de trocas diretas com
setores estratégicos do campo político, atuando de modo propositivo no processo legislativo, tanto local
quanto nacional. Dados específicos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, expuseram a público o
padrão de concerto do familismo sobre o transporte urbano no país, o qual, por meio de uma rede
sofisticada de pagamentos de propinas a membros do executivo e do legislativo, tem conservado o
sentido privatista da política pública de transporte nas principais cidades do país, incluindo o Distrito
Federal, como meio central da manutenção da acumulação empresarial desses grupos. Essa
conformação de elementos e estratégias associadas à especificidade da cultura política brasileira, a
funcionalidade dessas trocas para a manutenção do sistema político e a fragilidade do controle pela
sociedade civil permite-nos concluir que o domínio familista é um dos aspectos centrais da debilidade da
política pública de transporte brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do pau-de-arara às corporações do transporte : poder de família e política no sistema de transporte público por ônibus no Distrito Federal (1960-2016) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte por ônibus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Familismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimonialismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corrupção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bloco nacional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The transportation system by bus in the Federal District, in operation even before the creation of Brasilia,
was founded on the leading role of families who were bus operators, self-styled pioneers in passenger
transportation. The agency of these entrepreneurs under the urban transportation system in Brasilia
represented the establishment of the so-called familist ethos, according to inspirations from the Edward
Banfield’s amoral familism concept. From a historical point of view, transport familism is analyzed based
on specific dynamics that occurred in the so-called periods of public transportation by bus in the Capital:
the first period (1957-1970), led by pioneer transporters and the rise of the Matsunaga family; the second
period (1971-2011), marked by market capitalism and the creation of transportation corporations, led by
the Canhedo and Constantino de Oliveira families; and finally, the third period (2012-today), showing the
consolidation of what we call the national block of public transportation in Brazil. Following this
methodological structure, the actuality of familism is characterized by its capacity to organize in a network
of cooperation and support based on direct exchanges with strategic sectors of the political field, acting in
a propositional way in the legislative process, in both local and national levels. Specific data from the
Federal Police's Operation Lava Jato exposed to the public the concerted pattern of familism on urban
transport in the country, which, through a sophisticated network of bribe payments to executive and
legislative members, has maintained the privatization of the public policy in the main cities of the country,
including the Federal District, as a central means of maintaining the business accumulation of these
groups. This conformation of elements and strategies associated with the specificity of Brazilian political
culture, the functionality of these exchanges for the maintenance of the political system and the fragility of
the civil society participation allows us to conclude that the family domain is one of the central aspects of
the weakness of the Brazilian public policy of transportation. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Le système de transport par autobus dans le District Fédéral, en service avant même la création de
Brasilia, a été fondé sur le rôle prépondérant des familles d'exploitants d'autobus, autoproclamées
pionnières du transport de passagers. L'action de ces entrepreneurs dans le système de transport urbain
à Brasilia a représenté l'établissement de l'ethos dit familiste, selon les inspirations du familisme amoral
d'Edward Banfield. D'un point de vue historique, le familisme des transports est analysé à partir de
dynamiques spécifiques qui se sont produites dans les phases dites de transport public par bus dans la
Capitale: la première phase (1957-1970), menée par les transporteurs pionniers et l'essor de la famille
Matsunaga; la deuxième phase (1971-2011), marquée par le capitalisme de marché et la création de
sociétés de transport, dirigées par les familles Canhedo et Constantino de Oliveira; et enfin, la troisième
phase (2012-aujourd'hui), période de consolidation de ce que nous appelons le bloc national des
transports publics au Brésil. Suivant cette structure méthodologique, l'actualité du familisme se
caractérise par sa capacité à s'organiser en réseau de coopération et de soutien basé sur des échanges
directs avec des secteurs stratégiques du champ politique, agissant de manière propositionnelle dans le
processus législatif, local et national. Des données spécifiques de l'opération Lava Jato de la Police
Fédérale ont exposé au public le modèle concerté de familisme sur les transports urbains dans le pays,
qui, grâce à un réseau sophistiqué de paiements de pots-de-vin aux membres de l'exécutif et du législatif,
a maintenu le sens privatiste de la politique publique dans le principales villes du pays, y compris le
District fédéral, comme moyen central de maintenir l'accumulation d'affaires de ces groupes. Cette
conformation d'éléments et de stratégies associée à la spécificité de la culture politique brésilienne, à la
fonctionnalité de ces échanges pour le maintien du système politique et à la fragilité du contrôle par la
société civile permet de conclure que le domaine familial est l’un des aspects centraux de la fragilité de la
politique des transports publics au Brésil. | pt_BR |
dc.contributor.email | isavasconcelos.br@gmail.com | pt_BR |
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