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Título: Análise da banda beta de atividade cortical de universitários dos cursos de saúde da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília após estresse induzido
Autor(es): Silva, Camila Etelvina de Sousa
Orientador(es): Zeredo, Jorge Luís Lopes
Coorientador(es): Bonini-Rocha, Ana Clara
Assunto: Estresse
Eletroencefalografia
Banda beta
Estudantes universitários
Data de publicação: 24-Fev-2022
Referência: SILVA, Camila Etelvina de Sousa. Análise da banda beta de atividade cortical de universitários dos cursos de saúde da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília após estresse induzido. 2021. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: A percepção de eventos potencialmente estressantes estão se tornando cada vez mais frequentes na vida das pessoas; o ingresso em uma universidade e a consequente imersão na rotina acadêmica representam um ambiente tipicamente estressante. O estresse acadêmico tem se tornado, assim, objeto de muitos estudos envolvendo alunos de graduação e, em particular, alunos dos cursos da área de saúde. A eletroencefalografia (EEG) é um método que permite uma medida objetiva e quantitativa do estresse, por meio da análise das ondas cerebrais. Objetivo: Investigar se o estresse induzido experimentalmente pode alterar a atividade da onda Βeta registrada por EEG pré-frontal em alunos de graduação dos cursos da área de saúde da Universidade de Brasília, Campus Ceilândia. Métodos: Os estudantes responderam a um questionário de avaliação de ansiedade (STAI) e relataram o seu nível basal de estresse através de uma escala visual analógica (EVE). EEG pré-frontal foi registrado em ambos os hemisférios antes e depois da indução de estresse. A indução de estresse foi feita através do Trier Social Stress Test (TSST). Resultados: Cinquenta e dois estudantes participaram do experimento. Observou-se que 55,76% dos participantes autorrelataram estresse moderado e 57,7% apresentaram ansiedade moderada. Houve diferença significativa na amplitude da onda Beta no hemisfério esquerdo entre antes e depois da indução do estresse (p=0,023). O questionário de ansiedade STAI apresentou mediana de 45 e IIQ de 10,5. Detectou-se associação positiva entre a onda Beta no hemisfério direito após a indução do estresse e o nível de ansiedade indicado pelo questionário STAI (p=0,036). Conclusão: Estudantes da área da saúde apresentaram uma resposta ao estresse caracterizada pelo aumento da atividade no córtex pré-frontal esquerdo. A magnitude dessa resposta foi diretamente proporcional ao nível de ansiedade reportado pelo estudante. O aumento da amplitude da onda Βeta observada em hemisfério esquerdo após a indução de estresse pode estar envolvida com uma adaptação ao estresse nos estudantes, e sugere um mecanismo neural para o enfrentamento do mesmo.
Abstract: Introduction: The perception of potentially stressful events is becoming increasingly frequent in people's lives; admission to a university and the consequent immersion in the academic routine represent a typically stressful environment. Academic stress has thus become the object of many studies involving undergraduate students and, in particular, students from health courses. Electroencephalography (EEG) is a method that allows an objective and quantitative measurement of stress through the analysis of brain waves. Objective: To investigate whether experimentally induced stress can alter the activity of the Βeta wave recorded by prefrontal EEG in undergraduate students of health courses at the University of Brasília, Ceilândia Campus. Methods: Fifty-two participants were exposed to the Trier Social Stress Test (TSST), a validated protocol for stress induction. Prefrontal EEG was recorded in both hemispheres before and after stress induction. The stress response measured by EEG was analyzed with respect to the participant's anxiety level measured by the STAI questionnaire obtained before stress induction. Results: Fifty-two students participated in the experiment. It was observed that 55.76% of the participants self-reported moderate stress and 57.7%, moderate anxiety. There was a significant difference in Beta wave amplitude in the left hemisphere between before and after stress induction (p=0.023). The STAI anxiety questionnaire had a median of 45 and an IIQ of 10.5. A positive association was detected between Beta wave activity in the right hemisphere after stress induction and the level of anxiety indicated by the STAI questionnaire (p=0.036). Conclusion: Health students showed a stress response characterized by increased beta wave activity in the left prefrontal cortex. The magnitude of the response was directly proportional to the level of anxiety reported by the student. The increase in Βeta wave amplitude observed in the left hemisphere may be involved with adaptation to stress and suggests a neural mechanism for stress coping.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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