Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43005
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DanielaRodríguezOrtiz.pdf4,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGarcia, Reinaldo Crispiniano-
dc.contributor.authorOrtiz, Daniela Rodríguez-
dc.date.accessioned2022-03-08T17:46:19Z-
dc.date.available2022-03-08T17:46:19Z-
dc.date.issued2022-03-08-
dc.date.submitted2021-11-04-
dc.identifier.citationORTIZ, Daniela Rodríguez. Modelo de otimização na operação Carro-Pipa do Nordeste brasileiro com a construção de novas estações de água. 2021. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43005-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA escassez de água potável é um significativo problema mundial em áreas carentes, a incluir o nordeste brasileiro. Este problema afeta milhares de pessoas em diferentes estados do Brasil, de modo que o governo brasileiro criou o programa Operação Carro-Pipa (OCP) para a distribuição de água potável, que atinge aproximadamente 500 municípios e 1,7 milhões de pessoas, porém, sua operação requer um desembolso anual aproximado de R$ 1,2 bilhões. O presente trabalho busca, assim, propor um modelo de otimização para reduzir os custos de transporte e operação por meio da construção de novas Estações de Tratamento de Água (ETAs) para 8 estados do Nordeste, sendo estes Alagoas, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Bahía. As maiores economias para 7 destes estados foram obtidas com a construção de duas ETAs de porte grande, e para o estado da Bahia, a maior economia foi obtida com construção de duas ETAs de pequeno porte. Tais economias variam de 9,87% para 31,21% para cada um destes estados. Além disso, o retorno em meses mais rápido corresponde a ETAs de pequeno porte que variam de 1 mês a 35 meses. Estes resultados demostram a robustez do modelo desenvolvido, além dos impactos favoráveis tanto econômicos quanto sociais para a comunidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelo de otimização na operação Carro-Pipa do Nordeste brasileiro com a construção de novas estações de águapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProblema de localizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstações de tratamento de águapt_BR
dc.subject.keywordOperação Carro Pipapt_BR
dc.subject.keywordProblemas de transportept_BR
dc.subject.keywordSistema de Informação Geográfica (SIG)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The scarcity of potable water is an important global problem in poor areas, including the Brazilian Northeast. This problem affects thousands of people in different states, so the Brazilian government created the program called Operation Car-Pipa (OCP) for the distribution of drinking water. The OCP program reaches approximately 500 municipalities and 1.7 million people, but its operation requires an annual budget of approximately R$ 1.2 billion. Therefore, the present work seeks to propose an optimization model to reduce transport and operation costs through the construction of new water treatment plants (WTP) for 8 states in the Brazilian Northeast, these being Alagoas, Sergipe, Ceará, Rio Grande North, Paraíba, Piauí, Pernambuco and Bahia. The largest savings for 7 of these states were obtained building two WPTs with the largest capacities. Although for the Brazilian state of Bahia, the largest savings were obtained building two WTPs with the lowest capacities. These savings vary from 9,87% to 31,21% for each of these states. Moreover, the fastest return in months corresponds to small WTPs, varying from 1 month to 35 months. Therefore, these results demonstrate the robustness of the developed model besides the favorable economic and social impacts for the community.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.