Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Garcia, Reinaldo Crispiniano | - |
dc.contributor.author | Ortiz, Daniela Rodríguez | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T17:46:19Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T17:46:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-04 | - |
dc.identifier.citation | ORTIZ, Daniela Rodríguez. Modelo de otimização na operação Carro-Pipa do Nordeste brasileiro com a construção de novas estações de água. 2021. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43005 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escassez de água potável é um significativo problema mundial em áreas carentes, a incluir o
nordeste brasileiro. Este problema afeta milhares de pessoas em diferentes estados do Brasil, de
modo que o governo brasileiro criou o programa Operação Carro-Pipa (OCP) para a distribuição de
água potável, que atinge aproximadamente 500 municípios e 1,7 milhões de pessoas, porém, sua
operação requer um desembolso anual aproximado de R$ 1,2 bilhões.
O presente trabalho busca, assim, propor um modelo de otimização para reduzir os custos de
transporte e operação por meio da construção de novas Estações de Tratamento de Água (ETAs)
para 8 estados do Nordeste, sendo estes Alagoas, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba,
Piauí, Pernambuco e Bahía. As maiores economias para 7 destes estados foram obtidas com a
construção de duas ETAs de porte grande, e para o estado da Bahia, a maior economia foi obtida
com construção de duas ETAs de pequeno porte. Tais economias variam de 9,87% para 31,21%
para cada um destes estados. Além disso, o retorno em meses mais rápido corresponde a ETAs
de pequeno porte que variam de 1 mês a 35 meses. Estes resultados demostram a robustez do
modelo desenvolvido, além dos impactos favoráveis tanto econômicos quanto sociais para a
comunidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modelo de otimização na operação Carro-Pipa do Nordeste brasileiro com a construção de novas estações de água | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Problema de localização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estações de tratamento de água | pt_BR |
dc.subject.keyword | Operação Carro Pipa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Problemas de transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de Informação Geográfica (SIG) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The scarcity of potable water is an important global problem in poor areas, including the Brazilian
Northeast. This problem affects thousands of people in different states, so the Brazilian government
created the program called Operation Car-Pipa (OCP) for the distribution of drinking water. The
OCP program reaches approximately 500 municipalities and 1.7 million people, but its operation
requires an annual budget of approximately R$ 1.2 billion.
Therefore, the present work seeks to propose an optimization model to reduce transport and
operation costs through the construction of new water treatment plants (WTP) for 8 states in the
Brazilian Northeast, these being Alagoas, Sergipe, Ceará, Rio Grande North, Paraíba, Piauí,
Pernambuco and Bahia. The largest savings for 7 of these states were obtained building two WPTs
with the largest capacities. Although for the Brazilian state of Bahia, the largest savings were
obtained building two WTPs with the lowest capacities. These savings vary from 9,87% to 31,21%
for each of these states. Moreover, the fastest return in months corresponds to small WTPs, varying
from 1 month to 35 months. Therefore, these results demonstrate the robustness of the developed
model besides the favorable economic and social impacts for the community. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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