Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leite, Cristina Maria Costa | - |
dc.contributor.author | Silva, Denise Mota Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T17:59:53Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T17:59:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Denise Mota Pereira da. Raciocínio geográfico no Ensino Fundamental, anos finais: fundamentos teóricos e estratégias didáticas. 2021. 172 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43007 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa qualitativa teve como principal objetivo verificar se estratégias didáticas
pautadas na abordagem dialógica, a partir de diferentes linguagens, contribuem para a
mobilização do raciocínio geográfico na construção de conhecimento entre estudantes do
Ensino Fundamental, anos finais. Tarefas de resolução de problemas a partir de situações
contextualizadas no cotidiano da cultura são, a uma só vez, motivadoras e subsidiadoras
do raciocínio geográfico, já que os estudantes se sentem atraídos pela atividade, pois
possuem algum tipo de vivência ou conhecimento prévio. Buscou-se uma participação
mais ativa dos estudantes, de tal modo que padrões de diálogo mais equitativos pudessem
surgir em uma prática socializadora e emancipadora. Nesse sentido, o recurso à pedagogia
de Paulo Freire se insere na perspectiva da educação problematizadora, em que todos os
sujeitos estão ativamente envolvidos no ato de produzir conhecimento, o que requer
padrões pedagógicos espontâneos em lugar de formas canônicas de ensino. Em
complemento, a teoria Histórico-Cultural de Vigotski forneceu elementos que permitiram
uma maior compreensão do processo de transição do pensamento geográfico ao
raciocínio geográfico, entendido como uma forma de pensar a geografia cientificamente,
por meio de lógica, hipóteses e deduções para resolver situações-problema que envolvem
espacialidade. Optamos por uma aproximação com a Teoria Fundamentada nos Dados, a
fim de manter a abertura necessária durante a pesquisa na observação das interações nos
processos colaborativos e com enfoque no aspecto ontológico do diálogo entre os
participantes. Contamos com a participação de 24 estudantes do sexto ano do Ensino
Fundamental e tivemos o apoio do professor regente, que cedeu suas aulas, em uma escola
pública em Brasília, no Distrito Federal. Foram utilizados instrumentos como: grupo
focal, questionário, diário da pesquisadora e estratégias didáticas, tais como: saída a
campo, desenhos feitos no quadro e no papel, jogo tipo Quiz geográfico e oficina para
transformar uma bola de plástico em um globo terrestre. As estratégias didáticas
dialógicas foram divididas em episódios, que variaram em quantidade e conforme a
dificuldade e complexidade para executá-las. A utilização de grupos focais, ao longo das
estratégias didáticas dialógicas, configurou-se importante instrumento metodológico de
compartilhamento de ideias e de construção de um raciocínio coletivo. Os dados
demonstram que os estudantes tiveram dificuldades em relação aos conhecimentos da
Cartografia, tais como: referenciais de orientação e localização, escala e projeções
cartográficas. As situações pautadas pelas explicações dadas pelos estudantes aos colegas,
o confronto de ideias entre eles e as descobertas e soluções individuais-coletivas sobre
temas propostos foram geradoras de pensamento geográfico e do raciocínio geográfico,
sendo uma base de conceitos e fatos observáveis de uma prática científica. Os resultados
indicam heterogeneidade entre os estudantes quanto ao nível de apreensão dos conceitos
geográficos e conhecimentos cartográficos, com os quais tiveram maior dificuldade, o
que se deve aos processos de aprendizagem que ainda estão em desenvolvimento. O
raciocínio geográfico pode ser compreendido como um espectro em que níveis variáveis
de raciocínio estão presentes em prática formal e intencional, a partir do uso de diferentes
formas imagéticas de representação espacial para solucionar situações-problema na
perspectiva geográfica. Nosso estudo indicou implicações práticas que apontam a
relevância de novas pesquisas que aprofundem a investigação sobre o raciocínio
geográfico de professores e de estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Raciocínio geográfico no Ensino Fundamental, anos finais : fundamentos teóricos e estratégias didáticas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Raciocínio geográfico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pensamento geográfico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias didáticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Beraldo, Rossana Mary Fujarra | - |
dc.description.abstract1 | This qualitative research had as main objective to verify if didactic strategies based on
the dialogic approach, using different languages, contribute to the mobilization of
geographic reasoning in the construction of knowledge among students of elementary
school, final years. Problem solving tasks based on situations contextualized in daily
culture motivate and support the geographic reasoning as students feel attracted to the
activity, as they have some kind of experience or prior knowledge. A more active
participation of students was sought, so that more equitable patterns of dialogue could
emerge in a socializing and emancipatory practice. In this sense, the use of Paulo Freire's
pedagogy is part of the perspective of problematizing education, in which all subjects are
actively involved in the act of producing knowledge, which requires spontaneous
pedagogical standards instead of canonical forms of teaching. In addition, Vygotski's
Historical-Cultural theory provided elements that allowed a greater understanding of the
transition process from geographical thinking to geographical reasoning, understood as a
way of thinking about Geography scientifically, through logic, hypotheses and deductions
to solve ptoblematic situations involving spatiality. We opted for an approach with the
Grounded Theory in order to maintain the necessary openness during the research in the
observation of interactions in collaborative processes and with a focus on the ontological
aspect of the dialogue between the participants. We had the participation of 24 students
from the sixth year of elementary school and had the support of the teacher in charge of
the class, in a public school in Brasília, in the Federal District. We used instruments such
as: focus group, questionnaire, researcher's diary and didactic strategies, such as field trip,
drawings made on blackboard and paper, geographic quiz game and workshop to
transform a plastic ball into a terrestrial globe. The dialogic didactic strategies were
divided into episodes, which varied in quantity and according to the difficulty and
complexity to execute them. The use of focus groups, along the dialogical didactic
strategies, became an important methodological tool for sharing ideas and building a
collective reasoning. The data show that the students had difficulties in relation to their
knowledge of Cartography, such as: orientation and location references, scale and
cartographic projections. The situations guided by the explanations given by the students
to their colleagues, the confrontation of ideas between them and the individual-collective
discoveries and solutions on proposed themes generated geographical thinking and
geographical reasoning, being a basis of observable concepts and facts of a scientific
practice. The results indicate heterogeneity among students regarding the level of
apprehension of geographic concepts and cartographic knowledge, with which students
had greater difficulty, which is due to the learning processes that are still under
development. Geographical reasoning can be understood as a spectrum in which varying
levels of reasoning are present in formal and intentional practice, based on the use of
different imagery forms of spatial representation to solve problematic situations in a
geographic perspective. Our study indicated practical implications that point to the
relevance of new studies to deepen the investigation on the geographical reasoning of
teachers and students | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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