Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43008
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EdilaneGoncalvesGodinho.pdf8,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCamargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de-
dc.contributor.authorGodinho, Edilane Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-03-08T18:11:26Z-
dc.date.available2022-03-08T18:11:26Z-
dc.date.issued2022-03-08-
dc.date.submitted2021-11-12-
dc.identifier.citationGODINHO, Edilane Gonçalves. Multimodalidade, gêneros discursivos, habilidades e competências: fazendo a ponte entre a prova de Espanhol do ENEM e a sala de aula. 2021. 158 f. il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43008-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é um dos principais meios de acesso à educação superior pública e privada, bem como ao financiamento estudantil no Brasil. Considerando o papel fundamental dos professores na preparação de alunos para esse exame, é mister falar sobre a importância do Letramento em Avaliação de Línguas. Por isso, o objetivo principal desta dissertação foi, a partir da discussão sobre a relação entre multimodalidade, gêneros discursivos, habilidades e competências nos itens de língua espanhola do ENEM, propor um guia de elaboração de itens para o professor de Espanhol como subsídio para o desenvolvimento da avaliação formativa e somativa em sala de aula, colaborando, assim, para o letramento em avaliação desses profissionais. Para isso, foram analisadas questões de Espanhol do ENEM, partindo do princípio de que todos os textos são multimodais (KRESS; VAN LEEUWEN, 1995; DESCARDECI, 2002; NASCIMENTO; BEZERRA; HEBERLE, 2011; RIBEIRO, 2021), para possibilitar a identificação de como tais itens trabalham a leitura e como essa leitura incorpora as modalidades envolvidas. Essas análises foram feitas tendo como referencial teórico o Letramento em Avaliação de Línguas (QUEVEDO-CAMARGO; SCARAMUCCI, 2018), a Semiótica Social (HALLIDAY, 1978; SANTAELLA, 1983; KRESS; VAN LEEUWEN, 1995; VAN LEEUWEN, 2005; KRESS, 2010; BEZEMER; JEWITT, 2009; FERRAZ, 2011), a Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006), e a perspectiva de gêneros discursivos (BAKHTIN, 2016; ROJO; BARBOSA, 2015). Esses aportes teóricos subsidiaram a investigação de como ocorre a construção de sentido nos textos verbo-imagéticos presentes no exame. Quanto à metodologia, esta pesquisa foi de natureza qualitativa (FLICK, 2009; PRODANOV; FREITAS, 2013; GERHARDT; SILVEIRA, 2009), de paradigma interpretativista em Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1994; BORTONI-RICARDO, 2008), e feita por meio da análise documental (MARCONI; LAKATOS, 2003; GERHARDT; SILVEIRA, 2009) de provas do ENEM, da Matriz de Referência do ENEM (BRASIL, 2009), da fundamentação teórico-metodológica do ENEM (BRASIL, 2005) e do Guia de Elaboração e Revisão de Itens (BRASIL, 2010). Para o corpus desta pesquisa, foram selecionados 30 itens de Espanhol de provas ENEM aplicadas no período de 2015 a 2020, e seis deles foram analisados mais detalhadamente, um item para cada ano de aplicação. Depois, constatou-se que, embora todos os itens sejam multimodais, alguns deles apresentam níveis de modulação maiores em suas respectivas composições textuais. Neste caso, nos referimos aos itens imagéticos. Quanto aos gêneros discursivos, percebeu-se a preferência por itens com textos mais elaborados e de prestígio, ou seja, os secundários (complexos), segundo a classificação dos gêneros discursivos bakhtiniana, em vez de utilizar textos mais simples (primários), informais e cotidianos. Com base nesses achados, este estudo apresenta provocações, orientações e sugestões com o intuito de auxiliar o professor de Espanhol a criar instrumentos avaliativos que facilitem seu trabalho em sala de aula por meio do uso de gêneros discursivos e textos multimodais, visando a uma boa preparação de seus alunos para o exame.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMultimodalidade, gêneros discursivos, habilidades e competências : fazendo a ponte entre a prova de Espanhol do ENEM e a sala de aulapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordLetramento em avaliação de línguaspt_BR
dc.subject.keywordSemiótica socialpt_BR
dc.subject.keywordMultimodalidadept_BR
dc.subject.keywordGêneros discursivospt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional do Ensino Médio (Brasil) - Espanholpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The National Secondary Education Examination (ENEM), organized by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), is one of the main means of access to public and private higher education, as well as student financing in Brazil. Considering the fundamental role of teachers in preparing students for this exam, it is necessary to talk about the importance of language assessment literacy. Therefore, the main objective of this study was, based on discussions of the relationship between multimodality, textual genres, abilities and competences in the ENEM Spanish language items, propose a guide for item writing for Spanish language teachers as a support for the development of formative and summative classroom assessment, thus contributing for these professionals’ language assessment literacy. The analyses conducted included ENEM's Spanish questions, assuming that all texts are multimodal (KRESS; VAN LEEUWEN, 1995; DESCARDECI, 2002; NASCIMENTO; BEZERRA; HEBERLE, 2011; RIBEIRO, 2021), in order to identify how such items approach with reading and how this reading incorporates the modalities involved. As theoretical framework, the analyzes were based on concepts from language assessment literacy (QUEVEDO-CAMARGO; SCARAMUCCI, 2018), social semiotics (HALLIDAY, 1978; SANTAELLA, 1983; KRESS; VAN LEEUWEN, 1995; VAN LEEUWEN, 2005; KRESS, 2010; BEZEMER; JEWITT, 2009; FERRAZ, 2011), the Grammar of Visual Design (GDV) (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), and the perspective of discursive genres (BAKHTIN, 2016; ROJO; BARBOSA, 2015). These theoretical contributions provided subsidies that allowed the investigation of how the construction of meaning occurs in the verb-image texts present in the exam. As for the methodology, this was a qualitative study (FLICK, 2009; PRODANOV; FREITAS, 2013; GERHARDT; SILVEIRA, 2009) adopting an interpretivist paradigm in Applied Linguistics (MOITA LOPES, 1994; BORTONI-RICARDO, 2008), that was carried out by means of documental analysis (MARCONI; LAKATOS, 2003; GERHARDT; SILVEIRA, 2009) of ENEM tests, ENEM's reference matrix (BRASIL, 2009), ENEM's theoretical methodological foundation (BRASIL, 2005) and the Guide for the Preparation and Review of Items (BRASIL, 2010). To select the corpus of this research, thirty items of ENEM Spanish were selected from tests applied in the period from 2015 and 2020, out of which six were analyzed in more detail, one item for each year of application. The analyses indicated that, although all items are multimodal, some of them present higher levels of modulation in their respective textual compositions. In this case, we refer to the imagery items. As for the discursive genres, the findings pointed to some preference for items in which more elaborate and prestigious texts are used, that is, secondary (complex) texts, according to the Bakhtinian classification of discursive genres, instead of using simpler (primary), informal texts and daily in the exam. Based on such findings, this study presents provocations, orientations and suggestions that intend to help Spanish language teachers to design assessment tools that facilitate classroom work through the use of discursive genres and multimodal texts, aiming at a better preparation of their students for the exam.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.