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2009_MariaGoretteHenriqueSantana.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMueller, Suzana Pinheiro Machado-
dc.contributor.authorSantana, Maria Gorette Henrique-
dc.date.accessioned2010-04-23T02:37:32Z-
dc.date.available2010-04-23T02:37:32Z-
dc.date.issued2010-04-23-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.citationSANTANA, Maria Gorette Henrique. Produção do conhecimento científico em transição: novas perspectivas para a avaliaçãom das ações induzidas na área de saúde pelo CNPq. 2009. 265 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4303-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2009.en
dc.description.abstractO presente estudo, na Ciência da Informação, insere-se na linha de pesquisa Comunicação Científica e tem como objeto os procedimentos de avaliação de fomento à pesquisa, frente aos novos paradigmas de produção do conhecimento, voltados para aplicação e inovação. Estrutura-se a partir do questionamento sobre a adequação dos procedimentos de avaliação adotados pelo CNPq, para as ações de indução em saúde às novas práticas de produção do conhecimento científico (Modo II de fazer ciência). Para responder a questão privilegiou-se a percepção dos principais atores envolvidos no processo de avaliações das ações de indução em saúde do CNPq. Especifica-se como objetivo geral: Identificar, na percepção dos principais atores diretamente envolvidos no processo, se os procedimentos de avaliação, adotados pelo CNPq, estão adequados às ações de indução em saúde. A fundamentação teórica está baseada nas abordagens de avaliação da ciência e o Modo II de produção do conhecimento. Quanto aos procedimentos metodológicos esta pesquisa é de natureza descritiva e tem o design de estudo de caso do Edital 38/2004 – Saúde Bucal do CNPq. Para a análise dos dados optou-se método qualitativo e quantitativo. O método quantitativo foi usado para a análise dos dados secundários dos instrumentos de avaliação aplicados pelo CNPq para a avaliação das ações de indução em saúde. A análise qualitativa se fundamenta no método de análise de conteúdo e foi utilizado na análise das entrevistas aplicadas aos atores envolvidos no processo de avaliação. Inferiu-se que os instrumentos possibilitam gerar informações relevantes para a condução e tomada de decisões de futuras ações em saúde, na opinião dos atores, os instrumentos estão adequados, mas podem ser aprimorados. Para eles, o processo de avaliação está parcialmente apropriado, apontam para a necessidade de adequação do método de avaliação para permitir a inclusão de outros atores, além dos pares, na Comissão de Avaliação. Concluiu-se que os procedimentos de avaliação estão voltados para verificar a potencialidade de aplicação dos resultados e produtos dos projetos financiados nas ações de indução, portanto, tendendo para o Modo II de produção do conhecimento. Conclui-se, também, que os objetivos foram alcançados e o pressuposto confirmado. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study in information Science field is part of Scientific Communication research line and aims to consider the evaluation procedures of encouragement to research, in front of the new paradigms of knowledge production, towards implantation and innovation. Its structure is based on the question about the adequacy of the evaluation procedures used by CNPq, for the actions of induction of new health practices of knowledge production (Manner II of doing science). To answer the question, the perception of main actors involved on the evaluation process of the actions of induction on health of CNPq, were privileged. It is specified as general objective: Identify, on the perception of the main actors directly involved on the process, if the procedures of evaluation, adopted by CNPq, are adequate to the actions of induction on health. The theoretical foundation is based on the approaches to evaluation of science and mode II of production of knowledge. Regarding the methodological procedures, the nature of this research is descriptive and has the design of a case study of the Edict 38/2004 – Oral Health of CNPq. For data analysis, the method chosen was qualitative and quantitative. The quantitative method was used to analyze secondary data of the evaluation instruments applied by CNPq to appreciate the actions of induction on health. The qualitative analysis is based on the method of content analysis and was used in the analysis of the interviews applied to the actors involved in the evaluation process. Inferred that the tools allow generate relevant information for conducing and taking a decision on future actions in health, in the opinion of the actors, the instruments are adequate, but can be improved. For them, the evaluation process is partially appropriate, they point the need of adequacy of evaluation method for the inclusion of other actors, apart from peers in the Evaluation Committee. It was concluded that the evaluation procedures are aimed to verify the potential application of results and products of the projects funded in the actions of induction, therefore, tending to the Mode II production of knowledge. It is also, that the objectives were achieved and confirmed assumption.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleProdução do conhecimento científico em transição : novas perspectivas para a avaliação das ações induzidas na área de saúde pelo CNPqen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordSaúde - pesquisaen
dc.subject.keywordAbordagem interdisciplinar do conhecimentoen
dc.subject.keywordPolítica e saúdeen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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