Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mueller, Bernardo | - |
dc.contributor.author | Cavalcanti, Thiago Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-15T21:31:51Z | - |
dc.date.available | 2022-03-15T21:31:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-17 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-05 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Thiago Rodrigues. Confiança no mercado de criptomoeda. 2021. 139 f. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43053 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os indicadores de cultura sobre as ações objetivas dos seres humanos são ferramentas
usadas para avaliar aspectos comportamentais e sociais que levam os indivíduos a consumir uma nova
tecnologia, como a de criptoativos. A organização das instituições e as crenças necessárias para a
inclusão de criptomoeda no espaço monetário serão analisadas neste estudo, a partir de um conjunto
de dados econômicos de diversos países. O objetivo do trabalho é entender o comportamento dos
indivíduos, segregados por países, em relação ao consumo de criptoativos. Para tal, foi utilizada uma
metodologia estruturada como pesquisa transversal de abordagem quantitativa. O estudo está
fundamentado em bases de dados consolidadas de diversas fontes (i.e.: Banco Mundial, WVS). As
informações são referentes ao período de 2015 a 2021 com dados sobre o público-alvo: investidores
de criptoativos com amostragem representativa de 56 países. Os resultados apontam a ocorrência de
uma maior propensão ao consumo de criptomoedas em países mais individualistas. Verificou-se
também que outras variáveis comportamentais afetam de forma consistente o consumo de criptoativos,
dentre elas, a confiança e a tolerância ao risco. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Confiança no mercado de criptomoeda | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia comportamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criptoativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Individualismo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Culture indicators on the objective actions of human beings are tools used to assess
behavioral and social aspects that lead individuals to consume a new technology, such as cryptoactives.
The organization of institutions and beliefs needed for the inclusion of cryptocurrency in monetary space
will be analyzed in this study, based on a set of economic data from different countries. The objective
of the work is to understand the behavior of individuals, segregated by countries, in relation to the
consumption of cryptoactives. To this end, a structured methodology was used as a cross-sectional
survey with a quantitative approach. The study is based on consolidated databases from different
sources (i.e.: World Bank, WVS). The information refers to the period from 2015 to 2021 with data from
the target audience: cryptoactive investors with a representative sample of 56 countries. The results
point to the occurrence of a greater propensity to consume cryptocurrencies in more individualistic
countries. It was also verified that other behavioral variables consistently affect the consumption of
cryptoactives, including trust and risk tolerance. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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