Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar | - |
dc.contributor.author | Silva, Jair Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T16:11:25Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17T16:11:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-16 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jair Gonçalves da. Macrodiretrizes instrucionais da educação a distância aplicadas à capacitação para a gestão integrada de recursos hídricos: água em ciclo no contexto interdisciplinar. 2021. 256 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43073 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo, além do levantamento do referencial bibliográfico e das reflexões teórico-metodológicas, foi o
de planejar, estruturar e aplicar proposta de macrodiretrizes da Educação a Distância
-EaD na elaboração de materiais didáticos, com foco em cursos autoinstrucionais, no
âmbito da Capacitação para a gestão integrada e participativa dos recursos hídricos,
implementados e fomentados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
– ANA tanto para os integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos
Hídricos – SINGREH, como para outros segmentos da sociedade em geral. O
resultado, a partir da elaboração de um macrodesign instrucional, composto das
Estratégias: 1- Pedagógicas e Didáticas; 2- Tecnológicas de Informação,
Comunicação e Suporte; e 3- Validação do material didático, culminou no material
didático: “Água em Ciclo no Contexto Interdisciplinar”. Dentre as expectativas dos
possíveis desdobramentos desse produto, está a de que seja disponibilizado no Portal
de Capacitação da ANA em curso homônimo. O conteúdo, que é focado em
metodologias ativas, tem como público de interesse, professores(as), estudantes e
demais atores sociais que atuam na Educação Básica, em específico, nas séries finais
do Ensino Fundamental. Para além disso, em vista das diretrizes instrucionais,
espera-se que essas sejam fomentadoras de reflexão crítica por parte dos atores
institucionais que atuam no âmbito da Capacitação para a Gestão de Recursos
Hídricos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Macrodiretrizes instrucionais da educação a distância aplicadas à capacitação para a gestão integrada de recursos hídricos : água em ciclo no contexto interdisciplinar | pt_BR |
dc.title.alternative | Instructional guidelines of distance education applied to training for integrated water resources management : cycled water in the interdisciplinary context | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos hídricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Macrodiretrizes instrucionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective, in addition to surveying the
bibliographic reference and theoretical-methodological reflections, was to plan,
structure and apply the proposed Distance Education -EaD macro-guidelines in the
preparation of teaching materials, focusing on self-instructional courses, within the
scope of Training for the integrated and participative management of water resources,
implemented and promoted by the National Water and Sanitation Agency
(ANA/Brazil), both for the members of the National Water Resources Management
System (SINGREH), as well as for other segments of society in general. The result,
from the elaboration of an instructional macrodesign, composed of Strategies: 1-
Pedagogical and Didactic; 2- Information, Communication and Support Technologies;
and 3- Didactic material validation, culminating in the didactic material: “Water in Cycle
in the Interdisciplinary Context”. Among the expectations of the possible developments
of this product is that it will be made available on the ANA Training Portal in a
homonymous course. The content, which is focused on active methodologies, has its
audience of interest, teachers, students and other social actors who work in Basic
Education, specifically, in the final grades of Middle School. Furthermore, in view of
the instructional guidelines, it is expected that these will encourage critical reflection
on the part of institutional actors that work within the scope of Education for Water
Resources Management. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:jair.spu@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|