Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Possebon, Alessandra Marques | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T23:33:07Z | - |
dc.date.available | 2022-03-18T23:33:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-20 | - |
dc.identifier.citation | POSSEBON, Alessandra Marques. Dialética do educar: contradições e superações de uma prática educativa transformadora: a experiência do Educandário Humberto de Campos. 2021. 223 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43095 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese de doutorado investigou, a partir das vivências e reflexões dos/as educadores (as),
as contradições e as superações – forças que se opõem sobre a perspectiva do que é ser
educador(a) e das inúmeras relações envolvidas nessa profissão - presentes em uma proposta
transformadora de educação. O campo de pesquisa é o Educandário Humberto de Campos,
escola filantrópica localizada na área rural de Alto Paraíso de Goiás, que iniciou sua caminhada
de transformação no final de 2016. O método se configura como a própria Teoria Histórico
Cultural de Vigotski, que pensa os fenômenos de forma dialética. A vivência, menor unidade
pessoa – meio, é a ferramenta metodológica utilizada para análise. Compreende-se que há um
movimento educacional transformador brasileiro na atualidade que questiona e modifica as
estruturas da escola convencional e evidenciamos que a transformação não acontece de modo
linear e homogêneo e que são as contradições, quando discutidas e superadas, que
possibilitam a transformação escolar, de maneira a não apenas reproduzir o que está instituído,
mas, criar e conceber novas relações entre as pessoas e também com o aprendizado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dialética do educar : contradições e superações de uma prática educativa transformadora : a experiência do Educandário Humberto de Campos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação transformadora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimento educacional brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dialética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contradição | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This doctoral thesis investigated, from the experiences and reflections of educators (he and
she), the contradictions and overcomings – forces that oppose the perspective of what it is to be
an educator (he and she) and give numerous relationships involved in this profession – present
in a transformative proposal of education. The research field is Humberto de Campos School, a
philanthropic school located in the rural area of Alto Paraíso de Goiás, which began its
transformation journey at the end of 2016. The method is configured as Vigotski´s own historical
cultural theory, which thinks about the phenomena in a dialectical way. The experiences, the
smallest unit of the environment, represents the methodological tool used for analysis. It is
understood that there is a brazilian transformative educational movement today that questions
and modifies the structures of the conventional school and we showed that the transformation
does not happen in a linear and homogeneous way and that it is the contradictions, when
discussed and overcome, that make school transformation possible, in order not only to
reproduce what is instituted, but to create and conceive new relationships between people and
also with learning. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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