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Título: Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal
Outros títulos: Possibilities and challenges of food and nutritional education in the PNAE : an analysis of federal management initiatives
Autor(es): Melgaço, Mariana Belloni
Souza, Thais Salema Nogueira de
Barros, Marília Bohnen de
Castro, Solange Fernandes de Freitas
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8788-4966
https://orcid.org/0000-0002-0810-6665
https://orcid.org/0000-0003-0914-0440
https://orcid.org/0000-0002-6648-7910
Assunto: Educação alimentar e nutricional
Alimentação escolar
Política pública
Educação
Data de publicação: Jul-2021
Editora: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Referência: MELGAÇO, Mariana Belloni et al. Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE: uma análise de iniciativas da gestão federal. Cadernos do FNDE, v. 2, n. 3, jan./jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/17. Acesso em: 23 mar. 2022.
Resumo: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Apesar da importância da EAN para o Programa, estudos demonstram diversos entraves para a sua consolidação nas escolas públicas brasileiras. Este estudo objetivou verificar as iniciativas de fomento e apoio as ações de EAN desenvolvidas no âmbito da gestão federal do PNAE a partir do ano de 2015 e se estão em consonância com o proposto no marco legal do PNAE. Para isso, foi realizada uma análise documental a fim de analisar as ações da gestão federal do PNAE que abordam este tema. O estudo permitiu identificar que as iniciativas de EAN possibilitam que o Programa se constitua em um espaço de aprendizagem, produção de conhecimento e formação de hábitos saudáveis de vida.
Abstract: Food and Nutrition Education (EAN) is one of the guidelines of the National School Feeding Program, the PNAE. Despite the importance of the EAN for the Program, studies demonstrate several obstacles to its consolidation in Brazilian public schools. This study aimed to verify the initiatives to promote and support EAN actions developed within the scope of PNAE’s federal management from 2015 onwards and whether they are in line with what is proposed in PNAE’s legal framework. A documental analysis was carriedout in order to analyze the actions of PNAE’s federal management that address this issue. The study made it possible to identify that the EAN initiatives allow the Program to become a space for learning, knowledge production and healthy lifestyle habits formation.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE. This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Cadernos do FNDE está licenciado com a Licença (CC BY 4.0).
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839
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