Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43110
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_IoleteRibeirodaSilva.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGünther, Isolda de Araújo-
dc.contributor.authorSilva, Iolete Ribeiro da-
dc.date.accessioned2022-03-24T17:31:46Z-
dc.date.available2022-03-24T17:31:46Z-
dc.date.issued2022-03-24-
dc.date.submitted1998-05-25-
dc.identifier.citationSILVA, Iolete Ribeiro da. Papéis sociais e envelhecimento numa perspectiva de curso de vida. 1998. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 1998.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43110-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicos, Departamento de Psicologia,1998.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo estudar os papéis sociais desempenhados por adultos a partir de 50 anos. Os dados foram coletados através de um questionário contendo 17 questões abertas e 15 questões fechadas, preenchido pela pesquisadora durante um a visita domiciliar. O estudo foi conduzido com 98 respondentes ( 73 F e 25 H), sendo 51 entre 50 e 59 anos e 47 a partir de 60 anos. O local escolhido para investigação foi um assentamento de famílias de baixa renda do Distrito Federal criado em 1989. Os resultados apontaram que este grupo é heterogêneo e que seus papéis sociais são influenciados pelas variáveis demográficas (idade, sexo, escolaridade, trabalho e naturalidade) e também pelas variáveis relativas à procedência e moradia atual. Concluiu-se também que as expectativas sociais, o suporte social e a escolarização são fatores de suma importância para oferecer recursos para a otimização e compensação necessárias a um envelhecimento bem sucedido.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePapéis sociais e envelhecimento numa perspectiva de curso de vidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPapel socialpt_BR
dc.subject.keywordEnvelhecimentopt_BR
dc.subject.keywordRenda - distribuiçãopt_BR
dc.subject.keywordCondições sociaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This stady investigated the social roles and developmental tasks of adults above the age of 50. The study took place in a settlement of low-income families, developed in The Federal District in 1989. Data were collected through a questionnaire composed o f 17 open and 15 closed questions, administred by the researcher during a home visit. There were 98 respondents, 51 adults (50 to 59years old) and 47 elders (60 years and above), in the majoritary women (n=73). The results indicated that in this heterogeneous group social roles are influenced by the demographic variables (age, sex, educational levei, work and place o f the birth), as well as the geographical origin and current residence. The data allow the conclusion that social expectations, social support and the educational levei are important resources for the optimization and necessary compensation to successful aging.pt_BR
dc.contributor.emailioleteribeiro@ufam.edu.brpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.