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dc.contributor.advisor | Nuto, João Vianney Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | Pinilla, Ingrid Karina Morales | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T19:57:49Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T19:57:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-15 | - |
dc.identifier.citation | PINILLA, Ingrid Karina Morales. A heroína moderna Florinda e seus infortúnios em estudo comparativo dos cronotopos criativos Mundo de Florinda e Mancha de D. Quixote. 2021. 189 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43137 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, analisa-se a primeira parte do livro Infortúnios Trágicos da Constante Florinda –
Infortúnios Trágicos I, de Gaspar Pires de Rebelo, publicado em Portugal no século XVII. Esse volume
trata da jornada da protagonista Florinda pelo mundo, de forma autônoma e emancipada, em duas
fases distintas: na primeira, travestida em Leandro e na segunda, expondo sua identidade feminina.
Em ambos estados, ela perambula sozinha pelas estradas ocultas onde andam aqueles que não
querem ser encontrados. Mesmo sendo bastante popular na época de sua publicação, apenas no
século XXI este livro foi revisitado para estudos literários e novas edições foram publicadas, tanto em
Portugal quanto no Brasil. Considerando isso, pretende-se aprofundar na compreensão do papel da
protagonista Florinda, demonstrando que, com o surgimento de tal personagem, surge também uma
heroína moderna seiscentista. Para atingir os objetivos propostos, realiza-se a leitura da obra em
estudo sob o viés bakhtiniano do dialogismo, da carnavalização da literatura, do realismo grotesco e
da orientação cronotópica, também com o apoio de registros históricos da censura inquisitorial e do
papel da mulher seiscentista. Analisam-se as características da configuração de Florinda, bem como
as do cronotopo no qual está inserida. Com esse fim, o cronotopo Mancha, do herói moderno D. Quixote
(cervantino) norteia a concepção de cronotopo criativo e serve como parâmetro para esse estudo.
Assim, a partir das perspectivas mencionadas, revelam-se características modernas da heroína,
através dos traços carnavalescos da obra, principalmente os seguintes: profanações ao sagrado,
mésalliances carnavalescas, coroação-destronamento e paródia do amor cortês. Nesse sentido,
Florinda reivindica a mulher seiscentista, por meio de ações carnavalescas que representam, de forma
velada, sua insubmissão ao sistema patriarcal vigente. Ela arrebata o direito de tomar dec isões,
contribuindo para a construção de uma mentalidade feminina de firmeza e de constância a seus ideais
individuais. A protagonista exorta a ruptura das limitações físicas e intelectuais, impostas à figura
feminina, reivindicando suas antecessoras homônimas (Florinda, a Cava, e princesa Florinda de
Lacedemônia) e também renovando os parâmetros de engenho e de transgressão. Em vista disso, tal
heroína caracteriza uma figura moderna que surge no século XVII não apenas como representante de
seu gênero, mas como um ser humano incompleto e, ao mesmo tempo, complexo. Portanto, a
relevância do presente estudo reside no fato de poder colaborar significativamente com as pesquisas
literárias – ainda escassas – que resgatam a obra de Gaspar Pires de Rebelo, oferecendo subsídios
tanto para o entendimento da importância de Infortúnios Trágicos I dentro da história literária
portuguesa quanto para sua relevância social enquanto instrumento de humanização e denúncia.
Ademais, estima-se contribuir para os estudos comparados da obra de Pires de Rebelo e de Cervantes
e para os estudos que abordam perspectivas bakhtinianas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A heroína moderna Florinda e seus infortúnios em estudo comparativo dos cronotopos criativos Mundo de Florinda e Mancha de D. Quixote | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Constante Florinda (personagem literário) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Heroína moderna | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos literários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagens literários - mulher | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rebelo, Gaspar Pires de - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work analyzes the first part of the book Tragic Misfortunes of Constante Florinda – Tragic
Misfortunes I, by Gaspar Pires de Rebelo, published in Portugal in the 17th century. This volume deals
with the journey of the protagonist Florinda around the world, that she makes in an autonomous and
emancipated way in two distinct phases: the first, disguised as Leandro, and the second, exposing her
female identity. In both states, she wanders alone along the hidden roads where those who don't want
to be found walk. Even though it was quite popular at the time of its publication, it was only in the 21st
century that this book was revisited for literary studies and new editions were published, both in Portugal
and in Brazil. Considering this, this work intends to deepen the understanding of the role of the
protagonist Florinda, demonstrating that, with the appearance of such a character, a 17th century
modern heroine also emerges. To achieve the proposed objectives, the work under study is read under
the Bakhtinian bias of dialogism, of carnivalization of literature, of grotesque realism and of the
chronotopic orientation, also with the support of historical records of the inquisitorial censorship and of
the role of the 17th century women. The characteristics of Florinda's configuration are analyzed, as well
as those of the chronotope in which she is inserted. To this end, the Mancha chronotope, of the modern
hero D. Quixote (cervantino), guides the conception of creative chronotope and serves as a parameter
for this study. Thus, from the aforementioned perspectives, modern characteristics of the heroine are
revealed, through the carnivalesque features of the work, especially the following: profanations of the
sacred, carnivalesque mésalliances, coronation-dethronement and parody of courtly love. In this sense,
Florinda claims the 17th century woman through carnival actions that represent, in a veiled way, her
insubordination to the current patriarchal system. She snatches the right to make decisions, contributing
to the construction of a female mentality of firmness and constancy to her individual ideals. The
protagonist exhorts the rupture of physical and intellectual limitations imposed on the female figure,
claiming her homonymous predecessors (Florinda, the Cava, and Princess Florinda of Lacedemônia)
and also renewing the parameters of ingenuity and transgression. In view of this, this heroine
characterizes a modern figure who emerges in the 17th century not only as a representative of her
gender, but as an incomplete and, at the same time, complex human being. Therefore, the relevance of
this study lies in the fact that it can significantly collaborate with literary research – still scarce – that
rescue the work of Gaspar Pires de Rebelo, offering subsidies both f or the understanding of the
importance of Tragic Misfortunes I within Portuguese literary history and for its social relevance as an
instrument of humanization and denunciation. Furthermore, it is expected to contribute to comparative
studies of the work of Pires de Rebelo and Cervantes and to studies that address Bakhtinian
perspectives. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En este trabajo, se analiza la primera parte del libro Infortúnios Trágicos da Constante Florinda -
Infortúnios Trágicos I, de Gaspar Pires de Rebelo, publicado en Portugal en el siglo XVII. Ese volumen
trata de la jornada de la protagonista Florinda por el mundo, de forma autónoma y emancipada en dos
fases distintas: en la primera, travestida en Leandro y en la segunda, exponiendo su identidad femenina.
En ambos estados, ella deambula sola por los caminos ocultos donde andan aquellos que no quieren
ser encontrados. Incluso siendo bastante popular en la época de su publicación, apenas en el siglo XXI
este libro fue revisitado para estudios literarios y nuevas ediciones fueron publicadas, tanto en Portugal
como en el Brasil. Considerando esto, se pretende profundizar en la comprensión del papel de la
protagonista Florinda, demostrando que, con el surgimiento de tal personaje, surge también una
heroína moderna seiscientista. Para cumplir los objetivos propuestos, se realiza la lectura de la obra en
estudio bajo la perspectiva bajtiniana del dialogismo, de la carnavalización de la literatura, del realismo
grotesco y de la orientación cronotópica, también con el apoyo de registros históricos de la censura
inquisitorial y del papel de la mujer seiscientista. Se analizan las características representativas de la
configuración de Florinda, tal como las del cronotopo al cual pertenece. Con est e fin, el cronotopo
Mancha, del héroe moderno D. Quijote (cervantino), nortea la concepción de cronotopo creativo y sirve
como parámetro para ese estudio. Así, a partir de las perspectivas mencionadas, se revelan
características modernas de la heroína, a través de los trazos carnavalescos de la obra, principalmente
los siguientes: profanaciones a lo sagrado, mésalliances carnavalescas, coronación-destronamiento y
parodia del amor cortés. En ese sentido, Florinda reivindica a la mujer seiscientista, por medi o de
acciones carnavalescas que representan, de forma velada, su insumisión al sistema patriarcal vigente.
Ella arrebata el derecho de tomar decisiones, contribuyendo para la construcción de una mentalidad
femenina de firmeza y de constancia a sus ideales individuales. La protagonista exhorta a la ruptura de
las limitaciones físicas e intelectuales, impuestas a la figura femenina, reivindicando a sus antecesoras
homónimas (Florinda, la Cava, y la princesa Florinda de Lacedemonia) y también renovando los
parámetros de ingenio y de trasgresión. En vista de eso, tal heroína caracteriza una figura moderna
que surge en el siglo XVII no apenas como representante de su género, mas como un ser humano
incompleto y al mismo tiempo, complejo. Por lo tanto, la relevancia del presente estudio reside en el
hecho de poder colaborar significativamente con las investigaciones literarias – aun escasas – que
rescatan la obra de Gaspar Pires de Rebelo, ofreciendo subsidios tanto para el entendimiento de la
importancia de Infortúnios Trágicos dentro de la historia literaria portuguesa como para su relevancia
social en la cualidad de instrumento de humanización y denuncia. Además, se estima contribuir en los
estudios comparados de la obra de Pires de Rebelo y de Cervantes y en los estudios que abordan
perspectivas bajtinianas. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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