Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Schwantes, Cíntia Carla Moreira | - |
dc.contributor.author | Souza, Flávia de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T20:52:37Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T20:52:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Flávia de Castro. Do silenciamento à escrita autodefinidora de mulheres negras na diáspora: Carolina Maria de Jesus e Maya Angelou. 2021. 158 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43142 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa consistiu em analisar as autobiografias de duas escritoras negras, Diário de Bitita, de Carolina
Maria de Jesus, e Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou, a partir dos conceitos de
experiência e de escrevivência. Examino a construção de uma memória coletiva de mulheres negras na
diáspora, levando em consideração o contexto brasileiro e estadunidense, e suas respectivas formas de
resistência ao sexismo e ao racismo. Sob a perspectiva epistemológica decolonial e feminista negra, busco
compreender, a partir do meu ponto de vista como feminista do Sul Global, sujeitas negras que tomam para
si a escrita das suas próprias narrativas, construindo um modelo feminino negro autorrepresentativo,
autodefinido e empoderador que serve de inspiração para uma nova geração de intelectuais negras. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do silenciamento à escrita autodefinidora de mulheres negras na diáspora : Carolina Maria de Jesus e Maya Angelou | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoria negra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo decolonial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo negro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoria feminina | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research consists of analyzing the autobiographies of two black writers, Diário de Bitita, by Carolina
Maria de Jesus, and I Know Why the Caged Bird Sings, by Maya Angelou, based on the concepts of
experience and “escrevivência”. I investigate the construction of a collective memory of black women in
the diaspora, considering the Brazilian and American context, and their respective forms of resistance to
sexism and racism. Under the decolonial and feminist black epistemological perspective, I try to
understand, from my point of view as a feminist in the Global South, black individual subjects who take
the writing of their own narratives for themselves, building a self-representative, self-defined and
empowering black female model that serves as inspiration for a new generation of black intellectuals. | pt_BR |
dc.contributor.email | sapatosprateados@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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