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dc.contributor.advisorSchwantes, Cíntia Carla Moreira-
dc.contributor.authorSouza, Flávia de Castro-
dc.date.accessioned2022-03-25T20:52:37Z-
dc.date.available2022-03-25T20:52:37Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.date.submitted2021-12-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Flávia de Castro. Do silenciamento à escrita autodefinidora de mulheres negras na diáspora: Carolina Maria de Jesus e Maya Angelou. 2021. 158 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43142-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa consistiu em analisar as autobiografias de duas escritoras negras, Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, e Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou, a partir dos conceitos de experiência e de escrevivência. Examino a construção de uma memória coletiva de mulheres negras na diáspora, levando em consideração o contexto brasileiro e estadunidense, e suas respectivas formas de resistência ao sexismo e ao racismo. Sob a perspectiva epistemológica decolonial e feminista negra, busco compreender, a partir do meu ponto de vista como feminista do Sul Global, sujeitas negras que tomam para si a escrita das suas próprias narrativas, construindo um modelo feminino negro autorrepresentativo, autodefinido e empoderador que serve de inspiração para uma nova geração de intelectuais negras.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDo silenciamento à escrita autodefinidora de mulheres negras na diáspora : Carolina Maria de Jesus e Maya Angeloupt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordAutobiografiapt_BR
dc.subject.keywordAutoria negrapt_BR
dc.subject.keywordFeminismo decolonialpt_BR
dc.subject.keywordFeminismo negropt_BR
dc.subject.keywordAutoria femininapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research consists of analyzing the autobiographies of two black writers, Diário de Bitita, by Carolina Maria de Jesus, and I Know Why the Caged Bird Sings, by Maya Angelou, based on the concepts of experience and “escrevivência”. I investigate the construction of a collective memory of black women in the diaspora, considering the Brazilian and American context, and their respective forms of resistance to sexism and racism. Under the decolonial and feminist black epistemological perspective, I try to understand, from my point of view as a feminist in the Global South, black individual subjects who take the writing of their own narratives for themselves, building a self-representative, self-defined and empowering black female model that serves as inspiration for a new generation of black intellectuals.pt_BR
dc.contributor.emailsapatosprateados@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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