Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43152
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CleonicePereiradoNascimentoBittencourt.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Infância e TDICs: a tríade cuidar-educar-brincar no campo educativo da criança de 0 a 3 anos na pandemia COVID-19
Autor(es): Bittencourt, Cleonice Pereira do Nascimento
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Educação de crianças
Tecnologia da informação e da comunicação
Pandemia
Tecnologia educacional
Covid-19
Data de publicação: 28-Mar-2022
Referência: BITTENCOURT, Cleonice Pereira do Nascimento. Infância e TDICs: a tríade cuidar-educar-brincar no campo educativo da criança de 0 a 3 anos na pandemia COVID-19. 2021. 201 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A pandemia da COVID-19 provocou impactos em todas as dimensões da vida social e educativa de crianças de 0 a 3 anos, no Brasil e no mundo, introduzindo-as ainda mais no mundo digital e no campo educativo via espaços virtuais para cuidar-educar-brincar. Esta pesquisa tem por objetivo analisar o uso da TDICs como espaço virtual e possíveis implicações e efeitos nas relações dos sujeitos que operam as funções de cuidar-educar - brincar com bebês e crianças bem pequenas, em instituição escolar, no contexto de pandemia, a partir do cenário no projeto emergencial “ESCOLA EM CASA - DF” e espaços virtuais de uma escola pública da rede de ensino do Distrito Federal - DF. Partiu-se da hipótese: a díade infância e a tecnologia digital produz efeitos e implicações na constituição do laço social e educativo dos sujeitos envolvidos no contexto educativo da criança de 0 a 3 anos, ao cuidar-educar-brincar quando as relações ocorrem nos espaços virtuais das TDICs em uma situação social crítica de pandemia. A pesquisa empírica, de abordagem qualitativa na perspectiva da Psicanálise e da Educação, configurou-se em estudo de caso múltiplo com os participantes-sujeitos (6 professoras, 3 mães e 3 crianças) e apresenta a compreensão dos sentidos dos discursos revelados na observação (ROSA e DOMINGUES, 2010, p.185), na conversação, nas entrevistas e no jogo digital respondido pelas crianças. Os dados foram analisados a partir dos eixos cuidar-educar-brincar e organizados em três (3) tempos: Tempo de Ver, Tempo de Compreender e Tempo de Concluir. As análises mostram que as TDICs possibilitaram um espaço virtual para encontros e desencontros nas relações dos sujeitos que compõem a relação tríade para cuidar-educar-brincar, em que a voz, o olhar e a palavra fizeram sentidos, amenizando os desafios e os afetos de mal-estar com efeitos no laço social e educativo. Este estudo também evidenciou o impacto das políticas públicas emergenciais e suas normativas sobre a docência, a criança e as famílias com consideráveis implicações no que tange à situação socioeconômica e à exclusão devido ao precário poder de compra dos artefatos tecnológicos com inevitáveis dificuldades de acesso ao espaço virtual da sala de aula. Importante constatar os sentimentos de “falta” da escola física como campo de socialização para a criança pequena presentificados em seus discursos. Assim sendo, apesar dos entraves e diante da impossibilidade freudiana do educar, as TDICs foram espaços virtuais relevantes para sustentar as relações educativas no contexto emergencial da Pandemia de COVID-19 (2020 - 2021).
Abstract: The COVID-19 Pandemic made an impact in all dimensions such as social life along with educational matters in children from 0 to 3 years old in Brazil and around the world, introducing them even more on the digital world as well on the educational environment through virtual ambience to care-educate and play. The objective of this research is to analyze the use of DICT’s as virtual space and its possible implications plus effects on the relationships between people that work on care-educate and play with infant and children at school during pandemic time, as a reference from the emergency project “ESCOLA EM CASA -DF” and virtual spaces in a public school from the education network of Distrito Federal – DF. Coming from the hypothesis: the dyad childhood and digital technology induce effects and implications on the constitution of a social and educative link from the subjects involved in the educative context of children from 0 to 3 years old, from care-educate and play when the relations occur on the virtual spaces of DICT’s in a critical social situation during the pandemic. The empiric research, in a qualitative approach deriving from the perspective of Psychoanalysis and Education, had place in a study of multiple case with participants-subjects (6 teachers, 3 mothers, and 3 children) and presents comprehension of the senses of the narratives reveled on observation, conversation, interview, and digital games answered by the kids. The data gathered were analyzed taking into consideration care-educate and play matters, organizing them in three (3) moments: Moment to See, Moment to Comprehend and Moment to Accomplish. The analyses showed that the DICT’s made possible a virtual space destined to coming and goings on the relationships between the subjects that constitute the triad care-educate and play, where the voice, the look and the word made sense, easing the challenges and the malaise with effects on social and educational link. This study also evinced the impact of emergency public politics together with normative regarding the teaching, the child, and the families with relevant implications involving socioeconomics circumstances and exclusion due to decreased purchasing power of technologic artifacts with unpreventable difficulties of access on virtual space in the classroom. Important establish the feeling of absence of the physical school plus socialization in the interest the infant who occasionally expresses it. Therefore, although the issues and in front of the Freudian impossibility concerning education, as DICT’s were virtual spaces relevant for sustaining the educative relationships in context of the emergency during the COVID-19 Pandemic.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.