Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leal, Soraya Coelho | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Synthia Martins | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T17:16:45Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T17:16:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-13 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Synthia Martins. Intervenções educacionais lúdicas e alfabetização em saúde para crianças: uma revisão sistemática. 2021. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43165 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, Programa de Pós-Graduação em em Odontologia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivos: Avaliar sistematicamente a literatura sobre intervenções educacionais lúdicas em
alfabetização em saúde voltadas para crianças entre 6 e 12 anos de idade, a fim de determinar
a efetividade destas no ganho em conhecimento em saúde, na alteração de comportamentos em
saúde e no tempo de retenção do conhecimento adquirido.
Métodos: Foram pesquisadas as bases de literaturas científicas Cochrane Library, EMBASE,
LILACS, PubMed, Scopus, e Web of Science até 11/2021. Além destas, buscou-se literatura
cinzenta no Google Acadêmico, OpenGrey e ProQuest Dissertações e Teses. Foram incluídos
ensaios clínicos randomizados, quasi-randomizados ou não randomizados, cujo desfecho
primário foi alfabetização em saúde em crianças. Dois revisores independentes realizaram a
seleção dos estudos, extração dos dados, avaliação crítica da metodologia (Instituto Joanna
Briggs), e a classificação da avaliação da certeza da evidência (GRADE). Devido à
heteregeneidade dos estudos, os dados foram avaliados de forma descritiva.
Resultados: Onze estudos, de um total de 790 encontrados, foram incluídos para análise. A
maioria dos estudos foi do tipo randomizado (n = 10), sendo o tema mais estudado a prevenção
à obesidade (n=5). Todos apresentaram baixa qualidade metodológica. As intervenções mais
utilizadas foram jogos, drama e teatro. Apesar da maior parte dos estudos apontar para um
aumento no conhecimento em saúde, com base nos dados apresentados, não é possível afirmar
se esse conhecimento se mantém ao longo do tempo, se é capaz de mudar comportamentos em
saúde e se levará a uma efetiva adoção de um estilo de vida mais saudável.
Conclusões: A alfabetização em saúde por meio de métodos lúdicos parece estar relacionada
a um aumento do conhecimento em saúde e à mudança de comportamentos em saúde. Porém,
a literatura foi inconclusiva em relação ao impacto disso na adoção de um estilo de vida saudável.
Pesquisas futuras com menos limitações e melhores desenhos metodológicos poderão ajudar
na escolha da melhor estratégia de intervenção para a alfabetização em saúde, com vistas ao
desenvolvimento de crianças e jovens mais saudáveis.
Registro: Esta revisão sistemática tem registro na University of York, National Institute for Health
Research (NIHR) – PROSPERO (International Prospective Register of Systematic Reviews),
https://www.crd.york.ac.uk/prospero/, com o número de registro: CRD42021219883. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Intervenções educacionais lúdicas e alfabetização em saúde para crianças : uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento em saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática em saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Revisão sistemática | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Massignan, Carla | - |
dc.description.abstract1 | Objectives: To systematically evaluate the literature on playful educational interventions in health
literacy aimed at children aged 6 to 12 years, in order to determine their effectiveness in the gain
in health knowledge; in changing health behaviors and in the retention time of the acquired
knowledge.
Methods: The databases of the Cochrane Library, EMBASE, LILACS, PubMed, Scopus, and
Web of Science until 11/2021 were searched. In addition, gray literature was searched through
Google Scholar, OpenGrey and ProQuest Dissertations and Theses. Randomized, quasi-
randomized or non-randomized clinical trials, whose primary outcome was health literacy in
children, were included. Two independent reviewers performed the studies’ selection, data
extraction, critical evaluation of the methodology (Joanna Briggs Institute), and the classification
of the rate of certainty of evidence (GRADE). Due to the heterogeneity of the studies, the data
were qualitatively evaluated.
Results: Eleven studies, out of a total of 790 found, were included for analysis. Most studies were
randomized (n = 10), being the prevention of obesity the most studied topic (n=5). All presented
low methodological quality. The most used interventions were games, drama and theater.
Although most studies pointed to an increase in health knowledge, on the basis of the data
presented, it is not possible to determine wether such knowledge increase is maintained over
time, if it is capable of changing health behaviors and if it leads to an effective adoption of a
healthier lifestyle.
Conclusions: Health literacy through playful methods seems to be related to an increase in
health knowledge and change in health behaviors. However, the literature was inconclusive
regarding the impact of this on the adoption of a healthy lifestyle. Future research with fewer
limitations and better methodological designs may help in choosing the best intervention strategy
for health literacy, aiming to the development of healthier children and young adults.
Registration: This systematic review is registered at the University of York, National Institute for
Health Research (NIHR) – PROSPERO (International Prospective Register of Systematic
Reviews), https://www.crd.york.ac.uk/prospero/, with the registration number: CRD42021219883. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Odontologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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