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Título: Interpretações de si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico
Autor(es): Macena, Matheus Sousa de
E-mail do autor: matheus_sm5@live.com
Orientador(es): Barbato, Silviane Bonaccorsi
Assunto: População LGBT
Trajetórias educacionais
Pandemia
Cronotopos
Covid-19
Data de publicação: 29-Mar-2022
Referência: MACENA, Matheus sousa de. Interpretações de si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico. 2021. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a produção de significados nas interpretações de si, do outro e do mundo de graduandos LGBT em suas trajetórias educacionais na experiência liminar da pandemia de COVID-19. A pandemia resultou no fechamento dos espaços físicos das universidades, levando os alunos a novas condições de socialização e aprendizagem, envolvendo mudanças nas trajetórias de vida e uma fase transitória de liminaridade. Foi realizado um estudo longitudinal durante a pandemia com dois estudantes universitários por meio da produção de semanários e de duas entrevistas narrativas, analisando os dados por meio de Análise Dialógica Temática. Os resultados mostram a pandemia como uma crise em continuidade e uma experiência liminar marcada por transições e ambivalências. Os sentidos são produzidos a partir da negociação entre o conhecido e o novo, voltada para a busca de um cotidiano equilibrado no contexto do distanciamento social. Isso apresenta incertezas sobre o futuro profissional e gera processos reflexivos sobre o cotidiano, as alternativas e possibilidades, e novas dinâmicas de agência e autorregulação. Em relação à questão LGBT, há uma negociação de posições na mudança do cronotopo, com interações que buscam a harmonia entre o estar em casa com a família e o contato com os amigos no espaço universitário.
Abstract: This study aimed to analyze the meaning production in the interpretations of self, the other and the world of LGBT undergraduates in their educational trajectories in the liminal experience in the COVID-19 pandemic. The pandemic resulted in the closure of the physical spaces of universities, leading students to new conditions of socialization and learning, implying changes in the courses of life and a transitional phase of liminality. During the pandemic, the longitudinal study was carried out with two university students through the weekly production and two narrative interviews, analyzing the data through Dialogic Thematic Analysis. Results indicated that changes in meaning production and ambivalences marked his interpretation of self, other and extended ongoing event. Meaning orientations were guided by the negotiation between the known and the new focused on the search for a balanced routine in the context of social distancing with uncertainties regarding the professional future, generating processes of reflexivity about daily life, alternatives, and possibilities, prompting by new dynamics of agency and self-regulation. As LGBT, positions were negotiated in a changing chronotope, oriented to harmonize being at home with family, friends, and university space.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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