Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar | - |
dc.contributor.author | Galvão, Evelyn da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T19:16:51Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T19:16:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-17 | - |
dc.identifier.citation | GALVÃO, Evelyn da Silva. Maquete ecopedagógica para o Ensino Básico de Ciências Ambientais: o ciclo da água no meio urbano do Distrito Federal, Brasil. 2021. 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43177 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho, apresenta o processo de confecção de uma maquete ecopedagógica,
como produto exigido para obtenção do título de Mestrado, Profissionalizante, no Ensino
das Ciências Ambientais, no polo da Universidade de Brasília (UnB), que tem como
objetivo ilustrar de forma lúdica e interativa, para estudantes do ensino básico das ciências
ambientais, os danos causados pela impermeabilização do solo às águas subterrâneas em
regiões urbanas, em especial no Distrito Federal (DF), além dos prejuízos causados pelos
sistemas de drenagem insuficientes e a possibilidade de alternativas de drenagens
sustentáveis. A partir dessa perspectiva, pretende-se inserir uma visão holística para o
ciclo hidrológico em uma abordagem interdisciplinar. Para contextualizar, de maneira
mais fidedigna possível, a fase de infiltração hídrica do ciclo hidrológico no Distrito
Federal, dados de pesquisas da UnB sobre o comportamento geológico, bem como das
águas subterrâneas do DF, foram parâmetros para a confecção da maquete que foi baseada
no modelo mais frequente proposto para a região, qual seja, um aquífero poroso em solo,
sobreposto a um aquífero rochoso e fraturado. A maquete compreende uma caixa de
acrílico transparente com dimensões de 50 x 35 x 35cm, subdividida transversalmente ao
meio para representar e poder comparar duas situações urbanas de infiltração, desde a
superfície até os dois aquíferos, além do escoamento superficial das águas pluviais. Uma
situação simula o sistema de drenagem urbano atual do DF, de baixa permeabilização e
infiltração, denominado de tradicional, no qual as galerias urbanas direcionam as águas
pluviais para o corpo hídrico mais próximo, enquanto a outra busca demonstrar um
sistema de drenagem alternativo que considera o fluxo natural da água de chuva, quer
seja recompondo sua capacidade de infiltração em áreas verdes ou captando e
armazenando as águas pluviais. Com isolamento social imposto pelas medidas restritivas,
devido a pandemia do novo coronavírus, foi descrita uma sugestão de aplicação futura da
maquete em aula, no Parque Ecológico de Águas Claras, com o emprego do método de
grupo focal para a verificação de efetividade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Maquete ecopedagógica para o Ensino Básico de Ciências Ambientais : o ciclo da água no meio urbano do Distrito Federal, Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Maquete ecopedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclo hidrológico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Drenagem urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work, presents the process of making an eco-pedagogical scale model, as a product
required for obtaining the title of master’s degree, professional, in the teaching of
environmental sciences, at the pole of the University of Brasilia (UnB), which aims to
illustrate in a playful and interactive way, for students of basic education in environmental
sciences, the damage caused by soil sealing to groundwater in urban regions, especially
in the Federal District (DF), in addition to the damage caused by insufficient drainage
systems and the possibility of alternative sustainable drainage. From this perspective, it
is intended to insert a holistic vision for the hydrological cycle in an interdisciplinary
approach. To contextualize, in the most reliable way possible, the water infiltration phase
of the hydrological cycle in the Federal District, data from UnB's research on the
geological behavior, as well as the groundwater of the Federal District, were parameters
for the making of the maquette that was based on the most frequent model proposed for
the region, which is, a porous aquifer in soil, overlaid on a rocky and fractured aquifer.
The model comprises a transparent acrylic box with dimensions of 50 x 35 x 35cm,
transversely subdivided in the middle to represent and compare two urban situations of
infiltration, from the surface to the two aquifers, in addition to the surface runoff of
rainwater. One situation simulates the current urban drainage system of DF, of low
permeabilization and infiltration, called traditional, in which the urban galleries direct
rainwater to the nearest water body, while the other seeks to demonstrate an alternative
drainage system that considers the natural flow of rainwater, either by recomposing its
infiltration capacity in green areas or by capturing and storing rainwater. With social
isolation imposed by restrictive measures, due to the pandemic of the new coronavirus, a
suggestion for future application of the model in class, in the Ecological Park of Águas
Claras, was described, using the focus group method to verify its effectiveness. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:vilyngal@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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