Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vieira, Maria Clarisse | - |
dc.contributor.author | Lopes, Rosimeire Aguiar Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T20:25:45Z | - |
dc.date.available | 2022-03-30T20:25:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-15 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Rosimeire Aguiar Pereira. O ENCCEJA no contexto formativo dos estudantes: uma análise sobre a certificação via exames no Distrito Federal. 2021. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43206 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) busca assegurar àqueles, cujas trajetórias escolares não
seguiram o percurso regular, o gozo de seu direito à educação. Para atender as especificidades
destes sujeitos, a EJA pode ser ofertada por meio de cursos e exames. Todavia, observa-se uma
disparidade entre as duas formas de oferta, na medida em que a adesão ao ENCCEJA (Exame
Nacional para certificação de Competências de Jovens e Adultos) cresce em todo o país e, em
contrapartida, evidencia-se a retração nas matrículas na modalidade presencial de EJA. A
incidência deste fenômeno suscita reflexões sobre as finalidades do exame, seu potencial
formativo e os pressupostos políticos, ideológicos e epistemológicos que o orientam. Desse
modo, este estudo tem por objetivo compreender as perspectivas de formação dos educandos e
os fatores intervenientes que influenciam seus itinerários formativos, correlacionando-os com as
concepções que estruturam o ENCCEJA, como instrumento avaliativo, certificador e indutor de
políticas públicas. A pesquisa empreende a análise à luz do materialismo histórico-dialético,
considerada a natureza multidimensional e as contradições inerentes à EJA e às políticas de
certificação, como parte de um projeto de formação para a classe trabalhadora. Nesse sentido,
a investigação com uma abordagem quali-quantitativa, se orienta pela revisão da literatura e da
legislação pertinente ao tema, análise documental das sinopses estatísticas produzidas pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, dados provenientes do
levantamento efetuado nas fichas cadastrais de estudantes de oito escolas de Ceilândia-DF,
para verificação da taxa de migração do modelo presencial para o ENCCEJA, e entrevistas
narrativas conduzidas com oito educandos que pretendem participar ou já se certificaram através
do exame. Observa-se que os educandos aspiram uma educação que viabilize o acesso a
direitos, uma formação como instrumento de humanização, por meio do trabalho. Todavia, os
eixos norteadores do ENCCEJA apontam para uma educação minimalista que, pautada nas
competências, não problematiza questões fundamentais para o desenvolvimento dos sujeitos
como seres críticos e reflexivos. Sendo assim, por mais que se reconheça o papel do ENCCEJA
no processo de democratização do ensino, o exame requer uma reestruturação de suas bases
para que acolha as necessidades dos educandos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ENCCEJA no contexto formativo dos estudantes : uma análise sobre a certificação via exames no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exame Nacional para certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Youth and Adult Education (EJA) seeks to ensure that those whose school itineraries
have not followed the regular path enjoy their right to education. In order to meet the specificities
of these individuals, EJA can be offered through courser and exams. However, there is a disparity
between the two forms of offer, as accession to ENCCEJA (National Exam for Certification of
Skills for Young People and Adults) grows across the country and, on the other hand there is
evidence of a retraction in enrollment in the face-to-face EJA courses. The incidence of this
fenômeno raises reflections on the purposes of the exam, its formative potential and the political,
ideological and epistemological assumptions that guide it. Thus, this study aims to understand
the educational perspectives of students and the intervening factors that influence their formative
journeys, correlating them with the conceptions that structure ENCCEJA, as an evaluation, a
certifying exam, and na inducing tool for public policies. The research undertakes the analysis
according historical-dialectical materialism, considering the multidimensional nature and the
inherent contradictions of EJA and certification policies, as part of the educational project for the
working class. In this regard, the investigation, with a qualitative-quantitative approach is guided
by a review of the literature and legislation relevant to the topic, documental analysis of statistical
synopses produced by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira,
data from the survey carried out in the registration forms of studentes from eight schools located
in Ceilândia-DF, to verify the migration rate from face-to-face format to ENCCEJA, and narrative
interviews conducted with students who intend to participate or who have already been certified
through the exam. It is observed that students aspire to an education that enables access to
rights, an education as an instrument of humanization, through work. However, ENCCEJA's
guiding principles point to a minimalist concept of education, based on competences, that does
not problematize fundamental issues for the development of individuals as critical and reflective
beings. Thus, as much as the role of ENCCEJA in the process of democratization of education is
recognized, the exam requires a restructuring of its bases so that it fits the needs of students. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|