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ARTIGO_FalaEgocentricaUtilizada.pdf609,1 kBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.authorCavaton, Maria Fernanda Farah-
dc.date.accessioned2022-03-31T12:07:50Z-
dc.date.available2022-03-31T12:07:50Z-
dc.date.issued2018-02-02-
dc.identifier.citationCAVATON, Maria Fernanda Farah. A fala egocêntrica utilizada pela criança em atividade escolar de escrita. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 23, n. 51, p. 449-472, 2018. DOI: 10.26512/lc.v23i51.8242. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8242. Acesso em: 16 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43220-
dc.description.abstractObjetivamos pesquisar a fala egocêntrica utilizada por quatro crianças de seis anos ao soletrar em atividades de escrita livre. A função auto organizadora dessa fala está embasada na teoria vigotiskiana que discute a relação pensamento e fala. Numa abordagem quali-quanti de pesquisa, analisamos três sessões individuais com cada criança gravadas em vídeo, anotando a frequência de uso dessa fala e analisando cada processo de escrita. Os resultados mostraram a construção da escrita como um processo mediado pela relação escrita e fala egocêntrica. Duas crianças falaram mais e produziram mais, sendo as demais, uma já alfabetizada e outra pouco produziu. A fala egocêntrica de repetir sons de letras favorece a consciência fonêmica e a busca na memória da palavra a ser escrita. Portanto, as falas desempenham funções importantes em atividades escolares.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA fala egocêntrica utilizada pela criança em atividade escolar de escritapt_BR
dc.title.alternativePrivate speech in school writen activitiespt_BR
dc.title.alternativeHabla egocéntrica utilizada por niño en actividades de escritura en la escuelapt_BR
dc.title.alternativeLe discours égocentrique utilisé par enfant l’ors d’activités d’écriture à l'écolept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.keywordFalapt_BR
dc.subject.keywordPensamentopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordEscritapt_BR
dc.rights.licenseCopyright (c) 2018 LC (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribution 4.0 nnternational License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8242. Acesso em: 16 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8242pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this paper is to investigate the private speech used by four children aged six while spelling words in free written activities. The self-organizing function of this speech is based on Vygotisky’s theory that discusses the link between thought and speech. In a qualitative-quantitative research approach, we analyzed three individual sessions with each child recorded in video, noting the frequency use of this speech and analyzing each writing process. The results showed the construction of writing as a process mediated by the written relationship and private speech. Two children spoke more and produced more, the other two being one already literate and another little produced. The egocentric speech of repeating letter sounds favors phonemic awareness and the memory search for the word to be written. Therefore, speech plays important role in school activities.pt_BR
dc.description.abstract2Investigamos el habla egocéntrica expresada por cuatro niños de seis años al deletrear palabras en actividades de escritura libre. La función autoorganizadora de este tipo de habla está basada en la teoría vigotiskiana que discute la relación pensamiento y lenguaje. Desde una perspectiva de análisis mixta (cualitativa e cuantitativa), indagamos lo ocurrido en tres sesiones individuales, grabando en vídeo, anotando la frecuencia de uso de este tipo de habla y analizando cada expresión producida en la escritura. Los resultados mostraron la construcción de la escritura como un proceso mediado por la relación entre escritura y habla egocéntrica. Dos niños hablaron más y produjeron más, siendo los otros, uno ya alfabetizado y otra que produjo poco durante la actividad. El habla egocéntrica, repetir sonidos de letras, favorece la conciencia de los fonemas y la búsqueda en la memoria de la palabra a ser escrita. Las hablas egocéntricas desempeñan funciones importantes en las actividades escolares.pt_BR
dc.description.abstract3Nous visons étudier le discours égocentrique utilisé par quatre enfants de six ans alors qu’ils épelaient dans des activités d’écriture libre. La fonction d’auto-organisation de ce discours est basée sur la théorie de Vigotisk qui discute la relation entre la pensée et le langage. Dans une approche de recherche qualitative-quantitative, nous avons analysé trois sessions individuelles avec chaque enfant enregistré en vidéo, en notant la fréquence d’utilisation de ce discours et en analysant chaque processus d’écriture. Les résultats ont montré que la construction de l’écriture est un processus médiatisé par la relation entre l’écriture et le discours égocentrique. Le discours égocentrique de la répétition des sons favorise la conscience phonémique et la recherche, en mémoire, du mot à écrire. Par conséquent, la parole joue un rôle important dans les activités scolaires.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4170-3891pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
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