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1982_MarizaMonteiroBorges.pdf
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dc.contributor.advisorTodorov, João Claudio-
dc.contributor.authorBorges, Mariza Monteiro-
dc.date.accessioned2022-03-31T18:46:01Z-
dc.date.available2022-03-31T18:46:01Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.date.submitted1982-
dc.identifier.citationBORGES, Mariza Monteiro. Efeitos de dois procedimentos na aprendizagem de cadeias comportamentais. 1982. viii, 82 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 1982.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43235-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde,1982.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo foi realizado com o objetivo de verificar os efeitos produzidos pelos procedimentos backward (T) e forward (F) na aquisição de cadeias de resposta. O procedimento para trás começa com a última resposta da cadeia, o procedimento para frente com a primeira resposta. Trinta e oito estudantes universitários serviram como sujeitos. Eles foram divididos em dois grupos experimentais iguais: 'Grupo T - cadeia para trás primeiro, e Grupo F - cadeia para frente' primeiro. Cada sujeito foi obrigado a aprender oito cadeias de seis elos, quatro com cada procedimento. Os procedimentos para trás e para frente foram alternados. A ordem das cadeias a serem aprendidas era a mesma para todas as disciplinas. Apenas o tipo de procedimento empregado para ensinar as cadeias foi invertido. São apresentados o número de erros cometidos por cada sujeito nas duas condições experimentais, bem como as pontuações médias de erro para cada cadeia em cada condição. O procedimento forward demonstrou ser superior ao procedimento backward na aquisição das cadeias de resposta. Os resultados obtidos são discutidos em relação: (a) ao reforço direto de cada resposta na cadeia; (b) a história pregressa do sujeito com procedimento avançado; e (c) a repetição de cada resposta aprendida antes de adquirir as cadeias completas. Esses fatores são analisados como variáveis responsáveis pela superioridade do procedimento forward. Alguns problemas observados no procedimento backward são apontados e discutidos. O autor enfatiza que a prescrição de técnicas de modificação de comportamento não deve ser feita antes de saber? a história pregressa do sujeito e seu repertório.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.titleEfeitos de dois procedimentos na aprendizagem de cadeias comportamentaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordComportamento - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstímulos comportamentaispt_BR
dc.description.abstract1This study was performed in order to verify the effects produced by backward (T) and forward (F) procedures on the acquisition of response chains. The backward procedure starts with the last response of the chain, the forward procedure with the firts response. Thirtyeight university students served as subjects. They were divided into two equal experimental groups : 'Group T--backward chain first , and Group F--forward chain 'first. Each subject was required to learn eight six-link chains, four with each procedure. Backward and forward procedures were alternated. The order of the chains to be learned was the same for all subjects . Only the type of procedure employed to teach the chains was reversed. The number of errors made by each subject in the two experimental conditions are presented, as well as mean error scores for each chain in each, condition. The forward procedure was demonstrated to be superior to the backward procedure in the acquisition of the response chains. The results obtained are discussed with respect to: (a) the direct reinforcement of each response in the chain; (b) the subjects past history with forward procedure; and (c) the repetition of each learned response before acquiring the complete chains. These factors are analyzed as variables responsible for the superiority of the forward procedure. Some problems observed in the backward procedure are pointed out and discussed. The author emphasizes that the prescription of behavior modification techniques should not be made before knowing? the subject'-s past history and his/her repertoire.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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