Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43243
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1978_VaniaMariaMaciel.pdf
Restrito
2,8 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Título: Diferenças de sexo e idade no comportamento agressivo de crianças de dois a cinco anos
Autor(es): Maciel, Vania Maria
Orientador(es): Mettel, Thereza Pontual de Lemos
Assunto: Crianças - comportamento
Agressividade
Crianças - pré-escola
Data de publicação: 31-Mar-2022
Referência: MACIEL, Vania Maria. Diferenças de sexo e idade no comportamento agressivo de crianças de dois a cinco anos. 1978. xi, 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 1978.
Resumo: O presente estudo se propôs a verificar as diferenças de sexo e idade no comportamento agressivo de 48 crianças pré-escolares brasileiras. Para isso foram definidas e testadas oito categorias de agressão: Tomar, Provocar Ameaçar, Interromper a Brincadeira, Revidar, Revidar em Defesa, Despeito e Acidental, partindo-se das definições de Margareth Manning (1972). As observações foram feitas no parque em situação de recreação livre, usando várias técnicas de registro de comportamentos. Os principais dados indicaram que os meninos apresentam maior incidência nos tipos de agressão, definidos neste estudo, como também as crianças mais novas, sem diferenciação de sexo. As crianças da amostra foram classificadas com relação ao comportamento agressivo como Iniciadoras, Recebedoras e Intermediarias. Também foram divididas em três classes de comportamento agressivo, Alta, Média e Baixa. Das oito categorias de agressão definidas neste trabalho, três são inteiramente novas na literatura com crianças e parecem ser típicas das crianças Brasileiras estudadas.
Abstract: Sex and age differences on aggressive behavior were invés; tigated in pre-school Brazilian children. Eight categories of aggressive behaviour were defined and tested. These categories, originally devised from Margareth Manning's work were the following: To take from, To provoke, To threaten, To interrumpt - play, To strike back, To strike back‘in defense of other, Despite and Accidental. The observations were made in free play situation in the school playground. Diversified behavior observation techniques w£ re used. Reliability was tested. The main findings showed that boys had a higher frequency of aggressive behavior, as well as the younger children, in general, irrespective of sex. The children in the sample were classified into three groups regarding aggressive behavior: Starters, Receives and Intermediaries. They also were divided into three classes of aggressive behavior: High, Medium and Low. Three of the categories were devised for this study and seem to reveal peculiarities of aggression of the Brazilian children studied.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, 1978.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.