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2021_BarbaraAkemiSato.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCastioni, Remi-
dc.contributor.authorSato, Bárbara Akemi-
dc.date.accessioned2022-03-31T20:49:29Z-
dc.date.available2022-03-31T20:49:29Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.date.submitted2021-12-22-
dc.identifier.citationSATO, Bárbara Akemi. Licenciaturas interdisciplinares na universidade de Brasília: novos caminhos para a formação docente. 2021. 110 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43246-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA dissertação teve como principal objetivo investigar como o acesso diferenciado pode proporcionar uma nova forma de ingresso e contribuir para atrair interessados à carreira docente do magistério da educação básica. A metodologia utilizada de natureza qualitativa, ancorou-se em fontes bibliográficas, análise documental e entrevistas semiestruturadas entre egressos de um dos programas conduzidos há alguns anos pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília em parceira com a Secretaria de Educação do Distrito Federal. O Curso de Pedagogia para Professores em Exercício no Início de Escolarização – PIE, serviu de referência para a proposição de um modelo de acesso à UnB, baseado nas escolhas que os estudantes terão que realizar no âmbito do novo ensino médio. Com base em tais escolhas propôs-se um acesso por grandes áreas, cujo percurso os estudantes desenvolverão ciclos formativos em formato interdisciplinar, com certificações intermediárias até fazerem a opção final para um eixo formativo profissional. Foram analisados normativos legais no contexto da educação nacional e especificamente sobre formação docente, tais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei no 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Resolução CNE/CP no 2/2017), a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica – BNC/Formação (Resolução CNE/CP no 2/2019). Como resultado dessa investigação, o Produto Técnico apresenta uma proposta de licenciatura interdisciplinar para a Universidade de Brasília, que dialoga com o Programa de Avaliação Seriada – PAS e, principalmente, resgata as ideias de Anísio Teixeira e o seu projeto inovador pensado para a Universidade de Brasília.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLicenciaturas interdisciplinares na universidade de Brasília : novos caminhos para a formação docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLicenciatura Interdisciplinarpt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subject.keywordTeixeira, Anísio, 1900-1971 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrograma de Avaliação Seriada (PAS)pt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The main objective of the dissertation was to investigate how differentiated access can provide a new form of entry and contribute to attracting interested parties to teaching careers in basic education teaching. The methodology used was qualitative in its nature, based on bibliographic sources, document analysis and semi-structured interviews among graduates of one of the programs carried out a few years ago by the Faculty of Education of the University of Brasília in partnership with the Department of Education of the Federal District. The Pedagogy Course for Working Teachers at the Beginning of Schooling – PIE, served as a reference for the proposition of a model of access to UnB, based on the choices that students will have to make in the context of the new high school. Based on these choices, it was proposed the access by large areas, in which students will develop training cycles in an interdisciplinary format, with intermediate certifications until they make the final option for a professional training axis. Legal norms were analyzed in the context of national education and specifically on teacher training, such as the Federal Constitution of 1988, the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB (Law no 9,394/1996), the Common National Curriculum Base - BNCC (CNE/CP Resolution No. 2/2017), the Common National Base for the Initial Training of Basic Education Teachers - BNC/Training (Resolution CNE/CP No. 2/2019). As a result of this investigation, the Technical Product presents a proposal for an interdisciplinary degree for the University of Brasília, which dialogues with the Serial Assessment Program - PAS and, mainly, rescues the ideas of Anísio Teixeira and his innovative project designed for the University from Brasilia.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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