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1978_AngelaMariaCristinaUchoaBranco.pdf
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dc.contributor.advisorMettel, Thereza Pontual de Lemos-
dc.contributor.authorBranco, Ângela Maria Cristina Uchoa de Abreu-
dc.date.accessioned2022-03-31T20:53:02Z-
dc.date.available2022-03-31T20:53:02Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.date.submitted1978-11-
dc.identifier.citationBRANCO, Ângela Maria Cristina Uchoa de Abreu. Estudo etológico do episódio pró-social. 1978. xiii, 202 f., il. Dissertação Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 1978.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43247-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, 1978.pt_BR
dc.description.abstractA investigação dos fatores envolvidos na determinação e controle do comportamento pró-social tem se desenvolvido, preferencialmente, no contexto de situações experimentalmente planejadas com tal. objetivo. Visando proporcionar um maior número de informações acerca das manifestações pró-sociais em ambiente natural, o presente trabalho procurou desenvolver técnicas apropriadas a um estudo descritivo das sequências componentes do episódio pró-social, observado entre crianças pré-escolares. Com base nas observações, os eventos comportamentais associados ao episódio foram categorizados e codificados, algumas técnicas de observação etológica sendo testadas e adaptadas ao estudo das sequências pró-sociais. Uma vez selecionada a técnica - comentário categórico de eventos e elaborado um instrumento observacional adequado, 35 crianças de ambos os sexos foram observadas num total de 39,22' horas, no ambiente da sala de aula. Efetuou-se, então, uma análise da incidência ' dos comportamentos pró-sociais segundo o sexo das crianças ' participantes do episódio, e os diferentes contextos em que' tais episódios ocorriam. Os eventos antecedentes e consequentes ao ato pró-social também foram analisados e discutidos ' em termos do papel por eles, provavelmente, exercido na aprendizagem e desempenho de tais comportamentos. A adequação do instrumento e da técnica foi, finalmente, discutida em termos da precisão com que os registros foram efetuados e os dados sequenciais coletados, sendo apresentadas sugestões para pesquisas futuras.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.titleEstudo etológico do episódio pró-socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComportamento - análisept_BR
dc.subject.keywordControle (Psicologia)pt_BR
dc.subject.keywordCrianças - comportamentopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - educação pré-escolarpt_BR
dc.description.abstract1The factors which may play a role in controlling the proxocial behaviour among children and adults, have usually been investigated through experimental designs, within the context of laboratories, game or field situations. The present study aims, basically, to provide a set of informations concerning the natural occurring behaviour of preschool children by describing the sequences involved in the prosocial interactions. From the observational data collected, the behavioural events associated with the prosocial episode were classified and codified, and some techniques derived from ethological observations were adapted to study the pro— social sequences. After the selection of an appropriate’ methodology - a "running commentary of events" was employed, 35 children of both sexes were observed for 39,22 hours during indoor activities. The frequencies of the prosocial episodes were analyzed according to children’s sex and activities. ’Antecedent and consequential events were also examined and their role on learning and performance of prosocial acts discussed. It was also discussed the adequacy of the observational techniques in collecting the sequential data, as well as some other peculiarities of prosocial episodes, Some suggestions for future research are presented.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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