Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43248
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaCarolinaCoutoPereiraPintoBarbosa.pdf8,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Constitucionalismo, elitismo e capital : o equilíbrio difícil entre justiça social e neoliberalismo nas disputas constituintes da década de 1980
Autor(es): Barbosa, Ana Carolina Couto Pereira Pinto
Orientador(es): Paixão, Cristiano
Assunto: Assembléias constituintes
Sistema financeiro
Constitucionalismo
Autoritarismo
Data de publicação: 31-Mar-2022
Referência: BARBOSA, Ana Carolina Couto Pereira Pinto. Constitucionalismo, elitismo e capital : o equilíbrio difícil entre justiça social e neoliberalismo nas disputas constituintes da década de 1980. 2021. 250 f., il. Tese (Doutorado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A tese aborda a experiência constituinte da década de 1980 e sua intersecção com a reforma do sistema financeiro do período. O recorte temporal adotado é a década de 1980, especificamente entre 1982 e 1988, período em que houve a articulação de membros da burocracia do setor econômico do governo para criar um projeto de redesenho do sistema financeiro no contexto de crise econômica. Paralelamente, na negociação da crise da dívida externa, os chefes de Ministérios da área econômica aceitaram, junto ao Fundo Monetário Internacional, adotar programas de austeridade não apenas como solução imediata para a crise, mas como reformas sistêmicas. A pesquisa se estende até o final da década de 1980, alcançando as discussões sobre o sistema financeiro na Assembleia Constituinte de 1987-88. Assim, aborda a tensão entre o constitucionalismo garantidor de direitos sociais e as tendências autoritárias da reforma financeira na Constituição democrática que se delineava.
Abstract: The research addresses the intersection between the constituent experience and the reform of the financial system in Brazil. The timeframe is the 1980s, specifically between 1982 and 1988, a period in which members of the economic bureaucracy joined forces to create a project to redesign the financial system as an answer to the economic crisis. At the same time, in the negotiation of the foreign debt crisis, the heads of economic ministries agreed, together with the International Monetary Fund, to adopt austerity programs not only as an immediate solution to the crisis, but as systemic reforms. The research extends until the end of the 1980s, reaching the constituent discussions on the financial system in the Constituent Assembly of 1987-88. Thus, the dissertation addresses the tension between a constitutionalism that should guarantee social rights, and the authoritarian tendencies of the financial reform even in the democratic Constitution that was written.
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.