Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43262
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MateusHenriqueReisdeOliveiraRufino.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Percepção do egresso de enfermagem sobre a simulação materno-infantil
Autor(es): Rufino, Mateus Henrique Reis de Oliveira
Orientador(es): Ribeiro, Laiane Medeiros
Assunto: Enfermagem materno-infantil
Enfermagem - estudo e ensino
Estudantes de Enfermagem
Aprendizagem
Data de publicação: 1-Abr-2022
Referência: RUFINO, Mateus Henrique Reis de Oliveira. Percepção do egresso de enfermagem sobre a simulação materno-infantil. 2021. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: Na área da enfermagem, a simulação clínica caracteriza-se como um método de ensino efetivo e inovador, permitindo aos estudantes e profissionais aprendizagem e capacitação, com uma interlocução entre a teoria e a prática em um ambiente seguro. Entende-se, na atualidade, que a simulação esteja relacionada a melhora do conhecimento, pensamento crítico, competência, satisfação e a autoconfiança dos participantes. Desse modo, a área materno infantil também demonstra desafios, pois nesse campo podem ocorrer emergências, surgir fatores que geram riscos à mãe e à criança, e apenas o conteúdo teórico ministrado em sala de aula pode não ser suficientes para que na prática o aluno ganhe as competências e habilidades necessárias para o seu desenvolvimento, sendo a simulação a ponte entre teoria e prática. Neste interim, a análise da percepção dos egressos sobre a contribuição do seu curso é de fundamental importância para a promoção do diálogo entre a formação e a práxis, podendo subsidiar a reflexão sobre as mudanças para se chegar ao perfil de profissional recomendado pelas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais de enfermagem. Diante do exposto, emerge a questão de pesquisa: Qual a percepção do egresso do curso de graduação em enfermagem sobre a simulação materno-infantil na sua formação acadêmica e na sua inserção profissional? Objetivo: Avaliar a percepção do egresso de enfermagem a respeito da simulação materno-infantil. Método: Estudo transversal, descritivo-exploratório com abordagem quantitativa, realizado com 62 enfermeiros egressos do curso de enfermagem da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília que vivenciaram as simulações clínicas de uma disciplina materno-infantil em sua formação, entre os anos de 2012 e 2019. Utilizou-se a técnica de bola-de-neve para o recrutamento dos egressos e posteriormente, disponibilizou-se um formulário estruturado via Google Forms® constando, além do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, 30 questões objetivas e uma subjetiva. Os dados foram tabulados em planilha no Excel®, a análise descritiva realizada no Statistical Package for the Social Sciences® e a análise textual pelos métodos de nuvem de palavras e análise de similitude a partir do software IRAMUTEQ®. Resultados: Estão apresentados em três seções: Informações gerais, formação acadêmica e inserção profissional. Do total, 94% dos participantes concordaram que houve 2 contribuição positiva do uso da simulação em sua formação, assim como 61,18% concordam que houve ganho da autoconfiança. Porém, 25,76% sentiram algum desconforto durante a prática e outros 14,49% assinalaram como indecisos. A simulação contribuiu não só com a formação de sua identidade profissional, mas também com sua atuação no local de trabalho. Conclusão: O estudo alcançou o seu objetivo de avaliar a percepção do egresso a respeito da simulação clínica na área materno-infantil em sua formação acadêmica e quanto à inserção profissional. A simulação clínica quando implementada corretamente promove um aumento na autoconfiança, na autopercepção de bom desempenho, assim como estimula a tomada de decisão e auxilia na inserção do mercado de trabalho, relativamente.
Abstract: Introduction: In the field of nursing, clinical simulation is characterized as an effective and innovative teaching method, allowing students and professionals to learn and practice, expanding the relationship between theory and field practice in a safe environment. It is currently understood that simulation is related to improving students' knowledge, critical thinking, competence, satisfaction and self-confidence. Hence, the maternal-infant area might be challenging since emergencies may occur, and issues may arise that can cause harm to the mother and the baby, and they may not be sufficient for the students' need to acquire the skills and abilities necessary for their development, with the simulation being the bridge between theory and practice. In order to maintain the training of these professionals in a satisfactory manner, the analysis of the alumni's perception of the contribution of their course is of utmost importance for the promotion of dialogue between training and praxis, and may support reflection on changes to reach the professional profile recommended by the current National Curriculum Guidelines for nursing. Given the above, the research question emerges: What is the perception of the nursing program graduates about maternal-infant simulation in both their academic training and career goals? Objective: To assess the perception of nursing graduates regarding maternal-infant simulation. Method: Cross-sectional, descriptive-exploratory study with a quantitative approach, carried out with 62 nurses graduated from the nursing course at the Ceilândia Unit of the University of Brasília, who experienced clinical simulations of a maternal-infant discipline during their training, between 2012 and 2019. The snowball technique was used to recruit the graduates and later, a structured form was made available via Google Forms®, which included, in addition to the Informed Consent Form, 30 objective questions and one subjective. Data were tabulated in an Excel® spreadsheet, descriptive analysis performed in Statistical Package for the Social Sciences® and textual analysis using the word cloud and similarity analysis methods using the IRAMUTEQ® software. Results: They are presented in three sections: General information, academic background and professional insertion. Of the total, 94% of the participants agreed that there was a positive contribution from the use of simulation in their training, as 3 well as 61.18% agreed that the simulation increased self-confidence. However, 25.76% felt some discomfort during the practice and another 14.49% indicated it as undecided. The simulation contributed not only to the formation of their professional identity, but also to their performance in the workplace. Conclusion: The study achieved its objective of evaluating the perception of graduates regarding clinical simulation in the maternal-infant area in their academic training and regarding professional insertion. When correctly implemented, clinical simulation promotes an increase in self-confidence, self perception of good performance, as well as stimulating decision-making and relatively helping to enter the job market.
Resumen: Introducción: En el campo de la enfermería, la simulación clínica se caracteriza por ser un método de enseñanza eficaz e innovador, que permite a estudiantes y profesionales aprender y formarse, ampliando la relación entre teoría y práctica en un entorno seguro. Actualmente, se cree que la simulación está relacionada con la mejora del conocimiento, el pensamiento crítico, la competencia, la satisfacción y la autoconfianza de los estudiantes. De esta manera, el área materno-infantil también presenta desafíos porque pueden ocurrir emergencias en este campo, y pueden surgir factores que causen daño a la madre y al bebé, y no son suficientes para que el alumno adquiera las habilidades. y habilidades necesarias para su desarrollo, siendo la simulación el puente entre la teoría y la práctica. Para el mantenimiento de la formación de estos profesionales de forma satisfactoria, el análisis de la percepción de los egresados sobre el aporte de su curso es de fundamental importancia para la promoción del diálogo entre formación y praxis, y puede apoyar la reflexión sobre cambios para llegar al profesional. perfil recomendado por las Pautas Curriculares Nacionales vigentes para enfermería. Ante lo anterior, surge la pregunta de investigación: ¿Cuál es la percepción de los egresados del programa de posgrado en enfermería sobre la simulación materno-infantil en su formación académica y en su inserción profesional? Objetivo: Evaluar la percepción de los egresados de enfermería sobre la simulación materno-infantil. Método: Estudio transversal, descriptivo-exploratorio con abordaje cuantitativo, realizado con 62 enfermeras egresadas del curso de enfermería de la Facultad de Ceilândia, Universidad de Brasilia, quienes experimentaron simulaciones clínicas de una disciplina materno-infantil en su formación, entre 2012 y 2019. Para la captación de los egresados se utilizó la técnica de bola de nieve y posteriormente se puso a disposición un formulario estructurado a través de Google Forms®, que incluía, además del Formulario de Consentimiento Informado, 30 preguntas objetivas y una subjetiva. Los datos se tabularon en una hoja de cálculo Excel®, el análisis descriptivo se realizó en Statistical Package for the Social Sciences® y el análisis textual utilizando la nube de palabras y métodos de análisis de similitud utilizando el software IRAMUTEQ®. Resultados: Se presentan en tres apartados: Información general, formación académica e inserción profesional. Del total, el 94% de los 13 participantes coincidió en que hubo una contribución positiva del uso de la simulación en su formación, así como el 61,18% estuvo de acuerdo con la contribución en la ganancia de autoconfianza. Sin embargo, el 25,76% sintió alguna molestia durante la práctica y otro 14,49% lo indicó como indeciso. La simulación contribuyó no solo a la formación de su identidad profesional, sino también a su desempeño en el lugar de trabajo. Conclusión: El estudio logró su objetivo de evaluar la percepción de los egresados de la simulación clínica en el área materno-infantil en su formación académica y en la inserción profesional. Cuando se implementa correctamente, la simulación clínica promueve un aumento de la confianza en uno mismo, la autopercepción del buen desempeño, además de estimular la toma de decisiones y ayudar relativamente a ingresar al mercado laboral.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.