Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43280
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LuciaNascimentoAndrade.pdf22,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Artista pesquisador docente : entrelaçamentos entre as práticas artísticas, pedagógicas e pesquisas de Giselle Rodrigues e Francis Wilker
Autor(es): Andrade, Lúcia Nascimento
Orientador(es): Veloso, Jorge das Graças
Assunto: Artista pesquisador
Etnocenologia
Práticas artísticas
Práticas pedagógicas
Data de publicação: 1-Abr-2022
Referência: ANDRADE, Lúcia Nascimento. Artista pesquisador docente: entrelaçamentos entre as práticas artísticas, pedagógicas e pesquisas de Giselle Rodrigues e Francis Wilker. 2021. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Nas trajetórias de vida, trilhas são formadas e tecem subjetividades nos encontros possíveis, nas vivências dos espaços, no cotidiano e nas práticas artísticas e pedagógicas. Revelam narrativas permeadas de posicionamentos, ressignificação, formas de ser e agir. Esta pesquisa tem como objetivos relacionar e analisar os entrelaçamentos nas práticas cênicas e pedagógicas dos artistas pesquisadores docentes Francis Wilker e Giselle Rodrigues. São práticas que se inscrevem no pulsar das pesquisas e que preconizam as estéticas, os saberes pessoais e coletivos, os afetos, os contextos culturais, sociais, políticos e biográficos. Orecorte desta pesquisa conflui com a Etnocenologia –que sugere as expressões, os saberes e particularidades do ser e dos fenômenos espetaculares–a partir de Armindo Bião, Graça Veloso, Jean-Marie Pradier, entre outros, para compreender o interior, as tessituras e os entrelaçamentos das espetacularidades, trajetórias e pesquisas de Giselle Rodrigues e FrancisWilker. São trilhas que evocam memórias, revelam e instigam imaginários e encontram sentidos nas noções de memória preconizadas nas pesquisas de Ecléa Bosi e IvanIzquierdoe a partir de Gaston Bachelard, Gilbert Durand e Michel Maffesoli. Com omapeamento dos procedimentos nos percursos das práticas artísticas investigadas, as quais redimensionam os múltiplos sentidos de seus fazeres como potências entrelaçadas nas tessituras do existir consciente, a pesquisa identifica as ressonâncias do que habita no ser e em suas expressões.
Abstract: A number of paths are created throughout life trajectories, weaving subjectivities in possible encounters, experiences, everyday life, and in artistic and pedagogical practices. These paths reveal narratives permeated by positions, resignification, ways of being and acting. This study aims to analyze and associate the interweaving in the scenic and pedagogical practices of the artists, researchers, and professors Francis Wilker and Giselle Rodrigues. These practices permeate the pulse of the research, advocating for aesthetics; personal and collective knowledge; affections; cultural, social, political, and biographical contexts. To understand the inside, the tessituras, and the interweaving of the spectacularities, the trajectories, and researches of Wilker and Rodrigues, this study dwells on the Ethnocenology –which deals with the expressions, the knowledge, and the particularities of spectacular beings and phenomena,–based on the work of thinkers and researchers such as ArmindoBião, Graça Veloso, Jean-Marie Pradier These paths evoke memories, reveal and instigate imaginaries, and find meaning in the notions of memory coined by Ecléa Bosi and Ivan Izquierdo, from Gaston Bachelard, Gilbert Durand and Michel Maffesoli. By mapping the procedures of their artistic practices paths, which resize the multiple meanings of their doings as intertwined powers in the conscious existence, the research identifies the resonances of what inhabits the being and its expressions.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.