Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Lobo, Lucineide Alves Batista | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-01T22:16:24Z | - |
dc.date.available | 2022-04-01T22:16:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-27 | - |
dc.identifier.citation | LOBO, Lucineide Alves Batista. O coordenador pedagógico e o professor atuante no bloco inicial de alfabetização: uma articulação possível no cotidiano escolar? 2021. 251 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43287 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa analisou as articulações estabelecidas entre coordenadoras pedagógicas e
professoras alfabetizadoras no âmbito de duas escolas públicas do Distrito Federal,
considerando os anos de 2019 e 2020. Teoricamente, está ancorado em contribuições da
teoria da transposição didática (CHEVALLARD, 2000, 2013); da cultura escolar (CHERVEL,
1990) e da teoria da fabricação do cotidiano (CERTEAU, 1998, 2006). No âmbito da
alfabetização, letramento e ludicidade, integram o escopo teórico: Morais (2012, 2019), Soares
(2016, 2018,2020), Ferreiro e Teberosky (1979), Ferreiro (2011a, 2011b, 2015), Mortatti (2010),
Brandão e Leal (2018), Almeida (2002), Tfouni (2010), Kleiman (1995), Lerner (2002), Chartier
(2000, 2007), entre outros. Considerando a área de coordenação pedagógica, contou com
autores/as, tais como: Saviani (2019); Domingues (2014); Placco(2010). O estudo ancorou-se,
também, em documentos norteadores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal, a exemplo das Diretrizes Pedagógicas (DISTRITO FEDERAL, 2014) e do Currículo em
Movimento (DISTRITO FEDERAL, 2018). Trata-se de estudo de natureza qualitativa, com uma
abordagem focada nas concepções filosóficas e estratégias de investigação (CRESWELL,
2010), numa abordagem de tipo etnográfico (ANDRÉ, 1995, 2010). Como técnica de
investigação, recorreu-se ao grupo focal (GATTI, 2005), com coordenadoras de duas escolas
públicas da Coordenação Regional de Ensino da cidade de Planaltina-DF (três em uma
instituição e uma coordenadora em outra) e com professoras do bloco inicial de alfabetização
em duas instituições dessa região administrativa (sendo quatro docentes de uma escola e três
de outra – atuantes no 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental). Foram três grupos focais,
considerando dos grupos docentes e um grupo com as coordenadoras. Para realizar o
tratamento/análise dos dados obtidos, optou-se pela análise de conteúdo temática (BARDIN,
1997) e Franco (2005). Como resultados, o estudo apontou que, na ótica das docentes, era
preciso assegurar a presença da coordenação, de forma contínua, nas atividades e demandas
específicas da prática didático-pedagógica. Por outro lado, nem sempre as coordenadoras
pedagógicas se sentiram acolhidas pelo elenco de professoras, sobretudo nos momentos
formativos que suscitavam mudanças nas metodologias de alfabetização (Escola Caliandra).
Apesar desse desenho, houve um reconhecimento do papel exercido por essa profissional
antes e durante o período da pandemia da COVID-19 (Escolas Caliandra e Ipê do Cerrado). O
que vinha sendo fator impeditivo para maior atuação junto às professoras eram, de fato, as
demandas que desfocavam as coordenadoras dos processos de ensino e de aprendizagem. O
ano de 2020 foi ainda mais desafiador em função da pandemia, pois foi necessária uma
adaptação às novas ferramentas digitais e tecnológicas, impondo novos arranjos para o
trabalho com alfabetização. Um deles, citado pelas profissionais, foi o alfabeto, cujo intuito
incidiu em abordar as letras na articulação com palavras dotadas de significações contextuais.
No concernente ao campo de língua portuguesa, no bloco inicial de alfabetização, não houve
clareza quanto à progressão dos eixos, de modo que ambas as escolas citaram a importância
da leitura, compreensão e menos frequência à produção textual. Ainda sobre a alfabetização,
houve quem apontasse para a importância da decodificação, remetendo-se ao letramento, e
uso social, reportando-se à alfabetização; do mesmo modo, foi enfatizada a importância do
fonema no início da alfabetização, sinalizando para um desconhecimento da constelação de
habilidades fonológicas. Nesse caso específico, as coordenadoras da Escola Caliandra
rememoraram a importância de programas como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa, já que havia a necessidade de uma formação contínua nessas áreas. Revelaram, ainda,
durante a pandemia, um retrocesso nas relações com as professoras, o que culminou,
certamente, nos resultados do trabalho pedagógico com o campo da alfabetização. As
narrativas das profissionais foram favoráveis à organização em ciclos para as aprendizagens,
mas, por outro lado, julgaram escassas as formações voltadas para a compreensão de
operacionalização do ensino nesse formato. Por fim, o estudo revelou uma articulação quanto
ao trabalho desenvolvido entre a coordenação pedagógica e as professoras alfabetizadoras,
antes e durante a pandemia, resguardadas algumas singularidades, mas indicou, também,
tensões nessas relações que, por vezes, repercutia nos resultados obtidos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O coordenador pedagógico e o professor atuante no bloco inicial de alfabetização : uma articulação possível no cotidiano escolar? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research analyzed the articulations established between pedagogical coordinators and
literacy teachers within two public schools in the Federal District, considering the years 2019
and 2020. Theoretically, it is anchored in contributions from the theory of didactic transposition
(CHEVALLARD, 2000, 2013); school culture (CHERVEL, 1990) and the theory of the fabrication
of everyday life (CERTEAU, 1998, 2006). In the area of literacy, literacy and playfulness, the
theoretical scope includes: Morais (2012, 2019), Soares (2016, 2018, 2020), Ferreiro and
Teberosky (1999), Ferreiro (2011a, 2001b, 2015), Mortatti (2010), Brandão and Leal (2018),
Almeida (2002), Tfouni (2010), Kleiman (1995), Lerner (2002), Chartier (2000, 2007), among
others. Considering the area of pedagogical coordination, it counted with authors/as, such as:
Saviani(2019); Domingues(2014); Placco (2010). The study was also anchored in guiding
documents of the State Department of Education of the Federal District, such as the
Pedagogical Guidelines (FEDERAL DISTRICT, 2014) and Currículo em Movimento (FEDERAL
DISTRICT, 2018). This is a qualitative study, with an approach focused on philosophical
conceptions and research strategies (CRESWELL, 2010), in an ethnographic approach
(ANDRÉ, 1995, 2010). As a research technique, we used the focus group (GATTI, 2005), with
coordinators of two public schools of the Regional Teaching Coordination of the city of
Planaltina-DF (three in one institution and one coordinator in another) and with teachers of the
initial literacy block in two institutions of this administrative region (four teachers from one school
and three from another - working in the 1st, 2nd and 3rd years of elementary school). There
were three focus groups, considering the teaching groups and a group with the coordinators.
To perform the treatment/analysis of the data obtained, we chose thematic content analysis
(BARDIN, 1997) and Franco (2005). As results, the study pointed out that from the teachers'
point of view, it was necessary to assure the presence of the coordinator in a continuous way in
the activities and specific demands of the didactic and pedagogical practice. On the other hand,
the pedagogical coordinators did not always feel welcomed by the cast of teachers, especially in
the formative moments that brought about changes in the literacy methodologies (Escola
Caliandra). Despite this design, there was recognition of the role played by this professional
before and during the COVID-19 pandemic period (Caliandra and Ipê do Cerrado Schools).
What had been an impeditive factor to greater performance with the teachers were, in fact, the
demands that distracted the coordinators from the teaching and learning processes. The year
2020 was even more challenging due to the pandemic, because it was necessary to adapt to
new digital and technological tools, imposing new arrangements for the work with literacy. One
of them, mentioned by the professionals, was the alphabet, whose intention was to approach
letters in articulation with words with contextual meanings. Regarding the Portuguese language
field, in the initial literacy block, there was no clarity about the progression of the axes, so that
both schools mentioned the importance of reading, comprehension, and less frequently, text
production. Still on literacy, some pointed to the importance of decoding, referring to literacy,
and social use, referring to literacy; likewise, the importance of the phoneme was emphasized
at the beginning of literacy, signaling a lack of knowledge of the constellation of phonological
skills. In this specific case, the Caliandra School coordinators recalled the importance of
programs such as the National Pact for Literacy at the Right Age, since there was a need for
continuous training in these areas. They also revealed, during the pandemic, a setback in the
relationships with the teachers, which certainly culminated in the results of the pedagogical work
with the literacy field. The professionals' narratives were favorable to the organization in
learning cycles, but, on the other hand, they considered the training courses aimed at
understanding the operationalization of teaching in this format to be scarce. Finally, the study
revealed an articulation regarding the work developed between the pedagogical coordination
and the literacy teachers, before and during the pandemic, with some singularities, but also
indicated tensions in these relationships that sometimes-had repercussions on the results
obtained. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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