Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43295
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FormacaoProfissionaisEducacao.pdf232,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
Outros títulos: Formation of education professionals in the context of pedagogic innovations
Autor(es): Veiga, Ilma Passos Alencastro
Sousa, José Vieira de
Borges, Lívia Freitas Fonseca
Resende, Lúcia Maria Gonçalves de
Assunto: Educação
Professores - formação
Inovação pedagógica
Data de publicação: 3-Abr-2012
Editora: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
Referência: VEIGA, Ilma Passos Alencastro et al. A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 7, n. 12, p. 5-22, 2012. DOI: 10.26512/lc.v7i12.2883. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883. Acesso em: 17 fev. 2022.
Resumo: O presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença: Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883. Acesso em: 17 fev. 2022.
DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2883
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.