http://repositorio.unb.br/handle/10482/43295
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_FormacaoProfissionaisEducacao.pdf | 232,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica |
Outros títulos: | Formation of education professionals in the context of pedagogic innovations |
Autor(es): | Veiga, Ilma Passos Alencastro Sousa, José Vieira de Borges, Lívia Freitas Fonseca Resende, Lúcia Maria Gonçalves de |
Assunto: | Educação Professores - formação Inovação pedagógica |
Data de publicação: | 3-Abr-2012 |
Editora: | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) |
Referência: | VEIGA, Ilma Passos Alencastro et al. A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica. Linhas Críticas, Brasília, v. 7, n. 12, p. 5-22, 2012. DOI: 10.26512/lc.v7i12.2883. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883. Acesso em: 17 fev. 2022. |
Resumo: | O presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
Licença: | Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883. Acesso em: 17 fev. 2022. |
DOI: | https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2883 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.