Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Danglei de Castro | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Emer Merari | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T22:09:40Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T22:09:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, Emer Merari. Interartes em Ariano Suassuna: veredas da leitura literária. 2021. 226 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43332 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo traz a reflexão sobre como a Literatura e o Cinema podem inserir proficiência na leitura
literária por meio das características interartísticas dos mesmos. Para isso, a pesquisa utiliza-se da
comparabilidade em O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna, em suas
versões para o Cinema. Visando investigar de que forma é feita a construção de diálogos mais icônicos
com a pressuposição teórica que os respaldam e os conduz automaticamente para a intermodalidade
midiática. Dessa forma, busca-se aprofundar, por meio de Pedro Dinis Quaderna, alter ego mito-poético
de Ariano Suassuna, o efeito da reversibilidade entre temas universais e regionais, provocado pela
essência metaliterária de transposição entre obras literárias e outras expressões artísticas, como o
Cinema. A temática interartística, proposta entre Cinema e Literatura, investiga de que forma esse
personagem de Ariano Suassuna pode inserir proficiência literária na reconstrução do ensino -
aprendizagem por meio das imagens. Os recursos para essa (re)leitura buscaram averiguar se a
linguagem possui outras vias midiáticas que possam aperfeiçoar as técnicas de leitura para dirimir a
falta de perspectivas e de estímulo na utilização do texto como objeto dele mesmo. Esta pesquisa trata
da Literatura na contemporaneidade e se respalda teoricamente nos estudos de, entre outros, Vassallo
(1993), Bakhtin (1988, 1997, 2003), Candido (et al., 1976, 1980, 1989, 1997) e as contribuições do
fazer literário de Genette (1986, 2009). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Interartes em Ariano Suassuna : veredas da leitura literária | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema e literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Suassuna, Ariano, 1927 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study discusses how Literature and Cinema can insert proficiency in literary reading by using their
interartistic characteristics. To this subject, the investigation is about searching for comparability in O
Auto da Compadecida and A Pedra do Reino, by Ariano Suassuna, and their cinematographic versions,
with the purpose of investigating in which manner the construction of more iconic dialogues is made with
the theoretical premise that supports them and automatically leads them to media intermodality. In this
context, we seek to deepen through Pedro Dinis Quaderna, Ariano Suassuna's mytho -poetic alter ego,
the effect of reversibility between universal and regional themes produced by the metaliterary essence
of transposition between literary works and other artistic expressions, such as Cinema. The subject of
the interactions between Cinema and Literature investigates how Ariano Suassuna’s character can
insert literary proficiency in the reconstruction of teaching-learning through images. The resources for
this (re)reading sought to identify whether the language has other media pathways that can improve the
reading techniques by mitigating the absence of perspectives and encouragement in the use of the text
as its own object. This research concerns Literature in contemporaneity and it is supported by the
theoretical referential studies of, among others, Vassallo (1993), Bakhtin (1988, 1997, 2003), Candido
(et al., 1976, 1980, 1989, 1997) and the declarations of Genette (1986, 2009) on literary making. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|