Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Ferreira, Marcello | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona | - |
dc.contributor.author | Silva Filho, Olavo Leopoldino da | - |
dc.contributor.author | Costa, Marcos Rogério Martins | - |
dc.contributor.author | Soares Neto, Joaquim José | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-06T11:38:31Z | - |
dc.date.available | 2022-04-06T11:38:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-10 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Marcello et al. A WebQuest como proposta de avaliação digital no contexto da aprendizagem significativa crítica em
ciências para o ensino médio. Revista Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 1-32, jan./jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.35023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35023. Acesso em: 06 abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43341 | - |
dc.description.abstract | O Ensino Médio tem sido a etapa da educação com os resultados mais precários em avaliações nacionais de larga
escala. Urgem, portanto, intervenções que possam responder a essa contingência. Neste artigo, adotamos uma teoria
educacional capaz de engendrar uma aprendizagem significativa crítica que, aliada às novas tecnologias digitais,
conforma-se ao modo não linear de aprendizagem. Subsidiados por essa abordagem teórica, o objetivo é desenvolver,
como produto tecnológico, uma estratégia avaliativa baseada nas WebQuests, em conjunto com tecnologias TRI-CAT,
que apresentam características impossíveis de se mimetizar em avaliações por meios não digitais. Aplica-se essa
proposta ao ensino de ciências na disciplina de Física do Ensino Médio. Para tanto, este estudo é apresentado em três
partes. Na primeira parte, faz-se uma discussão fundamentada sobre os pressupostos educacionais e avaliativos que
podem sustentar uma proposta de WebQuest com itens de múltipla escolha. Na segunda, são abordados os
pressupostos metodológicos desta pesquisa tecnológica. Na terceira parte, é descrito o modelo de WebQuest com itens de múltipla escolha, expondo parte dos resultados alcançados no projeto-piloto, que contou com a participação
de nove estudantes do Ensino Médio. Como resultado, este artigo aponta que a WebQuest com itens de múltipla
escolha é uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento de metodologias de ensino mais afins das TICs. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A WebQuest como proposta de avaliação digital no contexto da aprendizagem significativa crítica em ciências para o ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | The WebQuest as a digital evaluation proposal in the context of critical meaningful learning in sciences for High School | pt_BR |
dc.title.alternative | La WebQuest como propuesta de evaluación digital en el contexto del aprendizaje significativo crítica en ciencias para la escuela secundaria | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Itens digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - ensino e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | WebQuest | pt_BR |
dc.rights.license | Esta revista está licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.35023 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | High school has been the stage of education with the weakest results in large-scale national assessments. Therefore,
there is an urgent need for interventions that can reverse this reality. In this article, we adopt an educational theory
capable of engendering meaningful critical learning that, combined with new digital technologies, conforms to the
non-linear mode of learning. With this theoretical approach, the objective is to develop, as a technological product, an
evaluation strategy based on WebQuests, in conjunction with TRI-CAT technologies, which have characteristics that are
impossible to mimic in evaluations by non-digital means. This proposal applies to the teaching of Science in the
discipline of Physics in High School. To this end, this study is presented in three parts. In the first part, there is a
reasoned discussion about the educational and evaluative assumptions that can support a WebQuest proposal with
multiple choice items. In the second, the methodological assumptions of this technological research are addressed. In
the third part, the WebQuest model with multiple choice items is described, exposing part of the results achieved in the
pilot project, which included the participation of nine high school students. As a result, this article points out that
WebQuest with multiple choice items is a tool that can contribute to the development of teaching methodologies more
similar to ICTs. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La escuela secundaria ha sido la etapa de la educación con los resultados más débiles en las evaluaciones nacionales a
gran escala. Por tanto, existe una necesidad urgente de intervenciones que puedan revertir esta realidad. En este
artículo, hemos adoptado una teoría educativa capaz de generar un aprendizaje crítico significativo que, combinado
con las nuevas tecnologías digitales, se ajusta al modo de aprendizaje no lineal. Con este enfoque teórico, el objetivo es
desarrollar, como producto tecnológico, una estrategia de evaluación basada en WebQuests, junto con tecnologías
TRI-CAT, que tienen características imposibles de imitar en evaluaciones por medios no digitales. Esta propuesta aplica
a la enseñanza de las Ciencias en la disciplina de Física en el Bachillerato. Para ello, este estudio se presenta en tres
partes. En la primera parte, hay una discusión razonada sobre los supuestos educativos y evaluativos que pueden
respaldar una propuesta de WebQuest con elementos de opción múltiple. En el segundo, se abordan los supuestos
metodológicos de esta investigación tecnológica. En la tercera parte se describe el modelo WebQuest con ítems de
opción múltiple, exponiendo parte de los resultados alcanzados en el proyecto piloto, que contó con la participación de
nueve estudiantes de secundaria. En consecuencia, este artículo señala que WebQuest con ítems de opción múltiple es
una herramienta que puede contribuir al desarrollo de metodologías de enseñanza más similares a las TIC. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|