http://repositorio.unb.br/handle/10482/43367
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_LuisRenatoRezendeBernardo.pdf | 4,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Influência dos fatores naturais e antrópicos no atropelamento de mamíferos na BR-163, Mato Grosso |
Autor(es): | Bernardo, Luís Renato Rezende |
Orientador(es): | Vieira, Emerson Monteiro |
Assunto: | Atropelamentos Hábitat Mamíferos silvestres Fogo - Cerrados Sazonalidade |
Data de publicação: | 11-Abr-2022 |
Data de defesa: | 10-Dez-2021 |
Referência: | BERNARDO, Luís Renato Rezende. Influência dos fatores naturais e antrópicos no atropelamento de mamíferos na BR-163, Mato Grosso. 2021. 233 f., il. Tese (Doutorado em Ecologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Diversos fatores influenciam na dinâmica de atropelamento dos mamíferos silvestres em rodovias, mas alguns são pouco conhecidos. Assim, os objetivos deste estudo foram identificar e avaliar a relação da mastofauna vítima de atropelamentos na rodovia BR-163, estado do Mato Grosso, com: 1 - as características da paisagem; 2 - as queimadas que ocorrem ao longo da rodovia; 3 - as variações do clima e do tráfego. Foram registradas 36 espécies, a maioria de médio ou grande porte (> 3kg). A cobertura florestal foi a variável de ocupação do solo mais importante e relacionada ao aumento do atropelamento da maioria das espécies. Indicando o uso dessas áreas como refúgios ou corredores em paisagens fragmentadas. Mamíferos especialistas estiveram relacionados com seus hábitats específicos. O grupo de espécies semiaquáticas como um todo e Hydrochoerus hydrochaeris relacionados com a água e Sapajus sp. e o grupo de espécies arborícolas com áreas florestadas. Análises do uso do solo na escala de 1 km no entorno do local de atropelamento foram mais informativas que as de 100 m, indicando que o tamanho da área de vida das espécies deve ser considerado para a definição da escala. A maioria das espécies apresentou relação negativa com a presença de incêndios, que pode estar sendo causada por mortalidade, redução na disponibilidade de recursos ou conversão de áreas naturais para atividade agropecuária. Tanto a capivara quanto o grupo de espécies semiaquáticas apresentaram relação positiva com a presença de incêndios e podem estar sendo atraídos pela rebrota da vegetação. O aumento no volume de tráfego de veículos comerciais pesados causou redução no registro de atropelamentos para a maioria das espécies. Isso pode indicar um efeito barreira causado pelo tráfego intenso ou redução dos atropelamentos devido a redução da velocidade dos veículos. O atropelamento do grupo de espécies arborícolas e de Sapajus sp. aumentou com o volume de veículos de passeio. Estes, podem estar sendo atropelados ao se aproximarem da estrada para consumir lixo jogado por motoristas ou grãos caídos de caminhões, comportamento que foi registrado durante o estudo. O atropelamento de tatus foi maior no período chuvoso e o de raposas, Coendou prehensilis, e do grupo de mamíferos arborícolas, no período seco. A variação dos atropelamentos Tamandua tetradactyla e tatus pode ser uma resposta a temperatura média devido a suas temperaturas corporais e taxas metabólicas mais baixas. |
Abstract: | Several factors influence the roadkill dynamics of wild mammals on roads, but some of them are poorly known. Thus, the objectives of this study were to identify and evaluate the relationship between mammal roadkills on the highway BR-163, in the state of Mato Grosso (central Brazil), with: 1 - landscape characteristics; 2 – occurrence of fire events along the road; 3 - climate variation and traffic intensity. Thirty-six species were recorded, most of them had medium or large size (> 3 Kg) Forest cover was the most important variable of land occupation and was related to the increase of roadkills for most species, indicating the use of these areas as refuges or corridors in fragmented landscapes. Specialist mammals were related to their specific habitats. The group of semi-aquatic species as a whole and Hydrochoerus hydrochaeris were related to water and Sapajus sp. and the group of arboreal species were related to forested areas. Land use analyzes at the 1 km scale were more informative than those at 100 m, indicating that the home range of the species should be considered to define the scale. Most species had a negative relationship with the presence of fires. This relationship may be caused by fire-induced mortality, reduced resource availability or conversion of natural areas for agricultural activity. The group of semi-aquatic species and H. hydrochaeris showed a positive relationship with the presence of fires. These animals might be attracted by the post-fire vegetation regrowth. The increase in the volume of heavy commercial vehicle traffic caused a reduction in the number of roadkills for most species. This may indicate a barrier effect caused by heavy traffic or reduced roadkills due to reduced vehicle speed. On the other hand, the roadkills of the group of arboreal species and Sapajus sp. increased with the volume of passenger vehicles. These animals might be road killed when approaching the road to consume garbage thrown by drivers or fallen grain from trucks, a behavior that was recorded during the study. The roadkill of armadillos was highest in the rainy season whereas for foxes, Coendou prehensilis, and arboreal mammals it was highest in the dry season. The variation in the roadkill of Tamandua tetradactyla and armadillos may be a response to the mean temperature of the environment, due to yours lower body temperatures and metabolic rates. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2021. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ecologia |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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