http://repositorio.unb.br/handle/10482/43373
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_FazerPesquisaCriancas.pdf | 323,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Hartmann, Luciana | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T12:11:19Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T12:11:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-22 | - |
dc.identifier.citation | HARTMANN, Luciana. Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia?: perguntemos a elas. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, p. 29-52, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020029. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827. Acesso em: 12 abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43373 | - |
dc.description.abstract | Este artigo é sobre perguntas: sobre como e o que perguntar às crianças, em uma situação de pandemia, e sobre as respostas-perguntas que elas deram aos nossos questionamentos. Descrevo inicialmente o processo de elaboração compartilhada, entre adultos e crianças, de um questionário direcionado a crianças de 06 a 12 anos de idade que vivenciaram o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. No processo de análise das respostas constatei que algumas foram dadas em forma de pergunta. A pergunta aparece como desafio, como dúvida, como reflexão das crianças em relação às categorias, demandas e percepções que nós, adultos-pesquisadores frequentemente projetamos em nossas pesquisas. Problematizar a relação criança-adulto na realização de pesquisas na confluência entre o teatro e a antropologia e valorizar o papel da pergunta neste processo é o objetivo deste artigo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, do Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia do teatro | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827.Acesso em: 12 abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5965/23580925242020029 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article is about questions: how and what to ask children in a pandemic situation, and about the questions-answers they gave to our questions. I describe, initially, the process of devel opment shared between adults and children of a question naire aimed at children from 6 to 12 years who experienced the social isolation resulting from the Covid-19 pandemic. Next, I analyze some of the answers that were given in the format of questions. These questions emerge as a challenge, a doubt, a reflection of the children about the adult categories, demands and perceptions. The objective of this article is to problematize the child-adult relationship at the confluence of theater and anthropology research and to value the role of the question in this process. problematize the child-adult relationship at the confluence of theater and anthropology research and to value the role of the question in this process. | - |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0003-1203-5027 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins UnB - Covid-19 |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.