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Título: O Gregório não existe? : história, memória e intertextualidade na perspectiva dos romances Musa Praguejadora e Boca do Inferno, de Ana Miranda
Autor(es): Moraes, Claudia Letícia Gonçalves
E-mail do autor: claudiamoraes27@gmail.com
Orientador(es): Pereira, Danglei de Castro
Assunto: Literatura brasileira - história e crítica
Matos, Gregório de, 1636-1696 - crítica e interpretação
Memória
Intertextualidade
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Data de publicação: 12-Abr-2022
Referência: MORAES, Claudia Letícia Gonçalves. O Gregório não existe?: história, memória e intertextualidade na perspectiva dos romances Musa Praguejadora e Boca do Inferno, de Ana Miranda. 2021. 178 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Apresente pesquisa analisa o trabalho de reescrita da história da literatura brasileira em duas obras literárias de Ana Miranda que versam sobre a vida do poeta seiscentista Gregório de Matos, a partir da sua representação ficcionalizada enquanto personagem. O corpus literário é composto pelo romance Boca do Inferno(1989)e pela biografia romanceada Musa Praguejadora(2014), sendo destacada, dentro das referidas obras, a questão da ficcionalidade nos romances a partir de um recorte amplo nos limites entre literatura e história, as quais guardam modos peculiares de aproximação com o real. Assim, propõe-se com esta pesquisa investigar as intersecções entre literatura e história e a construção intertextual nas obras. Para viabilizar o estudo será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre autores que fundamentam pesquisas sobre novo romance histórico, ficcionalidade e intertextualidade, bem como suas relações com a produção literária contemporânea, especificamente a de Ana Miranda. O corpus teórico intenta promover uma apreciação das características de categorias como história cultural e novo romance histórico, considerando as discussões de Peter Burke (2002, 2008, 2009), Roger Chartier (1990, 1999) e Lukasz Grützmacher (2006). Sobre o conceito de intertextualidade serão relevantes as considerações precursoras Mikhail Bakhtin (2008, 2011), bem como de Julia Kristeva (1969) e Gérard Genette (2006). Já sobre a memória serão pertinentes as colocações de Beatriz Sarlo (2007) e Maurice Halbwachs (2006). Pretende-se, como resultado do trabalho, discutir, a partir das categorias de análise, o empreendimento de reconstrução do passado nas tensões e hibridações entre os campos da literatura, da história e da memória que a autora faz para trazer de volta a persona do autor, pondo em relevo a estratégia de criação que comporta simultaneamente história, memória, ficção e intertextualidade.
Abstract: This research analyzes the work of rewriting the history of Brazilian literature in two literary works by Ana Miranda that concerns the lif e of the 17th-century poet Gregório de Matos, based on his f ictionalized representation as a character. The literary corpus is composed ofthe novel Boca do Inferno(1989) and the novel biography Musa Praguejadora(2014), highlighting, within these works, the issue of f ictionality in novels f rom a broad approachto the f ine line between literature and history, which keep peculiar ways of approaching to reality. Thus, this research proposes to investigate the intersections between literature and history and the intertextual construction in the analyzed works. To make the study viable, a bibliographical research will be carried outon authors who ground their research on new historical novels, f ictionality and intertextuality, as well as their relations to the contemporary literary production, specif ically Ana Miranda’s.The theoretical corpus intends to promote an appreciation of the characteristics of categories such as cultural history and new historical novel, considering the discussions of Peter Burke (2002, 2008, 2009), Roger Chartier (1990, 1999) and Lukasz Grützmacher (2006). Concerning theconcept ofintertextuality, the precursor considerations of Mikhail Bakhtin (2008, 2011) as well as Julia Kristeva (1969) and Gérard Genette (2006) will be relevant. On memory, the contributions of Beatriz Sarlo (2007)and Maurice Halbwachs (2006) are pertinent. It is intended, as a result of this work,to discuss, f rom the categories of analysis, the undertaking o f reconstruction of the past in the tensions and hybridizations between the f ields of literature, history and memory that the author uses to bring back thepersona of the author, emphasizing the strategy of creation that includes concurrently history, memory, f iction and intertextuality.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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