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dc.contributor.advisorCatanzaro, Tatiana Olivieri-
dc.contributor.authorCremer, Cleverson-
dc.date.accessioned2022-04-12T20:23:53Z-
dc.date.available2022-04-12T20:23:53Z-
dc.date.issued2022-04-12-
dc.date.submitted2021-11-11-
dc.identifier.citationCREMER, Cleverson. Reinventando o intérprete: os novos desafios na performance da música contemporânea para viola a partir da segunda metade do século XX. 2021. 203 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43403-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa versa sobre os obstáculos da performance que se manifestam frente ao pouco contato com a moderna linguagem da música contemporânea experimental ou de invenção (baseada no som) e possui o objetivo de facilitar a inserção do violista no contexto da música dos séculos XX e XXI, através do estudo de caso do primeiro movimento da obra Vent Nocturne (2007), da compositora finlandesa Kaija Saariaho (1952). Para tanto, após abarcarmos algumas das transformações estruturais da linguagem musical entre os séculos XX e XXI e contextualizarmos a compositora nesse percurso histórico, realizamos uma análise de Sombres Miroirs, primeiro movimento da obra supra citada. Por meio do modelo da espectro morfologia, desvelamos os arquétipos morfológicos e as transformações gestuais da peça, além de oferecermos, igualmente, uma abordagem formal e estrutural da mesma. Logo após, executamos uma análise técnica, identificando alguns obstáculos no contexto das técnicas estendidas. Nesse sentido, solicitamos a cinco compositores a criação de estudos técnicos originais com foco em determinadas dificuldades por nós elencadas da peça de Saariaho, as quais, da mesma forma, tecemos breves análises morfológicas e técnicas. A partir desse volume de estudos, esperamos que tal material possa ofertar um suporte filosófico, estético e técnico tanto para a performance quanto para o estudo da viola face a esse tipo de repertório.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReinventando o intérprete : os novos desafios na performance da música contemporânea para viola a partir da segunda metade do século XXpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica do século XX e XXIpt_BR
dc.subject.keywordMúsica espectralpt_BR
dc.subject.keywordKaija Saariahopt_BR
dc.subject.keywordVent Nocturnept_BR
dc.subject.keywordViolapt_BR
dc.subject.keywordPerformance musicalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research deals with the performance obstacles manifestedbythe wispy contact with the modern language of contemporary experimental–or inventive –music (based on sound) and aims to develop a toolto help the insertion ofthe violist in the context of 20thand 21stcentury musicthrough the study ofthe first movement of the work Vent Nocturne(2007), written by the Finnish composer Kaija Saariaho (1952). In order to achieve this goal, after presenting some of the structural transformations of musical language between the 20thand 21stcenturies and contextualizing the composer in this historical path, we carry out an analysis of Sombres Miroirs, the first movement in the aforementioned work. Through the spectromorphology model, we unveil the morphological archetypes and the gestural transformations in the piece, besides offering a formal and structural approach to the work. Afterwards, we performed a technical analysis, identifying some obstacles in the context of extended techniques. In this sense, we asked five composers to create technical studies focusing on some difficulties detected by orselves of the Saariaho’s piece. Equally, we provide a brief morphological and technical analyses of these original Works. From this volume of studies, we expect that such a material can offer a philosophical, aesthetic and technical support both for the performance and for the study of the viola regarding this kind of repertoire.pt_BR
dc.contributor.emailcleverson_viola@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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