Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43404
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FabioFerreiraBerrogain.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.authorBerrogain, Fábio Ferreira-
dc.date.accessioned2022-04-12T20:32:39Z-
dc.date.available2022-04-12T20:32:39Z-
dc.date.issued2022-04-12-
dc.date.submitted2021-12-02-
dc.identifier.citationBERROGAIN, Fábio Ferreira. Estado, autonomia e governança das universidades sob a perspectiva analítica do financiamento da Educação Superior. 2021. 180 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43404-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO debate sobre o financiamento da educação superior perpassa diversos espectros de pesquisas e áreas de conhecimento, sendo um dos aspectos mais importantes em torno do estudo das Universidades Federais no Brasil. Frequentemente são ignoradas questões mais técnicas referentes às Leis Orçamentárias Anuais, muitas vezes tomando o montante total de recursos da educação superior sem a discriminação correta em relação às atividades finalísticas, principalmente pesquisa e investimento. Retomar o debate sobre o papel do Estado e sua concepção é essencial para compreender a origem dos recursos e suas implicações políticas, uma vez que a roupagem demasiadamente técnica mascara a destinação por decisões políticas dos recursos, desde a formulação da estrutura de tributação. Esse emaranhado político tem implicações diretas na autonomia e na governança das Universidades, já que os preceitos constitucionais em torno destes assuntos não são realidades práticas até hoje e acabam por evidenciar um conflito entre governo federal e essas instituições, inclusive em relação à alocação dos recursos públicos. Assim, foram escolhidas quatro Universidades Federais para analisar seus financiamentos entre 2010 e 2020a partir das Fontes específicas da educação superior e seus Grupos de Despesas, decompondo-as entre as atividades finalísticas das Universidades, buscando verificar como estas foram afetadas durante esse período. O estudo analisou, além do comportamento das Fontes e sua decomposição, a eficiência dessas instituições, bem como sua governança, a partir da comparação entre seus orçamentos anuais e seus Relatórios de Gestão, subsidiados pelo SIOP e outros documentos oficiais formulados pelos órgãos de fiscalização, de pesquisa e relativos à educação em geral que demonstram o sub financiamento dessas instituições, em especial às atividades de pesquisa e extensão, prejudicando, diretamente, seus planejamentos internos e sua governança.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstado, autonomia e governança das universidades sob a perspectiva analítica do financiamento da Educação Superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades - autonomiapt_BR
dc.subject.keywordGovernança universitáriapt_BR
dc.subject.keywordFinanciamento da educação superiorpt_BR
dc.subject.keywordEstadopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoCastioni, Remi-
dc.description.abstract1The debate on the financing of higher education cuts across different spectrums of research and areas of knowledge, being one of the most important aspects surrounding the study of Federal Universities in Brazil. More technical issues regarding the Annual Budget Laws are often ignored, often taking the total amount of higher education resources without the correct discrimination in relation to the final activities,mainly research and investment. Resuming the debate on the role of the State and its conception is essential to understand the origin of resources and their political implications, since the overly technical clothing masks the allocation of resources by political decisions, since the formulation of the taxation structure. This political tangle has direct implications for the autonomy and governance of Universities, since the constitutionalprecepts around these matters are not practical realities until today and end up revealing a conflict between the federal government and these institutions, including in relation to theallocation of public resources. Thus, four Federal Universities werechosen to analyze their funding between 2010 and 2020 from the specific sources of higher education and their Expenditure Groups, breaking them down into the final activities of the Universities, seeking to verify how they were affected during this period. The study analyzed, in addition to the behavior of the Sources and their decomposition, the efficiency of these institutions, as well as their governance, based on the comparison between their annual budgets and their Management Reports, subsidized by the SIOP and other official documents formulated by the inspection bodies, research and education in general that demonstrate the underfunding of these institutions, in particular to research and extension activities, directly affecting their internal planning and governance.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:berrogain@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.