Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Jane Farias Chagas | - |
dc.contributor.author | Rabello, Camila Nascimento Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-14T20:08:23Z | - |
dc.date.available | 2022-04-14T20:08:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-30 | - |
dc.identifier.citation | RABELLO, Camila Nascimento Vieira. Estudo sobre o bem-estar subjetivo em adolescentes talentosos. 2021. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43464 | - |
dc.description | Dissertação — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As pesquisas sobre o bem-estar subjetivo buscam identificar e mensurar variáveis associadas às
avaliações que as pessoas fazem de suas vidas, em aspectos globais e específicos, e em relação aos
sentimentos positivos e adversos que vivenciam. Compreendendo que a adolescência é um período
de muitas transformações físicas, cognitivas, psíquicas e sociais, analisar a qualidade do bem-estar
subjetivo em adolescentes é fundamental para o desenvolvimento saudável desse público. Estudar
o bem-estar em adolescentes talentosos também pode auxiliar na trajetória destes e colaborar com
seu desempenho e felicidade. Para definição de talento, adotou-se o Modelo dos Três Anéis de
Renzulli que considera as competências elevadas que algumas pessoas conseguem manter em
certos domínios, as características relacionadas à criatividade e o envolvimento com a tarefa em
uma ou mais áreas: acadêmica, artística, esportiva, social ou outra. Sabe-se que o desenvolvimento
de adolescentes talentosos não é homogêneo, portanto, as características que eles apresentam, o
ambiente e o suporte que recebem, podem servir como fatores protetivos, promovendo adaptação
e ajustamento socioemocional ou contribuir para desajustes, dificultando a identificação e o
aprimoramento de suas habilidades. Por todas essas razões, justifica-se a necessidade de se
investigar a qualidade do bem-estar dos adolescentes que apresentam comportamentos de altas
habilidades/superdotação. Diante do exposto, este estudo objetivou investigar e descrever a
qualidade do bem-estar subjetivo de adolescentes talentosos, verificando se há diferenças nos
níveis de bem-estar com relação ao gênero, idade e tipo de escola. Participaram deste estudo 96
adolescentes, na faixa etária entre 10 e 19 anos, identificados como talentosos. Do total de
participantes, 60 eram do gênero masculino e 36 do gênero feminino. Em relação aos tipos de
escolas, 41 eram alunos de escola pública, 41 de escola militar e 14 de escola privada. Os dados
foram coletados por meio de três escalas que avaliam os componentes do bem-estar subjetivo em adolescentes: Escala de Afetos Positivos e Negativos para Adolescentes (EAPN-A), Escala Global
de Satisfação de Vida para Adolescentes (EGVS-A) e Escala Multidimensional de Satisfação de
Vida para Adolescentes (EMSV-A). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva
utilizando-se o SPSS 20.0. Para verificar se havia diferenças nos níveis de bem-estar subjetivo e
fazer as comparações propostas entre os grupos, realizou-se a Análise de Variância (ANOVA) e
em seguida, testes post-hoc através da correção de Bonferroni. Os resultados demonstraram que,
de modo geral, os adolescentes talentosos possuem bom nível de afetos positivos e de satisfação
com a vida, o que corrobora com a literatura nacional e internacional. Observou-se nas escolas
participantes, uma maior quantidade de meninos identificados como talentosos. As meninas
demonstraram maior incidência de afetos negativos, quando comparadas aos meninos. Nas
análises de diferenças por faixa etária, o grupo mais jovem, de 10 a 12 anos de idade, apresentou
médias maiores de afetos positivos e satisfação com a vida. Houve um decréscimo no índice de
afetos positivos entre os grupos de adolescentes conforme aumentava a idade. A faixa etária de 16
a 18 anos apresentou a média mais alta de afetos negativos, quando comparada aos adolescentes
mais jovens. No comparativo dos tipos de escolas, as médias de afetos positivos foram maiores
entre os alunos da escola militar, seguidos das escolas privadas e públicas, respectivamente. Em
relação aos afetos negativos, a escola militar obteve índices mais baixos nos seguintes itens:
deprimido, desanimado e triste. Na escala de satisfação geral com a vida, os adolescentes dos três
tipos de escolas avaliaram positivamente suas vidas, e na escala multidimensional, a escola militar
destacou-se positivamente nas seguintes dimensões: self, escola e autoeficácia. Apesar de muitos
adolescentes talentosos apresentarem bons níveis de bem-estar subjetivo, os resultados apontam
para a necessidade de maior atenção às diferenças de gênero, ambiente escolar e faixa etária, com
destaque para os anos finais da adolescência. Como proposta de atuação, recomenda-se: (a) formação continuada dos educadores; (b) ênfase na identificação e promoção de talentos; (c)
atenção diferenciada ao público feminino em relação à identificação de talentos e encaminhamento
aos programas de atendimento aos estudantes com altas habilidades; (d) incentivo ao estudo dos
benefícios da psicologia positiva por profissionais e responsáveis que atuam com o público
infantojuvenil. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre o bem-estar subjetivo em adolescentes talentosos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bem-estar subjetivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescência - aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Research on subjective well-being seeks to identify and measure variables associated with the
evaluations people make of their lives, in global and specific aspects, and in relation to the positive
and adverse feelings they experience. Understanding that adolescence is a period of many physical,
cognitive, psychological, and social transformations, analyzing the quality of subjective well-being
in adolescents is essential for the healthy development of this public. Studying the well-being of
talented adolescents can also help their trajectory and contribute to their performance and
happiness. To define talent, Renzulli’s Three Rings Model was adopted, which considers the high
skills that some people manage to maintain in certain domains, characteristics related to creativity,
and involvement with the task in one or more areas: academic, artistic, sports, social or other. The
development of talented adolescents is not homogeneous; therefore, the characteristics they
present, the environment, and the support they receive, can serve as protective factors, promoting
adaptation and socio-emotional adjustment or contribute to maladjustments, making identification
and enhancing of their skills. For all these reasons, the need to investigate the quality of well-being
of adolescents with high ability/gifted behaviors is justified. Given the above, this study aimed to
investigate and describe the quality of subjective well-being of talented adolescents, checking for
differences in levels of well-being in relation to gender, age, and type of school. Ninety-six
adolescents, aged between 10 and 19 years, identified as talented, participated in this study. Of the
total number of participants, 60 were male and 36 were female. Regarding the types of schools, 41
were students from public schools, 41 from military schools, and 14 from private schools. Data
were collected using three scales that assess the components of subjective well-being in
adolescents: Positive and Negative Affects Scale for Adolescents (EAPN-A), Global Life
Satisfaction Scale for Adolescents (EGVS-A), and Multidimensional Life Satisfaction Scale for Adolescents (EMSV-A). Data were analyzed using descriptive statistics using SPSS 20.0. To
verify if there were differences in the levels of subjective well-being and to make the proposed
comparisons between the groups, the Analysis of Variance (ANOVA) was performed, followed
by posthoc tests through the Bonferroni correction. The results showed that, in general, talented
adolescents have a good level of positive affect and satisfaction with life, which corroborates the
national and international literature. It was observed that in the participating schools, a greater
number of boys were identified as talented. Girls showed a higher incidence of negative affects
when compared to boys. In the analysis of differences by age group, the younger group, from 10
to 12 years of age, presented higher means of positive affection and satisfaction with life. There
was a decrease in the index of positive affect among the groups of adolescents with increasing age.
The age group from 16 to 18 years old had the highest average of negative affects, when compared
to younger adolescents. When comparing the types of school, the means of positive affect were
higher among students from the military school, followed by private and public schools,
respectively. Regarding negative affects, the military school had lower rates in the following items:
depressed, discouraged, and sad. In the general satisfaction with life scale, adolescents from the
three types of school positively evaluated their lives, and in the multidimensional scale the military
school stood out positively in the following dimensions: self, school, and self-efficacy. Although
many talented adolescents present good levels of subjective well-being, the results point to the
need for greater attention to differences in gender, school environment, and age group, with
emphasis on the final years of adolescence. As a proposal for action, it is recommended: (a)
continuing education of educators; (b) emphasis on identifying and promoting talent; (c)
differentiated attention to the female public in the identification of talents and referral to programs to assist students with high abilities; (d) encouraging the study of the benefits of positive
psychology by professionals and guardians who work with children and adolescents. | pt_BR |
dc.contributor.email | camilanmelo@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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