Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mariana, Fernando Bomfim | - |
dc.contributor.author | Gomes, Karina Mondianne de Sousa Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-14T21:33:32Z | - |
dc.date.available | 2022-04-14T21:33:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-09 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Karina Mondianne de Sousa Oliveira. Narrativas de orientadoras educacionais de escolas públicas: contribuições a partir da atualidade da Educação de Jovens e Adultos no Distrito Federal. 2021. 158 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43470 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta do trabalho da Orientação Educacional no Distrito Federal é desenvolver ações em
prol da formação integral dos sujeitos para que atuem com maior participação, autonomia,
criticidade, protagonismo e cidadania em suas práticas sociais. A escolha do tema se justifica
pela importância da orientação educacional nas escolas e pela ausência de trabalhos específicos
no campo da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Esta pesquisa teve como objetivo geral
analisar a atuação das orientadoras educacionais em escolas públicas do Distrito Federal da
Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho- DF, privilegiando a Educação de Jovens e
Adultos-EJA do período noturno. Nesse sentido, a questão central que permeia a pesquisa é:
como é/está a atuação das orientadoras educacionais na Educação de Jovens e Adultos do
período noturno em escolas públicas da Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho-DF?
A pesquisa teve abordagem qualitativa, fundamentada nos princípios das pesquisas narrativas
e buscou compreender o objeto em um processo contextualizado que envolve aspectos sociais,
pessoais e políticos. Assim sendo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental e para
produção do corpus, as entrevistas narrativas e o diário de campo. As entrevistas foram
realizadas com cinco orientadoras da Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho, que
aceitaram o convite voluntariamente. A fundamentação teórica teve como principais bases
sobre a orientação educacional: Grinspun (2011, 2018), documentos e relatórios técnicos da
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-SEE/DF. Acerca da ação integrada e
coletiva: Fusari (1993). No campo da EJA: Arroyo (2005, 2017). Sobre narrativas, Souza
(2006a, 2014); Jovchelovitch e Bauer (2000, 2002). Sobre tempos de pandemia, Silva (2020).
Como resultado, chegou-se às considerações quanto ao trabalho dessas orientadoras a partir de
suas falas: compreendem a orientação educacional numa perspectiva coletiva; reconhecem a
EJA e suas especificidades; reconhecem a importância do trabalho integrado com a equipe
gestora e pedagógica, as famílias e as redes de apoio; ressaltam a importância da formação
inicial e da formação continuada e referem carência desses espaços. Em especial sobre a EJA,
revelam que buscam promover espaços coletivos de reflexão com estudantes e professores;
apontam as dificuldades das escolas noturnas que afetam o trabalho, tais como: falta de
servidores; impossibilidade do uso de todos os espaços físicos da escola; reduzida frequência
da direção; inexistência de parceria com as famílias; falta de parcerias com redes de apoio no
horário noturno; dificuldade de acesso dos estudantes às ferramentas tecnológicas e ampliação
de demandas na pandemia e na volta às aulas. Diante disso, foi proposto como produto final da
pesquisa um curso de aperfeiçoamento para orientadoras(es) educacionais do noturno, com
formato de rodas de conversa e carga horária de sessenta horas (60h/a). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Narrativas de orientadoras educacionais de escolas públicas : contribuições a partir da atualidade da Educação de Jovens e Adultos no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orientação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The proposal of the Educational Guidance work in the Federal District is to develop actions in
favor of the integral formation of the subjects so that they act with greater participation,
autonomy, criticality, protagonism and citizenship in their social practices. The choice of theme
is justified by the importance of educational guidance in schools and by the absence of specific
works in the field of YAE- Youth and Adult Education. This research had as a general objective
to analyze the performance of educational advisors in public schools in the Federal District that
work in the Regional Coordination of Education of Sobradinho-DF, privileging the YAEYouth and Adult Education at night. Thus, the main question that permeates the research is:
how is the role of educational advisors in Youth and Adult Education at night in public schools
of the Regional Coordination of Education of Sobradinho-DF? The research had a qualitative
approach, based on the principles of narrative research and aimed to understand the object in a
contextualized process that involves social, personal and political aspects. In this way,
bibliographical and documental research was used, and for the production of the corpus,
narrative interviews and the field diary were used.Five supervisors from the Regional
Coordination of Teaching of Sobradinho, who voluntarily accepted the invitation, were
interviewed. The theoretical proof had as main bases on the educational orientation: Grinspun
(2011, 2018), as well as documents and technical reports from the Secretary of State for
Education of the Federal District-SEE/DF. About integrated and collective action: Fusari
(1993). In the field of YAE: Arroyo (2005, 2017). On narratives, Souza (2006a, 2014);
Jovchelovitch and Bauer (2000, 2002). On pandemic times, Silva (2020). As a result, reflections
on the work of these advisors were reached based on their speeches: they understand
educational guidance from a collective perspective; recognize YAE (Youth and Adult
Education) and its specificities; recognize the importance of integrated work with the
management and pedagogical team, families and support networks; emphasize the importance
of initial training and continuing education and note the lack of these spaces. Especially on
YAE (Youth and Adult Education), they reveal that they seek to promote collective spaces for
reflection with students and teachers; they point out the difficulties of night schools that affect
work, such as: lack of servers; impossibility of using all physical spaces in the school; marked
absence of school managers; lack of partnership with families; lack of partnerships with support
networks at nighttime; difficulty of student access to technological tools and lack of resources
in the pandemic and back to school. Therefore, as the final product of the research, a refresher
course for educational advisor(s) of the night shift was proposed, with the format of
conversation circles and a workload of sixty class hours (60h/a). | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:kkmondianne@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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